Pug ou doguilho

,

Este simpático cãozinho pertence ao grupo de cães de companhia na secção pequenos molossóides. É um cãozinho charmoso, muito inteligente e que demonstra dignidade. É equilibrado, alegre e vivaz.

As suas origens remontam à China em torno de 700 a.c., onde eram uns dos favoritos dos imperadores. Por volta de 1300 foram introduzidos na Europa, onde também ganharam um lugar junto aos reis. Na Holanda tornaram-se símbolo da Casa de Orange e viajaram com o Príncipe William à Inglaterra quando ascendeu ao trono.

Os pugs são bastante ativos gostam de pedir comida através dos grandes olhos suplicantes, pelo que há muitos doguilhos com sobrepeso. Não são agressivos em absoluto e amam as crianças, mas não são fáceis de adestrar. Deves ter em conta que perdem muito  pelo, bem como outras raças de pelo curto.

Aspeto geral do pug

O pug é um cão gordinho, de perfil quadrado, estrutura bem compacta e músculos duros.

  • Cabeça grande e redonda, crânio sem sulco e rugas claramente definidas. Focinho curto, quadrado, não arrebitado. Tem um ligeiro prognatismo inferior, mas não devem ver-se a língua nem os dentes. Olhos muito grandes, escuros, salientes e muito brilhantes, com expressão doce. Orelhas pequenas, finas e suaves. Podem estar voltadas para trás expondo o duto externo, ou cair para frente, com a ponta apoiada sobre o crânio, o que faz com que o buraco da orelha fique coberto. É a forma preferida.
  • Corpo curto e compacto. A linha das costas deve ser nivelada, não encurvada nem inclinada. O peito é largo.
  • Extremidades fortes, não muito compridas, bem colocadas debaixo o corpo. De trás e de frente devem ser vistas retas e paralelas. Pés fortes, não muito redondos, com os dedos separados e as unhas pretas.
  • Rabo de inserção alta, enrolado o mais apertado possível sobre a anca. Aprecia-se muito a volta dupla.
  • Pelagem. Pelo de textura fina, liso, suave, curto e brilhante. Cores prata, preto, alperce e aleonado claro. Cada uma destas cores deve estar bem definida para marcar o contraste entre a cor, a máscara e o sinal que vai desde a parte occipital até o rabo. As marcas devem estar bem definidas. O focinho, a cara, os sinais nas bochechas, a marca do losango da testa e a estria devem ser tão pretos quanto possível.
  • Peso ideal entre 6 e 8 kg.
« Anterior

Periquito-monge

British Shorthair: Caraterísticas da raça

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.