Porque é que o meu gato me lambe?

Os gatos são conhecidos pela sua natureza independente, com um caracter, no geral, muito diferente ao de um cão. Mas isso não quer dizer que muitos não sejam carinhosos, inclusive tanto ou mais que os cães! Os gatos podem demonstrar o seu afeto de muitas formas: ao deitar-se do nosso lado, passear pelas nossas pernas, esfregar-se ou… com lambidelas. Se alguma vez te perguntaste “porque é que o meu gato me lambe” estás no sítio correto para descobri-lo.

Quando convives com um gato descobres o incrível que são como animais de companhia. 

Não aches estranho se apenas se aproxima de ti quando quer alguma coisa: comida, chamar a atenção ou, quase como um milagre, uma dose de mimos. Talvez seja por isto que  valoramos cada pequena demostração de carinho e a recebemos com muito entusiasmo.

Porque os gatos nos lambem? 

De certeza mais do que uma vez já te perguntaste porque, de repente, o teu gato fica como louco a lamber-te… como se te amasse de verdade! Essas explosões de ternura e carinho têm um motivo, mas nem sempre é o mesmo. Os gatos comunicam-se continuamente connosco, mas não o fazem com a mesma linguagem. Por isso é importante conhecer a sua linguagem corporal para aprender a interpretar o seu comportamento, entendê-los e comunicar-nos com eles.

Porque me lambe o meu gato?

Estivemos a analisar as diferentes situações em que um gato lambe e podemos contar-te as várias causas possíveis deste comportamento. Uma conduta que às vezes não entendemos, mas que nos reconforta e, sem dúvida, torna mais forte o vínculo com o nosso felino. No general, trata-se de uma conduta social positiva, mas contamos-te as possíveis opções para ajudar-te a entender melhor o teu gato.

O meu gato lambe-me como uma demonstração de carinho.

Os gatos não compartem a nossa linguagem e para relacionar-nos com eles, compreendê-los e desfrutar da sua companhia é necessário aprendê-la. Tal como pensavas, a maioria das vezes o teu gato te lambe para expressar o seu carinho. É a sua forma de demonstrar que te ama e que se sente feliz ao teu lado. Assim como quando se lambem entre eles ou aos seus gatinhos, é uma forma de dizer que fazes parte da sua família.

O meu gato lambe-me para socializar

É tão simples como a sociabilização. Lamber é uma das formas que têm os gatos para relacionar-se com as pessoas e com outros animais. E desta maneira demonstram o seu interesse por ti e transmitem confiança e seguridade. Seguramente já terás visto como os gatos se lambem entre eles a modo de afeto e, outra vezes, como ajuda para limpar as zonas onde eles próprios não chegam.

O meu gato lambe-me a modo de proteção

Os gatos lambem as suas crias para protegê-las. Ao limpá-las com a sua língua cuidam da sua higiene, eliminam as bactérias que possam existir no seu corpo. O teu gato pode lamber-te por esse mesmo motivo, para limpar-te e proteger-te dos vírus. Isto traduz-se claramente no seu desejo de ter-te perto e saudável.

O meu gato lambe-me quando está a brincar

Lamber e morder é também um modo de brincar dos gatos. Enquanto morda de forma suave, não tens que te preocupar nem que chamar-lhe à atenção, pois é a sua forma de divertir-se e não o faz com a intenção de magoar-te.

Se o teu gato te lambe e depois morde-te com força e observas que o seu pelo se encrespa, é sinal que não está cómodo ou que está a comportar-se de forma agressiva. Deves ter paciência caso isto aconteça nos primeiros meses na tua casa e ensinar-lhe a não agir desse modo.

O meu gato lambe-me para limpar-me

A lambidela é uma conduta de higiene. De igual modo que se lambem eles mesmo para lavar-se, eliminar a sujidade e remover o pelo morto, lambem a outros gatos e aos seus humanos. Mas não penses que o fazem com qualquer pessoa, necessitam ter um vínculo forte para chegar a fazê-lo. 

O meu gato lambe-me porque está estressado

A lambidela nem sempre está relacionada com algo bom ou com demonstrações de carinho. Quando os gatos estão nervosos ou estão a passar por um momento de ansiedade, têm necessidade de lamber. Pode ser a si mesmo, ou a uma almofada, um móvel, ou brinquedo ou a ti.

Este lambido pode ser compulsivo; não te assustes, é normal. Tenta averiguar o motivo que lhe faz sentir de esse modo e procura evitá-lo. Pode estar relacionado com algum som incômodo, mudanças na casa, na sua rotina diária ou a visita de uma pessoa ou de outro animal. Às vezes é impossível evitá-lo, mas seguramente que poderás tomar algumas medidas para reduzir o impacto que produz no teu gato.

Os gatos lambem também para marcar o seu território e para intercambiar odores. Com certeza que o teu gato já te lambeu várias vezes os dedos depois de teres estado a cozinhar, correto?; Também é normal que o façam caso tenhas tocado em plantas aromáticas que resultem atraentes.

Agora já sabes responder à pergunta “porque é que o meu gato me lambe”. Quando o teu gato te lambe? Já descobriste porque o faz em cada momento?


« Anterior

Porque ronronam os gatos? – Parte I

Lulu-da-pomerânia

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.