Como manter livres de ácaros as orelhas do teu gato

Os ácaros são parasitas que podem afetar as orelhas e a saúde do teu gato. Alimentam-se de restos de pele e vivem no interior do canal auditivo, infectando as orelhas do teu animal de estimação.

É necessário eliminá-los rapidamente para evitar problemas de saúde. Isto normalmente surge em todos os felinos, sem diferença de sexos, raças de pelo comprido como o persa ou o himalaio. É mais comum nos gatinhos, já que não têm tão desenvolvidos os anticorpos para manter o seu sistema imunitário nas melhores condições.

Os ácaros provocam irritação e queimaduras, por isso o teu gato irá arranhar-se com as unhas e muito provavelmente as orelhas inchar-se-ão e irritar-se-á a pele. Como saber se têm ácaros, como ver esses parasitas microscópicos que vivem no escuro do seu ouvido?

  • É necessário ver a quantidade de cera que segrega e se é escura e com mau cheiro; isto indica que têm um problema de saúde.
  • É necessário observar o seu movimento com a cabeça, se a agita muito ou se arranha muito a orelha com a sua pata traseira pode indicar-nos que algo o incomoda e, além disso, isto pode provocar-lhe outros problemas como bolhas com sangue provocadas pelo arranhar forte e contínuo das suas orelhas.
  • Se inclinar regularmente a cabeça para um dos lados pode ser o sintoma de que lhe dói o ouvido, seja por causa dos ácaros ou por outros motivos.

Nestes casos, deves levá-lo ao veterinário para que o examine e segundo o diagnóstico possa passar-lhe o tratamento adequado.

Tratamento para eliminar os ácaros das orelhas do teu gato

O veterinário é o responsável de dar-te o medicamento adequado para o tratamento dos ácaros das orelhas do teu animal de estimação. Se o tímpano do gato está bem, poderás administrar-lhe as gotas adequadas para matar os ácaros e libertar o teu querido animal de estimação destes incómodos parasitas e da infeção produzida por estes. Normalmente, o tratamento via gotas dura entre uma semana e dez dias, o veterinário  indicar-te-á a frequência da aplicação e o número de gotas que se devem colocar.

Antes de colocar-lhe as gotas correspondentes é muito provável que devas limpar as orelhas do teu gato já que a excessiva cera pode proteger os ácaros do contato com as gotas. Em Tiendanimal temos um amplo catálogo de produtos para a higiene e cuidado dos ouvidos destes animais, limpadores de utilização fácil para ajudar-te a manter a saúde das orelhas do teu gato.

Na hora de administrar-lhe os medicamentos, é importante que tenhas tudo o necessário à mão. Uma toalha grande para não sujar a superfície e para que o gato não escorregue será uma grande ajuda, igual que um amigo que se ocupe de segurar o teu animal de estimação enquanto tu aplicas as gotas.

Para colocar-lhe as gotas, coloca o gato a olhar para ti deitado numa superfície plana e aplica-lhe as gotas que tenha recomendado o veterinário. Depois, realiza uma massagem com suavidade na orelha do teu animal de estimação para que as gotas entrem e escorreguem até o interior. E, para finalizar, pega em um pouco de algodão para limpar os resíduos que tenham ficado na superfície da orelha.

Truques para evitar que entrem os ácaros nas orelhas do teu gato

Mesmo que os ácaros tenham um tratamento e uma fácil solução, é sempre melhor prevenir que curar. Por isso, deves ter em conta estes pequenos truques para evitar que as orelhas do teu gato se infectem com ácaros:

  • Utiliza um desparasitante eficaz. Existem medicamentos, como a selamectina que ajuda a prevenir a propagação dos ácaros e outros tipos de parasitas: pulgas, verme do coração… Aplica-se na parte posterior do pescoço do gato e evitará que se desenvolvam novos parasitas.
  • Protege as patas do gato com fipronil. O fipronil combate eficazmente as carraças, piolhos, pulgas e outros parasitas que tenha o gato. Deste modo, se o gato arranha as orelhas com as suas patas evitarás novas infestações por ácaros.
  • Mantem um ambiente limpo. Utiliza insecticidas ambientais para combater pulgas e outros parasitas, e evita deste modo uma nova infestação.
  • Ajuda o teu gato a manter um sistema imunitário mais forte. As infestações também atacam o sistema imunitário, assim que, para que possa fazer frente a outras infestações por algum tipo de parasita é importante que o seu sistema imunológico esteja forte. Oferece-lhe uma alimentação saudável e de qualidade que cubra todas as suas necessidades.
  • Leva o teu animal de estimação ao veterinário. Realiza as visitas pertinentes ao especialista para levar um controlo do estado de saúde do teu gato e, ante alguns dos sintomas mencionados acima, leva-lo a sua consulta para que possa colocar o tratamento adequado.

O teu gato já teve algumas vez ácaros? Como o solucionaste? Limpavas regularmente as orelhas e mantinhas a sua higiene em boas condições?

« Anterior

Como tratar o desconforto dental do meu cão

Como faço para que o meu cão não puxe da trela?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.