Por que os gatos ronronam?

,

Seguramente mais do que uma vez escutou o seu gato a ronronar. De fato, se tem curiosidade acerca deste som que os gatos fazem, continue a ler. Explicamos porque os gatos ronronam e quais são os benefícios.

Sem dúvida, os gatos têm a sua própria linguagem e comunicam com os outros através do seu comportamento, miados e ronronar, uma expressão que pode ter muitos significados.

Por que os gatos ronronam?

São muito variadas as teorias científicas que explicam o motivo pelo qual os gatos produzem este som, no entanto não existe um estudo definitivo, talvez porque o som do ronronar surge em situações muito diferenciadas. 

Por exemplo, os gatos fazem ron-ron quando se sentem bem. Se o teu animal de estimação está confortável, feliz e tranquilo é natural que o escutes a ronronar por vários segundos ou minutos. No entanto, nem sempre o ronronar é positivo. Por isso, este som pode também denotar fome, nervos ou dor.

Com efeito, os cientistas asseguram que quando os gatos ronronam, libertam endorfinas sensíveis que os ajudam a tranquilizar-se. Isto pode explicar o facto de os gatos produzirem estas vibrações quando estão feridos, se sentem ameaçados ou inclusivamente antes de morrer. 

Escutou o seu gatinho a ronronar enquanto espera pela consulta do veterinário? Esta é outra situação de stress e seguramente fazer ron-ron ajuda a acalmar os nervos e apaziguar-se.

O ronronar, uma cura natural

De fato, alguns estudos asseguram que o ronronar poderia ter um efeito curativo, favorecer a cicatrização e aumentar a densidade óssea dos nossos animais de estimação, dependendo da frequência das vibrações. 

Outra análise publicada pela revista Current Biology afirma que se o teu gato faz ronrona mais baixo é porque deseja relaxar ou acalmar os seus nervos e se o faz mais alto pretende chamar a atenção e conseguir algo em troca, como por exemplo comida ou mimos.

Como ronronam os gatos

Os gatos são capazes de ronronar de maneira constante enquanto respiram. Para além disso, se tem vários gatos pode notar que o ronronar varia em tom e estilo.

Existem várias teorias que explicam como se produz este som, sendo a mais conhecida aquela que envolve a laringe e o diafragma.

Segundo esta hipótese, o ronronar origina-se neste órgão, especificamente nas dobras ventriculares (também conhecidas como falsas cordas vocais) e ocorre após um desvio da passagem de ar e a intervenção do diafragma.

Apesar destas explicações, o ronronar dos gatos continua a ser um grande mistério. O que está realmente comprovado é que no momento em que ronronam, a frequência cardíaca e respiratória dos gatos aumenta e permanece elevada durante todo o tempo em que estes estão a emitir as vibrações.

Quando começam a ronronar os gatos

Logo a partir dos dois dias de idade, os gatitos já são capazes de ronronar para comunicar com a mãe. Alguns chegam mesmo a fazê-lo antes de abrir os olhos.

Por que ronronam os gatos desde que são tão pequenos? Diz-se que o ronronar da mãe permite aos gatinhos guiar-se quando ainda têm os sentidos do ouvido, da vista e do olfato limitados; assim os sons dos gatitos ajudam a comunicar com a mãe e a expressar as suas necessidades.

Devido ao ronronar cria-se um vínculo entre a gata e as suas crias que ajuda a tranquilizá-las e sentirem-se protegidas.

Em conclusão, o ronronar produz-se tanto quando se sentem felizes, como quando têm fome ou estão nervosos, na medida em que os ajuda a libertar endorfinas e sentir-se mais calmos. E como último dado curioso: sabias que os gatos não são os únicos animais que ronronam? O puma, o leopardo ou o serval também fazem este som peculiar.

« Anterior

Como vêem os cães? Vejamos pelos seus olhos

Os cuidados com o Caniche

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.