Como educar um Braco de Weimar?

,

O Braco de Weimar é um excelente companheiro, mas às vezes pode ser um pouco teimoso. Para evitar problemas de comportamento no futuro, o melhor é apostar na educação do Braco de Weimar desde cachorrinho.

Cão ativo e teimoso

O Braco de Weimar é um cão muito ativo, inquieto e cheio de energia. Na verdade, gosta de manter-se em constante atividade. O seu instinto faz com que esteja sempre alerta, tornando-o um excelente cão de guarda. Além disso, é muito leal e protetor.

É geralmente um cão obediente e dócil, mas às vezes pode tornar-se muito teimoso. Acredite que quando mete uma ideia na cabeça, é difícil convencê-lo do contrário. É por isso que, por vezes, o seu animal de estimação pode mostrar comportamentos destrutivos, como escavar na terra ou mordiscar uma peça de mobiliário, em especial se for deixado sozinho em casa.

No entanto, é também uma raça tímida e reservada, que tem dificuldade em fazer amizade com facilidade. É por isso que é importante que o seu Braco socialize desde cachorrinho. Desta forma evitará que tenhas reações agressivas com estranhos. Felizmente, com uma boa educação, o seu animal de estimação tornar-se-á muito mais recetivo.

Educar o Braco de Weimar

O Braco de Weimar é um cão muito inteligente que aprende muito rapidamente, por isso, pode ensinar-lhe bons hábitos e muitos truques. Aproveite as sessões de exercício ao ar livre para desenvolver as suas habilidades de cão de caça, melhorar a sua resistência e fortalecer os seus músculos.

No entanto, educar este cão não é tarefa para principiantes. Este cão gosta de provar a sua força e às vezes pode ser muito teimoso, por isso pode ter que deixar o seu treino nas mãos de profissionais. Se quiser experimentar sozinho, deve consultar primeiro um treinador que lhe ofereça um plano eficaz de treino para cães.

Conselhos para conviver com um Braco de Weimar

Se nunca teve um animal de estimação ou criou um cão, o Braco de Weimar não é para si. Se está determinado a tentar ou já tem o cão em casa, anote algumas dicas que podem facilitar a convivência:

  1. A vida sedentária não é para o Braco de Weimar. Esta raça deve praticar exercício ao ar livre com frequência, uma vez que é muito ativa. Por este motivo, precisa libertar o excesso de energia.
  2. Deixá-lo preso em casa o dia todo não é uma boa ideia. O Braco de Weimar detesta passar muito tempo encerrado e ainda há mais. Se estiver sozinho, pode provocar muita destruição. Por isso, se não quer encontrar surpresas desagradáveis quando voltar, é melhor não o deixar muito tempo sozinho em casa. Lembre-se disso!
  3. O Braco de Weimar pede muita atenção. Isso significa que devia estar disposto a dedicar tempo de qualidade ao seu animal de estimação. Ou seja, terá que tirá-lo de casa pelo menos três vezes por dia e investir horas nos seus cuidados.
  4. Não fará boas amizades com outros animais de estimação. O instinto de caçador do Braco vem à luz com facilidade, por isso é melhor mantê-lo longe de outras espécies, especialmente se forem roedores, gatos ou pássaros.
  5. Os métodos de treino rígidos não funcionam com o Braco de Weimar. Em vez disso, aposte num reforço positivo e recompense-o com guloseimas ou algumas palavras de encorajamento quando se comporta bem.

Educar o Braco de Weimar não é uma tarefa fácil, mas com muita paciência e constância terá bons resultados. Não se esqueça que ele é um cão muito leal e tem um grande coração, por isso vai tornar-se um excelente companheiro de aventuras.


« Anterior

O que devo saber sobre as caraterísticas do teckel?

Quais são as melhores ervas para gatos?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.