Porque ronronam os gatos? – Parte I

O ronronar é talvez, o som felino mais reconhecido depois do miado e é uma das caraterísticas mais especiais, dos nossos pequenos companheiros.

Os gatinhos são capazes de ronronar a partir dos 2 dias de idade, inclusive antes de abrir os olhos, e inicialmente, é um modo de comunicação entre a mãe e os filhotes.

Os gatos adultos ronronam quando estão contentes ou quando ficam felizes ao ver os seus “amigos” humanos e/ou felinos, ainda que também podem ronronar em outras situações, como por exemplo, quando têm fome, como forma de chamar a atenção.

Também usam o ronrom quando se encontram doentes ou estão em dificuldades.  Este tipo de ronronar, de angústia, observa-se quando o gato está submetido a uma situação estressante. É fácil encontrar gatos a ronronar na sala de espera da consulta veterinária como forma de se autotranquilizar.

Atualmente sabemos que o ronrom não é unicamente um som de satisfação. Foi comprovado que os gatos ronronam quando estão feridos ou doentes, ao dar à luz, quando estão assustados e até mesmo no momento da morte.

Quando ronronam os gatos?

Os gatinhos de poucos dias de vida, ainda surdos, cegos e com uma capacidade olfatória limitada, são capazes de se guiar em direção à mãe mediante as vibrações do ronrom materno.

Acredita-se que esta conduta é útil para acalmar à mãe e criar um «ambiente familiar», um vínculo entre os gatinhos e a gata, especialmente importante durante essa etapa do desenvolvimento dos pequenos.

Em gatos adultos, o ronrom também é utilizado como método de conciliação para evitar enfrentamentos. Nesses casos, este especial tipo de som, diminui a possibilidade de que se desenvolva uma briga, acalmando o ambiente.

As gatas também podem ronronar durante o cortejo do macho e a cópula. Nestas situações, através do ronrom, tenta-se reduzir o stress e uma possível situação de disputa. Os gatos ronronam em quase qualquer situação, até mesmo durante o período anterior à morte, possivelmente associado a um estado de euforia similar ao que aparece nos seres humanos doentes terminais.

Tanto as experiências agradáveis, como os momentos de stress ou ansiedade, podem ir acompanhado pelo ronrom do gato. Alguns investigadores atribuem o ronrom a qualquer sensação profunda, seja de alegria, dor, temor, etc. Algumas gatas no momento do parto também emitem um ronrom potente. Inclusive há estudos que postulam que o ronrom poderia ter um efeito curativo nos gatos.

No seguinte texto de Porque ronrona o meu gato? Poderá conhecer como se produz o ronrom e os diferentes tipos de ronrons que há.



« Anterior

Prepara o teu animal de estimação para o outono

Porque é que o meu gato me lambe?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.