O meu gato sobe na mesa e na bancada. Como corrigi-lo?

Muitas pessoas ficam incomodadas quando os seus gatos pedem comida na mesa e quando pulam na bancada. Inclusive, alguns donos muito tolerantes permitem que os seus gatos caminhem em cima da mesa a olhar enquanto eles comem ou preparam a comida.

Se para eles isso está certo, então não é necessário corrigir este comportamento, mas para aqueles que preferem que o seu gato mantenha as patinhas fora da mesa, iremos dar algumas recomendações e ideias para ensiná-los a não fazê-lo.

Na verdade, também há uma questão higiénica que não podemos deixar de citar. Os gatos levam nas suas patas sujidade que se encontra no chão e na sua bandeja sanitária, portanto, não é recomendado que caminhe pelos lugares onde é preparada a comida. Sabemos que temos que lavar as mãos antes de cozinhar ou comer para evitar a contaminação dos alimentos e o contágio de doenças. É lógico, portanto, pensar que as patas sujas de um animal de estimação possam causar esses mesmos problemas.

É preciso entender que os gatos são animais curiosos e decididos que não duvidam na hora de subir em qualquer lugar para buscar algo de que gostam. A primeira medida é garantir que não encontrem nada interessante ali. Não deixes chaves, papéis, correspondência nem objetos que servem para brincar sobre a mesa e tenta não deixar nada comestível sobre a bancada da cozinha. A ideia é que, se o gato inspecionar, não encontre nada que possa ser atrativo e que deixe de fazê-lo.

Por outro lado, lembra-te sempre de alimentar o teu gato antes de te sentar à mesa. Dessa forma, ele já estará saciado e pode deixar de pedir comida; se mesmo assim o fizer, vais poder ficar tranquilo porque não está com fome, o que irá ajudar-te a dizer-lhe que não. Em alguns casos de gatos muito insistentes, vais ter que deixá-los em outro quarto com o seu brinquedo favorito até que acabes de comer ou de cozinhar.

É muito, mas muito importante que o desças cada vez que sobe e que digas NÃO! com voz firme. Nunca deve receber um carinho e muito menos comida quando pular, pois com isso estarias a dizer-lhe que aceitas e premias o seu comportamento.

Há alguns elementos interessantes que podem ajudar na educação dos teus gatos. Um deles é um spray com sensor que automaticamente dispara um aerossol desconfortável, mas inofensivo, cada vez que detecta movimento na superfície. Esta é a melhor forma de correção, já que o gato não a associa com a presença do seu dono, mas diretamente com o pulo. Outra forma de dissuasão é deixar sobre a superfície algo de que o gato não goste, por exemplo, uma fita adesiva dupla face. Quando sentir que as suas patas grudam, vai aprender a não subir. Com outros gatos funciona muito bem deixar papel alumínio, que é desconfortável e também faz bastante barulho.

Os barulhos fortes são bons para dissuadir os gatos; um balão que estoura, uma lata com moedas ou um petardo que soem quando ele subir na bancada vão fazer maravilhas, mas é muito importante que ele não perceba que tu estás a fazer os barulho, porque irá aprender a pular quando não estiveres. Se conseguires que se assuste com o balão, por exemplo, podes deixar um sobre a mesa que somente ao vê-lo irá decidir não subir.

Por último, podes também utilizar uma pistola de água para disparar um jato quando vires que subiu, mas deves fazê-lo sem que te veja. Umas pequenas poças de água sobre a bancada também podem gerar um resultado fabuloso para que o gato não queira voltar a subir.

Como é possível ver, há muitas formas de conseguir que um gato não pule. Observa o teu gatinho com atenção e opta pela que tiver melhores resultados para ele ou inventa uma própria e logo partilha connosco a tua experiência para adicionar mais conselhos na lista!

Dra. Isabel Iglesias

« Anterior

Doenças da pele em coelhos

Alimentação de ouriços

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.