Cães de pelo encaracolado: cuidados e manutenção

,

Sabia que os cães com pelo encaracolado necessitam de cuidados diferentes dos cães com pelo liso? As raças de cães mais conhecidas incluem o caniche, o bichon frisé, o bobtail, o spaniel, o komondor, o cão pastor inglês, o labradoodle, o puli, o bergamasco e o mudi.

As raças de pelo encaracolado suportam melhor as temperaturas frias e perdem muito menos pelo, porque o pelo é denso e áspero, mas devido às características do pelo, também é mais difícil mantê-lo limpo e sem emaranhados. Além disso, este tipo de pelo não cai e não pára de crescer. Por este motivo, o seu cuidado deve tornar-se uma rotina para evitar a formação de nós e para manter o pelo limpo e brilhante, tanto no banho como na escovagem.

Que raças de cães têm pelo encaracolado?

Quando ouve falar de cães encaracolados, pensa provavelmente em caniches ou cães de água, mas existem muitas outras raças que se caracterizam pelo seu pelo encaracolado.

As raças de cães com pelo encaracolado de pequeno, médio e grande porte existem em todos os tamanhos, mas aqui estão os exemplos mais comuns e representativos deste tipo de pelo:

  • Bichon frisé, Maltês, Bolonhês e Havaiano.
  • Caniche.
  • Bobtail.
  • Komondor.
  • Cocker spaniel inglês e americano.
  • Airedale Terrier.
  • Terrier galês.
  • Pumi.
  • Cão de água espanhol, irlandês, americano e português.
  • Cão de montanha da Flandres.
  • Mudi.
  • Kuvasz.
  • Lagotto Romagnolo.
  • Bedlington terrier.
  • Retriever de pelo encaracolado.
  • Gordon Setter.

Existem também várias raças cruzadas que também têm o pelo encaracolado, como o labradoodle, o cockapoo, o yorkie poo ou o aussiedoodle.

Os cães encaracolados castanhos, como o cão de água espanhol, são osmais populares, mas todas as raças de cães encaracolados são adoradas pelo seu pelo distinto e natureza amigável. Outra raça popular e muito apreciada é o caniche, que pode ser branco, preto, castanho ou cinzento. 

Dicas de cuidados para cães com pelo encaracolado

Os cães de pelo encaracolado devem ser banhados de três em três ou de quatro em quatro semanas com um champô adequado ao seu tipo de pelo e escovados diariamente com uma escova especializada. É importante que não se emaranhem, pois podem tornar-se ninhos de parasitas e causar alergias. Se não o fizer com frequência, os emaranhados podem tornar-se tão grandes que não tem outra opção senão cortá-los, sendo, nesse caso, melhor recorrer a um profissional.

Recomendamos que tenha em casa utensílios de limpeza, como pentes e escovas. Mas tenha cuidado ao utilizar tesouras, máquinas de cortar pelo ou ferramentas afiadas, pois estas podem ferir o seu animal de estimação. É melhor deixar que o seu animal de estimação seja tratado por um profissional.

Pode começar por desembaraçar o pelo com os dedos e, em seguida, utilizar um pente específico para pelos encaracolados para separar bem o pelo e eliminar os restantes nós.

Em seguida, utilize uma escova para passar por toda a pelagem e remover os pelos mortos. Isto irá atrasar o aparecimento de novos nós.

Como é que mantém o pelo encaracolado do seu cão macio e sem emaranhados?

Para facilitar a escovagem do seu pelo e mantê-lo macio, hidratado, brilhante, sem emaranhados e sem frisado, deve utilizar um champô especialmente adaptado ao seu tipo de pelo. Os champôs com óleo de abacate, por exemplo, são uma ótima escolha, pois hidratam e reparam em profundidade, previnem os nós, definem os caracóis e evitam o frisado.

Quando aplicar o champô, é melhor massajar suavemente das raízes até às pontas, na direção do crescimento do pelo. Evite fazer movimentos circulares para evitar nós e emaranhados.

Além disso, recomenda-se que corte o seu pelo com frequência, mas sem o rapar ou arrancar. O melhor é ir a um cabeleireiro para que seja feito por um profissional.

E não só porque sabe que tipo de técnica é melhor para cada cão individual, mas também porque poderá verificar o estado do pelo e saber se o cão está de boa saúde. Não nos esqueçamos de que o pelo dos nossos cães reflete a sua saúde, tanto por dentro como por fora.

Cuidados a ter com os ouvidos de cães com pelo encaracolado

As patas e o abdómen são zonas onde se tende a acumular muito pelo, mas também deve prestar atenção às orelhas, uma vez que os cães com pelo encaracolado são mais propensos a otites. Como há mais pelo nesta zona, a higiene torna-se mais complicada e os ouvidos não são tão bem ventilados.

Para o evitar, é aconselhável limpar os ouvidos pelo menos uma vez por semana e tentar sempre utilizar um produto com ingredientes naturais para o poder usar todos os dias. Desta forma, evitará a acumulação de sujidade e infeções. Se tiver pelos dentro do ouvido, deve ser removido por um profissional.

Tem um cão com pelo encaracolado quenão se atreve a aparar em casa? Nos salões de beleza da Tiendanimal, encontraráuma equipa de profissionais com conhecimentos e experiência para tratar do pelo do seu animal com o máximo cuidado e atenção. Mesmo que o seu animal de estimação seja tão grande que não caiba na banheira em casa, pode trazê-lo até nós para ser tratado. Quando voltar para o ir buscar, parecerá outro animal de estimação!

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos que podem interessar-lhe:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Conselhos para proteger o seu cão do frio

Border Collie: Conselhos, cuidados e características

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.