Plantas Vivas no aquário

A maioria de aquários de água doce podem ser desenhados com plantas vivas e, sempre que possível, é o melhor. A vasta seleção de plantas adequadas para aquários cresce rapidamente junto com a variedade de equipamento de suporte efetivo e barato, fornecendo ao entusiasta dos aquários uma seleção adequada para quase qualquer tipo de desenho. Alguns dos benefícios das plantas vivas são:

  • Filtração adicional, já que elas absorvem amoníaco, nitratos e fosfatos.
  • As plantas vivas produzem oxigênio e absorvem dióxido de carbono, quando o aquário está iluminado.
  • Elas fornecem abrigos naturais para os peixes pelo que reduzem o stress e promovem a conduta natural.
  • As plantas vivas fornecem a principal característica decorativa e proporcionam um elemento dinâmico aos aquários à medida que estão a crescer.
  • As plantas vivas competem com as algas através da toma de nutrientes essenciais e a absorção de luz.

Quando comprares plantas aquáticas há alguns pontos importantes que deves ter em conta:

  • Certifica-te que são realmente plantas aquáticas. Recomenda-se consultar pessoal qualificado na loja de animais de estimação ou em livros.
  • Procura sempre espécimenes saudáveis. Evita as plantas danificadas (com buracos, folhas partidas ou caules partidos) ou que apresentam folhas amareladas ou cor de café. As raízes devem mostrar limpeza, massas de raízes saudáveis (usualmente brancas) com exceção das plantas de punhados.
  • Procura recipientes adequados para elas. Os tanques para plantas devem estar bem ventilados e manter as temperaturas aproximadas aos aquários tropicais.
  • Escolhe plantas de crescimento rápido no início, comumente são vendidas como punhados. Isto irá fornecer às algas de máxima competência.
  • Certifica-te de que as plantas estão húmidas ou submergidas em água durante o caminho a casa e não permitas que nenhuma parte delas fica seca.

Conselhos para plantá-las:

  • Incorpora grupos de plantas na decoração. Seleciona algumas espécies com uma quantidade de cada uma, em vez de selecionar muitas espécies e poucas plantas de cada uma.
  • Situa as plantas em lugares adequados para cada espécie. Planta as mais altas atrás do aquário e as menores na frente. Tem em conta as necessidades de iluminação quando escolheres possíveis lugares para as plantas. Por exemplo, as plantas que preferem níveis menores de luz podem ser plantadas à sombra das plantas mais altas.
  • Sempre remove os elementos utilizados para manter os punhados de plantas atados. Qualquer folha danificada ou morta deve ser removida. As plantas em punhados apenas devem ter no fundo entre 2.5 e 5 cm de caule enterrado.
  • No momento de plantá-las, deve-se deixar pouco espaço entre grupos de caules das plantas (em plantas de punhado).
  • Nunca enterrar a coroa de uma planta. Expõe a coroa e evita que o cascalho fique entre os caules.
  • Recorda que as plantas crescem! Fica atento sobre qual é o seu tamanho máximo e a colocação correta, fornecendo espaço suficiente.

Plantas aquáticas recomendadas

As espécies a seguir estão facilmente disponíveis em qualquer loja de animais de estimação e são bons grupos de espécies para escolher pela sua grande longevidade, adaptabilidade e utilidade em aquários tropicais.

  • Várias espécies de Vallisneria: Toleram uma ampla faixa de condições de água e iluminação, de crescimento rápido e excelentes para fundo.
  • Várias espécies de Hygrophila: Preferem a luz brilhante, toleram uma ampla faixa de condições de água, têm crescimento rápido adequado para o meio ou a parte de trás do aquário.
  • Microsorum (Samambaia de Java): Tolera ampla faixa de condições de água e iluminação, de crescimento lento, pode ser plantado em pedras ou em troncos de madeira.

Várias espécies de Echinodorus: Tolera grande variedade de condições de água e iluminação. Algumas espécies são excelentes para plantas centrais ou mais destacadas do aquário (Echinodorus bleheri). Muitas espécies têm grandes e atrativas folhas. A espada da Amazônia (Echinodorus griesebachii) é uma excelente planta de fundo.

  • Várias espécies de Cryptocoryne: Algumas vezes demoram na adaptação, excelentes para fundo detrás do tanque, geralmente toleram ou preferem baixos níveis de iluminação e toleram uma ampla faixa de condições de água.

Nutrição Apropriada para Plantas

Para manter os níveis ótimos de nutrientes, a maioria dos aquários plantados precisa de suplementos. Nutrafin Plant Gro enriquecido com ferro é uma formulação de micronutrientes que contém todos os oligoelementos na concentração correta para garantir as condições e um óptimo crescimento das plantas. Os micronutrientes requeridos pelas plantas estão constantemente a diminuir a consequência do crescimento e também são removidos pela filtração química. É muito recomendável o uso de Nutrafin Test Kit Ferro para uma dose eficiente do suplemento de micronutrientes no momento que elas o precisarem.

Nos aquários densamente plantados, os macronutrientes tais como nitrogênio, fosfato e potássio devem ser adicionados. Nos aquários caracterizados com uma alta densidade de plantas pode ser usado um sistema de luzes de alta densidade e unidades de injeção de dióxido de carbono, as quais impulsam o crescimento a níveis extremos, reduzindo os macronutrientes rapidamente. Nutafin Plant Gro NPK é um fertilizante aquático que é essencial para este tipo de aquários, caracterizado por uma formulação balanceada de nitrogênio, fosfato e potássio. É muito recomendado usar Nutrafin Test Kits Fosfato e Nitrato para uma dose eficiente do suplemento de macronutrientes quando as plantas o precisarem.

As plantas também absorvem nutrientes através das raízes. Muitas plantas aquáticas, tais como várias espécies de Echinodorus e Cryptocorynes têm uma substancial massa de raízes e beneficiam-se enormemente dos nutrientes encontrados no substrato. Nutrafin Plant Grow Barras Fertlizantes contém uma mistura de micro e macro-nutrientes de lenta liberação que nutrem eficientemente as raízes durante um ano completo.


« Anterior

Lulu-da-pomerânia

PIF: Peritonite infeciosa felina

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.