Como educar o akita inu desde cachorrinho?

, ,

O akita é um cão brincalhão e carinhoso, mas extremamente protetor. É por isso que educar o akita inu, especialmente se houver outras pessoas ou animais de estimação, pode tornar-se numa dor de cabeça. Para evitar este problema, é importante levá-lo para casa pequeno e concentrar-se na sua socialização.

Como é o cachorrinho akita inu?

O cão akita inu adora brincar, correr e divertir-se. No entanto, a sua aparência calma e brincalhona esconde um temperamento forte e dominante. Na verdade, o akita é reservado e desconfiado por natureza, por isso pode mostrar-se agressivo com os outros, embora nunca ataque sem motivo.

Um estudo realizado na Universidade de Tóquio descobriu que esta agressividade está escrita nos seus genes, embora isso não signifique que não possa ser moldada. É só um sinal de que deve socializar o seu cão akita desde cachorrinho.

A educação do akita inu: Tudo o que deve saber

A educação de um cão deve começar desde que é pequeno, já que durante os primeiros meses de vida é mais recetivo, mais aberto a novas aprendizagens e é mais curioso sobre tudo o que o rodeia.

Para educar o akita inu, comece com hábitos simples como ensinar-lhe a fazer as suas necessidades num lugar específico ou por exemplo a responder ao nome. Depois pode ensiná-lo a trazer objetos, sentar-se ou ir dormir.

Tenha em mente que é uma raça muito inteligente, por isso a estimulação mental é fundamental. Saiba que pode treinar as habilidades do seu animal de estimação com exercícios como a agility ou as caminhadas. E não se esqueça da sua socialização.

Conselhos para estimular a socialização do akita inu

Acredite que um gesto brusco ou um tom de voz mais alto do que o habitual pode fazer com que o seu animal de estimação agrida outra pessoa para protegê-lo. Para além disso, o seu cão também pode lutar com outros cães, se sentir uma atitude agressiva. Por estes motivos e para evitar estes problemas, deve socializar adequadamente o akita desde cachorrinho.

Dicas

  1. Encoraje o contacto do seu animal de estimação com os membros da sua família desde o primeiro dia, especialmente com as crianças. Certifique-se de que o primeiro contacto seja positivo e fomente uma relação baseada no carinho e no respeito mútuo.
  2. Estimule a socialização do seu animal de estimação expondo-o a pessoas em diferentes situações. Por isso, quando o levar a passear ou tiver convidados em casa, deixe as pessoas acariciá-lo. Para além disso, o contacto físico desde cedo irá ajudá-lo a ficar menos possessivo e nervoso no futuro.
  3. Utilize um reforço positivo, especialmente tendo em conta que o akita inu geralmente não responde bem aos métodos de treino mais duros. Isso significa que, em vez de castigar o seu animal de estimação pelo seu comportamento agressivo, é preferível usar prémios para cão quando se relacione adequadamente com os outros.
  4. Certifique-se de que haja exercício físico diariamente para que possa libertar o excesso de energia e aliviar a ansiedade. Aproveite estes momentos para que o sua akita se relacione com outras pessoas e animais de estimação.
  5. A socialização do seu animal de estimação deve ser voluntária, o que significa que deve ser o akita que se aproxima das pessoas por opção. Se o forçar, ele pode acabar por desenvolver medos e fobias que o deixarão mais nervoso e agressivo.

Se tentar socializar o seu animal de estimação, mas ainda nota que é tímido, com medo ou comportando-se de forma agressiva, é melhor consultar um treinador profissional. Se achar que não vai conseguir treiná-lo corretamente, pode deixá-lo nas suas mãos.

Educar o akita inu não é muito difícil, mas requer constância e um compromisso firme. O seu animal de estimação pode tornar-se muito obediente e carinhoso, só deves socializá-lo desde o início.

« Anterior

Qual a esperança de vida do gran danés?

O que comem e qual é a alimentação ideal do chihuahua?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.