O que comem e qual é a alimentação ideal do chihuahua?

,

A alimentação do chihuahua é a chave para manter o seu animal de estimação saudável e em forma. É importante escolher alimentos que lhe dêem todos os nutrientes que precisa e por isso deve ajustar as rações ao seu nível de atividade diária.

O metabolismo do chihuahua

O cão chihuahua tem uma grande energia e vitalidade, de modo que, embora seja pequeno e coma relativamente pouco, a sua dieta deve ser muito bem planeada. A explicação está no ritmo acelerado com que trabalha o seu metabolismo. Na verdade, sabia que o chihuahua pode queimar calorias três vezes mais depressa do que as raças grandes?

Isto significa que, embora o seu animal de estimação não precise de grandes quantidades de comida para satisfazer as suas necessidades nutricionais, porque também tem um estômago pequeno, deve alimentá-lo várias vezes ao dia para que possa repor energia e evitar que ocorram episódios de hipoglicemia.

Um estudo realizado na Universidade Laval descobriu que o seu metabolismo também funciona com níveis mais baixos de aminoácidos essenciais, em comparação com cães maiores, o que significa que precisa de os reabastecer com mais frequência através de uma dieta equilibrada e rações mais frequentes.

O ABC da alimentação do chihuahua

O cão chihuahua não come muito: por cada quilo de peso, ingere cerca de 24 gramas de comida por dia. Tenha em conta que isto pode variar dependendo da sua idade e nível de atividade. Para além disso, os filhotes precisam de uma maior ingestão diária já que estão em plena fase de crescimento. No entanto, se o seu animal de estimação já tem alguns anos e não realiza muito exercício físico, não precisará de comer tanto.

De qualquer forma, pelo menos 25% da alimentação do chihuahua deve ser proteína de alta qualidade. Por este motivo, os hidratos de carbono fornecem a maior parte das calorias necessárias e devem representar pelo menos 50% da alimentação. Para além deste alimento, também é importante incluir na sua dieta gorduras saudáveis, vitaminas e minerais que o ajudem a manter-se ativo e saudável.

Seja um chihuahua comum ou um chihuahua de pêlo comprido, não se esqueça de alimentar o seu pequeno amigo pelo menos três vezes por dia. Não se esqueça de repartir as refeições pequeno-almoço, almoço e jantar. Mas atenção, tenha cuidado com as quantidades, uma vez que alguns chihuahuas tendem a comer demais. De tal forma que acabam por sofrer problemas como o excesso de peso ou obesidade.

Quais são os melhores alimentos para o chihuahua?

Na verdade, o chihuahua não necessita de uma alimentação especial, mas existem alguns detalhes a ter em mente. Se possível, aposte em ração seca ou croquetes como base da sua dieta diária e inclua a comida húmida apenas como um suplemento. Por isso, limite a ingestão de ossos e alimentos ricos em gorduras e açúcares.

  1. Carnes. A carne ou ração à base de carne é uma importante fonte de proteína para o seu animal de estimação, ou seja, aposte no frango, peru, peixe, vitela ou carne de caça. Certifique-se de introduzir esta comida na sua dieta diária.
  2. Verduras. As verduras dão ao chihuahua as vitaminas e minerais de que necessita para se manter vital e saudável. Também contêm grandes quantidades de fibra, o que facilitará o trânsito intestinal.
  3. Frutas. As frutas também podem fazer parte da alimentação do seu chihuahua, uma vez que fornecem vitaminas e minerais. Certifique-se de dar-lhe apenas os frutos que os cães podem comer, como a maçã, a banana e a pera. Não se esqueça de regular as quantidades para evitar o aparecimento de cáries devido ao seu alto teor de açúcar.

Lembre-se que uma dieta saudável e equilibrada dará ao seu chihuahua a energia de que necessita para se manter ativo durante o dia e evitará o aparecimento de doenças que possam dificultar a sua qualidade de vida no futuro. Portanto, se gosta do seu companheiro de aventuras, comece por cuidar da sua alimentação.

« Anterior

Como educar o akita inu desde cachorrinho?

O que devo saber sobre as caraterísticas do teckel?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.