Lulu-da-pomerânia

O lulu-da-pomerânia, também conhecidos como Spitz, é uma raça de cães bonitos e elegantes, de tamanho muito pequeno que te rouba o coração desde o primeiro minuto. Costumam ser de cor alaranjada, branco ou preto, mas pode haver algumas variantes. A sua beleza faz com que seja uma das raças favoritas de muitas pessoas.

História da raça

Os antepassados desta raça eram cães de trenó que chegaram desde Islândia e Lapónia a Europa através da região da Pomerânia (atualmente Polônia). Aqui começou a ser um animal de estimação e cão de trabalho. Pertence à família dos Spitz.

O Pomerânia pesavam mais de 10 kg ao chegar à Inglaterra, mas os criadores reduziram o seu tamanho, o adaptaram à vida urbana e melhoraram a sua pelagem desenvolvendo mais cores. Entretanto, mesmo que a criação seletiva modificou o seu tamanho até pesar ao redor de 3 kg, a raça conservou a sua robustez e o tipo de pelo. O Samoieda e o Schipperke são parentes cercanos do Pomerânia.

Como dado curioso, existem documentos oficiais nos que consta que, no afundamento do Titanic (1912), apenas três cães sobreviveram e dois deles eram Pomerânias.

Como é o lulu-da-pomerânia?

É uma raça muito alegre e, no geral, também amigável com as pessoas. São cães muito protetores, que adoram estar perto dos seus cuidadores. Entretanto, também são conhecidos por ladrar muito; sempre estão em alerta e qualquer mudança no entorno os afeta. Além do mais, também costumam defender o seu território a ladrar. Os ladridos podem tornar-se um desconfortável hábito, difícil de corrigir, por tanto deves tentar corrigi-lo a tempo.

Os lulu-da-pomerânia também gosta de ser o centro de atenção, por tanto, se for malcriado pode tornar-se em um cão agressivo que se mostra na defensiva quando algo não bate certo. Além do mais, isto junta-se à sua predisposição a desconfiar dos estranhos, o que piora o seu comportamento. Uma boa socialização e educação desde cachorro fará com que a tua pequena bolinha de pelo seja adorável e extrovertida.

Apesar do seu pequeno tamanho, é um cão ativo e em ocasiões nervoso, por tanto nem sempre é uma boa opção para conviver com crianças pequenas. Se ele se sentir sufocado ou atacado, não duvidará em se defender e até mesmo morder; mas depende de cada cão, também pode assustar-se ou sentir-se inseguro.

Características físicas da raça lulu-da-pomerânia

O lulu-da-pomerânia pesa entre 1,5 e 3,5 kg e as fêmeas são maiores que os machos. São cães de raça pequena que têm uma altura de 15 a 35 cm. A forma e o pelo da cabeça fazem com que pareçam pequenas raposas; as suas orelhas são pontiagudas e pequenas, assim como o seu focinho. A cauda é alta e cai retorcida sobre o lombo.

Tem um pelo suave e muito denso, semi longo, que pode ser cor laranja, preto, cinzento, diferentes gamas de ocre ou castanho. Para manter a sua pelagem saudável e lustrosa é necessário escovar pelo menos 2 dias por semana, mas é melhor se for diariamente, não terá nós e eliminarás o pelo solto. Também deves prestar atenção à higiene das suas orelhas e ao corte das unhas. Os banhos frequentes são prejudiciais para a pele e o seu manto.

Saúde do Lulu-da-pomerânia

A raça é forte, saudável e bastante longeva, podendo viver até os 16 anos. Entretanto, tem predisposição a sofrer luxação de rótula e problemas oculares; também podem ter doenças cardíacas e colapso de traqueia, devido ao seu pequeno tamanho.

É muito importante limpar e cuidar dos seus olhos, retirar as remelas, para prevenir os problemas oculares.

Também existe uma doença caraterística da raça Pomerânia pela qual perdem o pelo (Doença da pele preta) e a causa é desconhecida. Costuma iniciar ao redor da cauda.


« Anterior

Porque é que o meu gato me lambe?

Plantas Vivas no aquário

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.