A linguagem do gato

Apesar de parecer solitário, distante e às vezes indiferente, o gato tem várias maneiras de se comunicar com outros animais e inclusive com as pessoas. É um ser sociável que compreende o que ocorre e percebe perfeitamente os estados de ânimo do seu dono, como os dos outros animais que convivem com ele.

Existem várias maneiras de comunicar-se: o miado, a urina e uma linguagem corporal dada pela forma em que posicionam o seu corpo, a pelagem, os olhos e as orelhas.

Por exemplo, se tiverem as orelhas eretas para a frente, estão tranquilos. Se as tiverem rígidas em direção aos lados e a posição dos olhos mais fechados, é porque estão zangados. Se estiverem baixas com os olhos muito redondos e as pupilas mais dilatadas, indica agressividade e se estiverem abertas para a frente com os olhos semiabertos, é indicação de que estão contentes. Se rodarem pelo chão é sinal de submissão, é quando sentem que tu eres o seu dono, mas o fazem relaxados e sem temor.

Se, pelo contrário, ao ver-te ou ao tocá-lo mexe o rabo, é porque está excitado e convém deixá-lo tranquilo e esperar outro momento para carregá-lo nos braços ou brincar com ele.

Se ele fricciona o seu corpo contra o teu e ao fazê-lo eleva o rabo, expressa felicidade e estará te permeando com as suas feromonas, é a maneira de compartilhar o seu cheiro e demonstrar o seu amor.

Se ao pegá-lo faz um movimento com as suas patas dianteiras como se estivesse a ordenhar, é a máxima expressão de prazer, já que é o que fazia com a sua mãe ao mamar e manifesta o que sentia ao fazê-lo, inclusive pode significar que te considera como a sua mãe.

O ronronar é uma expressão de prazer muito comum e expressa satisfação e alegria. O fazem quando lhes serves comida ou quando te veem depois de várias horas sozinhos.

O miado dependendo de como for, terá diferentes significados: fome, sono, aborrecimento, brincadeira, etc. e à medida em que conheceres mais o teu gato, vais saber o que expressa cada um.

Com a sua urina marca o território seja para outros machos ou para chamar a atenção das fêmeas. Talvez isto seja o mais desagradável da sua linguagem, mas é resolvido facilmente ao castrar o teu gatinho quando tiver idade suficiente, mais de 6 meses de idade, já que com esta cirurgia vai acalmar o seu desejo por uma parceira, não irá competir com outros machos e a sua urina já não terá um cheiro forte e o fará na sua bandeja, como tu lhe ensinastes.

Como vimos, o teu gato fala contigo o tempo todo, só deves prestar um pouquinho de atenção e assim serão bons companheiros de vida.

« Anterior

Como cuidar de uma cria de caturras?

O gato comum

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.