Como remover uma carraça?

,

As carraças são pequenos parasitas que se hospedam na pele dos cães e se alimentam do seu sangue, causando comichão e colocando em risco a sua saúde. Por isso, a máxima proteção que proporciones ao teu bichinho evitará este tipo de infestações. Podes escolher e combinar diferentes opções de desparasitantes como as pipetas, as coleiras, os sprays e os champôs. Assim poderás estar muito tranquilo e o teu cão poderá brincar à vontade no parque ou no campo sem risco, mas se infelizmente tiveres inquilinos não desejados, neste post te ensinamos como remover uma carraça.

Como remover uma carraça em um cão?

Mesmo se utilizares desparasitantes para prevenir as infestações, é importante saber como remover uma carraça para saber como agir se em algum momento fosse necessário. Há diferentes formas de eliminar os carrapatos de forma manual e com ajuda de alguns produtos. A seguir falaremos de todas as formas possíveis de remover uma carraça para que possas escolher a que for mais fácil para ti.

A forma mais tradicional requer apenas uma pinça:

  • Antes de mais nada, passa um pente para pulgas pela pelagem do teu cão, por se houvesse carraças soltas que ainda não se prenderam à pele. Com o pente poderás arrastá-las e eliminá-las antes de que piquem o teu cão.
  • Para buscá-las, inspeciona as zonas onde o teu cão tem maior comichão e passa a tua mão à contrapelo para detetá-las.
  • Uma vez encontrada, apanha a carraça com a pinça, o mais próximo possível da pele. Se não for feito assim poderias puxar o corpo, mas a cabeça ficaria dentro, provocando infeções e dificultando imenso a sua retirada.
  • NÃO arranques a carraça. Puxa suavemente para cima e ligeiramente para a frente, com um movimento como se estivesses a retirar um anzol. Deves fazê-lo devagarinho, nunca puxar de vez; evita também girar o corpo deste parasita para que não fique uma parte dentro da pele. Tampouco deves comprimir o corpo.
  • Uma vez fora, é importante matar a carraça e para isso deves colocá-la em álcool ou queimá-la. Não será suficiente esmagá-la ou deitá-la na sanita.

Esses passos de como remover uma carraça servem quando o teu cão tem entre 1 e 3 carraças, mas se tiver mais, é conveniente que o veterinário te recomende outro método mais rápido e eficaz.

Como curar a picada ao remover uma carraça?

  • Limpa a zona com água e sabão para depois desinfetar com álcool e eliminar qualquer sinal de infeção.
  • Não cubras a ferida, é melhor que fique ao ar livre.
  • Evita que o teu cão lamba a região.
  • Podes usar algum creme especial ou aloe para acalmar a comichão.

Como remover as carraças com medicamentos caseiros?

Há vários métodos que ajudam a remover carraças de forma mais efetiva. São alguns ingredientes ou produtos que têm um efeito repelente nestes parasitas e que contribuem para que se soltem da pele, facilitando a sua remoção.

Como remover uma carraça com camomila?

O chá de camomila é um remédio bastante eficaz para eliminar as carraças já que o seu odor funciona como repelente. Apenas precisas pôr água a ferver junto com a camomila e, uma vez tenha arrefecido um bocado, molhar um pano e colocar sobre o parasita. Quando a carraça se soltar, retira-a com uma pinça. Podes desinfetar a picada diretamente com a camomila, já que tem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas.

Como remover uma carraça com cítricos?

Cria um repelente caseiro misturando limão e água para eliminar as carraças. Além do mais, também servirá como repelente de insetos para aplicar antes de cada passeio.

Para preparar esta mistura, coloca um litro de água em ebulição e dois limões cortados. Deixa a mistura ferver durante um minuto e logo abaixa o lume e deixa ferver durante uma hora. Uma vez acabado, espera arrefecer para poder utilizar. Deita o líquido repelente em um pulverizador e pulveriza na carraça para que se solte. Podes usar também no restante do corpo do cão como repelente natural, sempre longe dos olhos e da cara.

Como remover uma carraça com vinagre de maçã?

O vinagre de maçã tem um sabor azedo e resulta muito desagradável para estes parasitas. Mistura água e vinagre, em parte iguais, impregna uma gaze e coloca bem molhada sobre o carrapato.

Alguns óleos naturais também servem de ajuda para remover uma carraça, dependendo do aroma que soltam.

Recorda que todas estas indicações servem em casos de encontrar um par de carrapatos no teu cão. Em caso de infestações grandes, há produtos desparasitantes específicos de efeito rápido e muito efetivos. Consulta com o veterinário para que te recomende o mais adequado.

E não te esqueças da prevenção para que não aconteça de novo! As carraças podem transmitir doenças muito perigosas ao teu cão.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como cuidar do Spitz?

A conjuntivite em cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.