Saiba quais são as raças de cãe que mais pelo perdem

O seu cão solta muito pelo?

Se assim for, não se preocupe, é uma ocorrência normal para a maioria dos animais de estimação!

Na maioria dos casos, pode dever-se ao stress, a alterações sazonais, a problemas alimentares ou à falta de luz solar. Mas também podem existir outras causas subjacentes, como alergias ou problemas de pele. Neste caso, a melhor coisa a fazer é consultar um veterinário que possa identificar a raiz do problema e prescrever o tratamento adequado.

No artigo de hoje, dizemos-lhe quais são as raças de cães que perdem mais pelo e damos-lhe alguns conselhos sobre como evitar a queda de pelo no seu animal de estimação.

As 5 raças de cães que mais pelo perdem

  • O Pastor Alemão faz parte da lista dos cães que perdem muito pelo, e os seus donos concordarão sem dúvida. A sua pelagem de revestimento duplo, preparada para temperaturas muito altas ou muito baixas, sofre uma queda considerável durante a época da muda. Ao longo de todo o ano, nunca deixam de largar pelos mortos, pelo que a sua pelagem deve ser objeto de cuidados constantes. É aconselhável utilizar agentes de remoção de pelos durante a época de muda e escovar o pelo com um pente de dentes de arame de dois em dois dias. 
  • Na mesma situação estão o Husky Siberiano e o Malamute do Alasca. A principal diferença é que o seu segundo pelo é ainda mais espesso, pois estão preparados para um frio muito extremo. As recomendações são as mesmas, mas o seu pelo deve ser escovado diariamente. Sabemos que pode ser muito cansativo, mas 10 minutos por dia de escovagem valem a pena para continuar a desfrutar da companhia do nosso animal de estimação. 
  • O Samoiedo e o Cão Esquimó Americano não só se encontram na mesma situação que os outros dois, como também têm um pelo ligeiramente mais comprido. Por esta razão, também é necessário ir ao tosquiador de vez em quando para manter o pelo saudável e brilhante e para evitar a formação de nós. Podemos desembaraçar o pelo antes de o pentear, utilizando um pente-ancinho.  
  • Poderá ficar surpreendido por encontrar o Labrador Retriever na lista de raças de cães que largam muito pelo, mas o facto de ter um pelo curto não o impede de acumular muito pelo. Tem uma pelagem de revestimento duplo que deve ser escovada pelo menos de dois em dois dias com uma luva de borracha ou escovas de cerdas naturais. Para além disso, durante a época da muda, é aconselhável utilizar escovas para a remoção de pelo morto, como a furminator, mas com muito cuidado para não danificar o pelo.

Outras raças de cães que perdem muito pelo

Embora estas raças estejam acima da média, existem outros cães que soltam muito pelo, pelo que deixamos aqui alguns deles, caso as suas dúvidas ainda não tenham sido esclarecidas:

Dálmata: Conhecido pela sua pelagem manchada de manchas pretas num fundo branco, é uma raça de cães fascinante e enérgica, conhecida pela sua lealdade e natureza brincalhona, o que os torna companheiros ideais para famílias ativas.

Pequinês: Também conhecido como o “Leão Chinês”, é uma raça antiga originária da China e caracteriza-se pelo seu aspeto majestoso e pela juba caraterística que emoldura a sua cabeça.

Beagle: populares pelo seu faro excecionalmente apurado e pela sua capacidade de seguir rastos de odores, os Beagles são animais sociáveis e alegres, o que os torna excelentes companheiros para as famílias.

Pug: A sua personalidade encantadora e o seu aspeto único tornaram-no numa das raças de cães mais populares em todo o mundo, entre pessoas de todas as idades.

Terranova: O seu tamanho imponente e o pelo espesso, que cai frequentemente, fazem do Terranova um cão amigável e gentil, especialmente com crianças, tornando-o num excelente cão de família.

Jack Russell: Conhecido pelo seu espírito vivo e personalidade arrojada, o Jack Russell é um cão de trabalho, com uma paixão inata pela caça e exploração.

O meu cão solta muito pelo, o que posso fazer?

Sabemos que pode ser muito incómodo se o seu cão perder muito pelo, mas nestes casos, seguir uma boa rotina de escovagem e prestar atenção extra ao pelo durante a muda é normalmente suficiente.

É sempre aconselhável ter pentes e escovas para a manutenção diária e, de vez em quando, levar o seu cão ao tosquiador para uma limpeza profissional.


Que produtos devo utilizar para apanhar os pelos do meu animal de estimação?

Existem certos produtos como o apanhador de pelos para superfícies planas ou este rolo removedor de pelos para roupa ou outros tecidos. Lembre-se que na Tiendanimal pode encontrar tudo o que precisa para satisfazer as necessidades do seu cão sempre ao melhor preço.

Por fim, lembre-se que é normal que o seu cão tenha uma maior queda de pelo em determinadas alturas do ano. Mas, tal como leu neste artigo, bastam alguns cuidados diários para que o pelo do seu animal de estimação tenha um aspeto saudável e brilhante. Não se esqueça de completar estes cuidados com uma boa alimentação e um champô adequado para cães!

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Razões para viver com um gato em casa

Descubra a verdade por detrás dos mitos mais difundidos sobre os cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.