A queda de pelo em cães pode ser causada por diversos fatores, sendo fundamental que leves o teu animal de estimação ao veterinário se perceberes que o pelo cai em excesso. O seu diagnóstico pode ser complicado, e pode precisar de um tratamento específico.
Porque acontece a queda de pelo em cães?
As causas da queda de pelo nos cães são muito variadas, e algumas delas até coincidem com as dos humanos. Sabias que, por exemplo, nos cães, o pelo também pode cair pelo stress? Também influencia muito a alimentação, a falta de luz solar, as mudanças hormonais e muitos outros fatores. Por isso convém estar atento ao comportamento do nosso cão, pois pode dar-nos dicas das causas da queda do seu cabelo.
Uma curiosidade: A gestação nestes animais também afeta o pelo, em algumas cadelas pode cair mais do que o habitual durante este processo, por isso não te preocupes se isso acontecer. Mesmo assim, sempre será o veterinário o melhor para aconselhar-te a esse respeito.
Outro motivo pode ser a mudança de pelo. Trata-se de um processo normal pelo qual os cães atravessam, necessário para que cresça a nova pelagem. Acontece duas vezes por ano, e em algumas raças é mais visível do que em outras. No entanto, quando se produz de forma excessiva, pode tratar-se de uma doença. Ante a menor suspeita, consulta com um especialista.
Se o teu animal de estimação está a sofrer uma queda de pelo excessiva, deverias fazer-te, o quanto antes, as seguintes perguntas para poder combater o problema:
- Tem uma alimentação equilibrada?
Assim como pode acontecer contigo, uma alimentação inadequada e a falta de nutrientes pode provocar a queda de pelo nos cães. Dirige-te a um especialista pois ele te recomendará a alimentação mais conveniente para diminuir a queda do seu pelo e fortalecê-lo. - O teu cão anda a coçar-se ou lamber-se mais do que o habitual e de forma compulsiva?
Algumas doenças como a sarna, ou inclusive reações alérgicas da pele podem ser as que desencadeiem um problema de queda de pelo, já que fazem com que o animal se coce e lamba com mais frequência, e por conseguinte aumenta a queda do pelo. - Utilizas produtos específicos para a higiene do teu animal de estimação?
Pode ser que o produto que utilizas para a sua higiene esteja produzindo alergia na pele, irritação ou algum tipo de reação. Deves deixar de utilizá-lo e tocá-lo por um produto novo
Em Tiendanimal temos uma ampla gama de champôs e outros acessórios para o cuidado do teu animal de estimação que serão perfeitos para a sua higiene e limpeza.
Talvez alguma destas perguntas te proporcione as causas da queda de pelo do teu cão. Se não for o caso, leva-o o quanto antes ao veterinário, pode ser devido a causas mais sérias que precisem tratamento.
Remédios contra a queda do pelo em cães
Uma vez realizados os testes pertinentes no veterinário, se o teu cão não sofre de nenhuma doença séria que provoque a queda do pelo, podes levar a cabo alguns dos seguintes tratamentos que te propomos desde Tiendanimal. Trata-se de remédios caseiros que ajudarão a minimizar o problema.
- Extrato de semente de uva
Os antioxidantes presentes no extrato de semente de uva são muito benéficos para a pele e ajuda nos problemas dermatológicos que podem causar a perda do pelo. Podes encontrar este componente em cápsulas, mas também podes acrescentá-lo diretamente na sua comida. - Escovar o seu pelo habitualmente
Escovar o pelo do teu cão habitualmente e com uma escova apropriada para o seu tipo de pelo ajudará a distribuir melhor a gordura presente na sua pele, além de eliminar melhor o pelo morto. Em Tiendanimal contamos com uma grande variedade de escovas eficazes e confortáveis que se adaptam às necessidades de cada animal de estimação.
- Raiz amarela
É provável que já tenhas ouvido falar nesta planta. Em chá, a raiz amarela ajuda tratar a perda de pelo, não apenas nos cães, mas também nos gatos. Utiliza o chá de raiz de ouro nas regiões calvas ou com menos pelo, aplicando segundo as características do animal (tamanho, raça…); para isso o melhor é consultar o veterinário. - Azeite ou óleo de linhaça
O ómega 3 que contêm estes alimentos ajuda nos problemas de pele e melhoram a textura capilar, especialmente o óleo de linhaça. Dependendo do peso do seu animal de estimação deverá colocar mais ou menos quantidade desses óleos na sua comida.
- Combine a ração com comida alternativa
Alternar de vez em quando a ração com comida de consumo humano vai oferecer uma série de nutrientes que com a ração de sempre pode não adquirir. Carne assada, banana e maçã (sem sementes) são uma excelente opção para oferece-lhe. Utiliza esta técnica apenas um dia da semana. E lembra-te de que não toda comida que nos consumimos é apta para eles, informa-te antes de lhe oferecer.
Conheces algum outro remédio para a queda de pelo nos cães? Partilha com os demais leitores, o melhor conselho é a tua própria experiência!