O que devo saber sobre as caraterísticas do teckel?

,

Se tem um teckel em casa, saberá que é um cão inteligente e brincalhão, apesar de também ser às vezes muito teimoso. Uma das caraterísticas do teckel é o seu corpo pequeno e largo, o que lhe confere um aspeto peculiar e muito simpático, mas também aumento o risco de sofrer de problemas de coluna. Por isso, é muito importante que tenha cuidados extremos.

As caraterísticas do teckel

O teckel, também conhecido como “cão salsicha”, devido à sua aparência redonda e larga é um cão pequeno, muito ágil e com reflexos excelentes, o que se deve à sua herança canina. Esta raça também se distingue pelas suas extremidades curtas, uma das caraterísticas do teckel que no passado lhe permitia entrar com facilidade nas tocas para caçar as suas presas.

A cabeça larga e as orelhas caídas são outra das caraterísticas do teckel. A maioria tem pêlo curto, apesar de alguns terem pêlo comprido. Na verdade, sabia que existem 27 variedades de teckel?

É possível encontrar exemplares com uma única cor, bicolores ou manchados. E também existem diferentes tipos de teckel de acordo com a sua estatura: o teckel comum, que são os maiores, o teckel miniatura e o teckel kaninchen ou de caça dos coelhos, que é a variedade mais pequena.

Como é a personalidade do teckel?

O teckel é um cão inteligente que aprende com facilidade. É muito decidido e engenhoso, sobretudo se a sua mente for estimulada desde pequeno. Também é muito leal, apesar de não ser muito obediente.

Aliás, uma das caraterísticas do teckel é que pode chegar a ser muito teimoso. Embora seja uma raça bastante sociável e que faz amigos com facilidade, alguns cães podem mostrar-se tímidos e reservados com desconhecidos, já que também são um pouco desconfiados.

No entanto, embora não seja um cão problemático, gosta de ladrar muito, especialmente quando está nervoso ou se sente inseguro. Por isso, não deixe de seguir as orientações de treino para cães que ladram desde pequenos para evitar que esse comportamento se torne um incómodo.

O teckel também tem um caráter brincalhão, uma característica que vai manter ao longo de sua vida. E apesar de ser uma raça independente, gosta muito da companhia do dono, por isso em alguns casos o cão pode ficar deprimido ou exibir comportamentos destrutivos se passar muito tempo sozinho em casa.

Que cuidados necessita um teckel?

O teckel não é um cão muito ativo. Por isso, não é necessário que faça muita atividade física, apesar de ter tendência para estar acima do peso, por isso é importante levá-lo para uma caminhada pelo menos duas vezes por dia. Aproveite esse momento para ensinar novos truques e reforçar as ordens que ele conhece.

Lembre-se que o cão teckel também é propenso a problemas na coluna vertebral, como corrobora um estudo realizado na Universidade de Copenhaga. É por isso que é recomendado evitar alguns exercícios, como subir e descer escadas ou pular obstáculos. Em vez disso, opte por jogos de inteligência para cães que estimulem as suas habilidades mentais, como a procura de objetos ou atividades com brinquedos recheados de doces.

No entanto, quanto à sua alimentação, escolha uma dieta de raça pequena que contenha todos os nutrientes que o seu animal de estimação precisa para crescer saudável. Lembre-se que o seu amigo ganha peso com facilidade, então é melhor regular as quantidades que o seu teckel come com base na sua idade e nível de atividade física. De qualquer forma, evite dar-lhe guloseimas, use-as apenas nas sessões de treino e reduza o consumo à medida que cresce. Com os cuidados adequados, o seu amiguinho pode viver por muitos anos e tornar-se um excelente companheiro de aventura. E não se esqueça de lhe dedicar tempo de qualidade, porque esta raça precisa de muita atenção e carinho.

« Anterior

O que comem e qual é a alimentação ideal do chihuahua?

Como educar um Braco de Weimar?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.

Natal