Bichon Maltês

,

Estes pequenos cãezinhos foram dos mais vendidos no último ano. Súper na moda, são uns animais de estimação muito lindos, de bom temperamento e muito afetuosos. Também são conhecidos como Maltês simplesmente. Apesar da abundante pelagem, estes cãezinhos quase não perdem pelo e são excelentes para as pessoas alérgicas.

É uma das raças mais antigas, até foram encontradas imagens deles na cerâmica grega e em vários quadros do Renascimento. Diz-se que a sua origem remonta a 2800 anos de antiguidade e não necessariamente é da ilha de Malta, mas de alguma cidade marítima do Mediterrâneo central, onde eram utilizados para combater as ratazanas e ratos que assolavam as casas e os barcos. Desde que a raça se estendeu por Europa, tem sido um cãozinho associado aos ricos, nobres e aristocratas.

O Bichon Maltês é um cãozinho muito inteligente que pode ser treinado facilmente. Por isso é recomendável educá-lo desde cachorro para aprender os hábitos de higiene da casa. É muito fiel ao seu dono e até às crianças se são cuidadosas com ele. Este cão pode descansar tranquilo, mas desfruta a passear e a brincar com os seus amos. É um excelente companheiro para pessoas idosas, já que tem uma  personalidade muito calma e amável no trato. Resulta um bom guardião e ladra para avisar perante qualquer barulho suspeitoso, podendo chegar a morder caso se senta ameaçado, sem importar o tamanho do agressor. Como quase todos os cães de raças pequenas, pode voltar-se muito exigente e malcriado, até irritável, se não estabelecemos uns limites. É conveniente dar-lhe um passeio diariamente para que faça exercício e para evitar problemas de comportamento por aborrecimento.

A sedosa pelagem, totalmente branca e lisa, dá-lhe um aspecto muito elegante. Pode levá-la comprida até o chão, mas muitos donos preferem mantê-la mais curta para facilitar o seu cuidado; neste caso o pelo torna-se algo ondulado. O pelo comprido requer uma escovagem completa todos os dias e cortes periódicos para ficar bonito e sem nós. Deves usar um pente ou escova de metal com pontas arredondadas para desembaraçar. Recomenda-se usar champôs e amaciadores para pelagem branca ou para pelagem comprida para ressaltar o brilho e a suavidade. Quando o pelo é comprido é habitual amarrar aos lados da cara com lacinhos para deixar livre os olhos e luzir a seu lindo olhar.

O corpo é pequeno e um pouco alongado, com patas curtas. A cabeça bem erguida sobre o pescoço e os olhos redondos e escuros, quase pretos, com olhar alerta. Tem um andar muito folgado, com passos curtos e rápidos. A sua altura não excede os 25 cm na cruz e o peso ideal deve estar entre os 3 e 4 kg.

A vida média destes simpáticos cãezinhos é de 12 a 15 anos e têm poucos problemas de saúde hereditários. Alguns destes são a luxação da rótula, shunt portossistêmico e atrofia progressiva da retina. Para manter a pelagem bem branca na cara, recomenda-se lavar ao redor dos olhos diariamente com algum líquido específico, já que desta forma se reduzem ao mínimo as manchas castanhas sob os olhos.

Se quiseres manter o teu cãozinho em perfeito estado, com uma pelagem brilhosa e saudável e uma boa pele, sem transtornos digestivos, recomendamos dar-lhe um alimento balanceado de primeira qualidade para cães pequenos. Estes cães são tão pequenos que consomem pouca quantidade de ração por dia, pelo que não convém poupar em alimento comprando segundas marcas.

Dra. Isabel Iglesias

« Anterior

Saúde e Prevenção de Doenças em Cães

Os parasitas dos animais de estimação podem contagiar as crianças?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.