O que causa stress em cães e gatos

, , ,

Saber o que acontece com eles e porque se sentem ansiosos ou stressados é importante para poder ajudá-los a enfrentar estas situações sem tanto sofrimento e para que, pouco a pouco, passem a normalizá-las.

Causas do stress em cães

A ansiedade e o stress em cães podem produzir-se por situações muito cotidianas que fogem do nosso controlo: visitar o veterinário, sons estridentes ou ficarem sozinhos em casa são motivos suficientes para que se produza stress em cães. O que podemos fazer é tentar que mudem a maneira de se comportarem e que enfrentem estas situações através de uma correta educação.

Para saber como fazê-lo, o primeiro que é preciso saber são as causas que lhes produzem stress ou ansiedade. À continuação expomos as três mais comuns:

  • Separação dos donos.
    Muitos cães sentem ansiedade ao verem os seus donos irem embora e ficarem sozinhos em casa. Há alguns mais medrosos que outros, inclusive alguns já viveram situações traumáticas no passado, por isso, ao ficarem sozinhos sentem abandono e isto gera-lhes ansiedade. O seu comportamento diante desta situação de solidão baseia-se em destruir os móveis e em ladrar constantemente. É importante oferecer-lhes brinquedos que gostem e que possam ajudar-lhes a passar os momentos sozinhos em casa. Em Tiendanimal temos um catálogo muito amplo com diferentes brinquedos que o seu animal de estimação certamente vai adorar. Além disso, se não se sentirem bem é importante tentar não deixá-los sozinhos em casa por muito tempo seguido e, caso a situação não melhorar, será preciso consultar um educador canino para dar-nos pautas a seguir e assim controlar essas situações de ansiedade e stress, ou pelo menos amenizá-las.
  • Fortes barulhos.
    Os sons estridentes como os de foguetes e fogos de artifício são barulhos desconhecidos para os cães e isso provoca-lhes medo e gera ansiedade. Diante desses estímulos auditivos tão fortes, que não entendem de onde vêm, os cães não sabem como comportar-se e isso causa stress. Nesses momentos é preciso acompanhá-los com palavras, acalmá-los dessa maneira para que aprendam a controlar o seu medo.
  • Visitas ao veterinário. Ir ao veterinário costuma vir acompanhado por uma experiência dolorosa, por isso, os cães sentem stress quando se aproximam à consulta veterinária. Associam esse lugar com um momento desagradável e desconhecido para eles. Nesta situação, é importante estar tranquilo para transmiti-lo aos animais e premiar o autocontrolo com snacks e recompensas caninas, de maneira a utilizar o reforço positivo.
  • Viagens de carro, avião, trem ou barco.
    Durante os trajetos de carro, alguns cães ficam enjoados e associam-no com experiências negativas como ir ao veterinário. Quanto ao resto dos transportes, a
    separação dos donos causa-lhes stress
    , nervosismo e ansiedade. Nossa atitude deve ser, mais uma vez, de calma e tranquilidade. E, em caso dos enjoos, é possível pedir um medicamento ao
    veterinário para evitá-los.
  • O ambiente em casa.
    É importante cuidar do ambiente que há dentro de casa, já que o nosso stress pode gerar ansiedade no cão. A atitude que nós temos é transmitida ao nosso animal de estimação. O ponto crucial é ter uma atitude calma e tranquila em situações que podem ser tensas, como uma mudança, para assim ajudar o cão a ficar tranquilo e com a mesma atitude que nós tenhamos.

Causas do stress em gatos

Os gatos também podem sofrer com stress diante de determinadas situações. Isso afeta a sua qualidade de vida e a sua felicidade; podem começar a esconder-se
debaixo dos móveis, a marcar o seu território e a fazer as suas necessidades fora da caixa de areia ou limpar-se de maneira excessiva até provocarem feridas. Por isso, é de grande importância conhecer as causas que geram neles ansiedade e stress para poder resolvê-las e favorecer o seu bem-estar. As causas mais frequentes do stress em gatos são:

  • A chegada de outro animal em casa.
    Os gatos são muito territoriais e se um animal novo chega em casa podem sentir-se ameaçados. Por isso, se um cão ou outro gato chegar a casa, é importante seguir uma série de pautas para que a convivência seja a melhor possível e para que se adaptem aos poucos. O medo que alguns gatos sentem diante de outros é uma causa de stress muito habitual.
  • Momentos de mudanças em casa.
    As mudanças de entorno, as mudanças… afetam os felinos, muito rotineiros e territoriais. São momentos que provocam stress e para evita-lo é possível usar hormônios para gatos. São tranquilizantes naturais que vão aliviar a ansiedade e o stress diante de situações que alteram a sua calma. Em Tiendanimal temos diferentes produtos contra o stress para gatos que irão ajudar de maneira natural a lidar com situações complicadas.
  • Medo ao castigo.
    Os castigos certamente não funcionam com os gatos, pelo contrário, causam-lhes stress e problemas de comportamento. Diante das repreensões, os felinos respondem
    aterrorizados e fogem rapidamente. Por isso, nunca devemos utilizar o castigo para conseguir um bom comportamento do gato; o reforço positivo e os prémios são a melhor maneira.
  • Uso da caixa de areia.
    É preciso estar atentos e saber quando e como os nossos gatos utilizam a caixa de areia, já que uma das causas para saber se está stressado ou se está com medo é não fazer
    as suas necessidades dentro e escolher outro canto da casa para fazê-las.

Agora que já conheces algumas das razões pelas quais os cães e os gatos sofrem stress e ansiedade, como reages diante dessas situações? Conta-nos do que o teu animal de estimação tem medo e o que fazes para ajudá-lo.

« Anterior

As 10 raças de cão mais inteligentes

Os cereais são adequados na alimentação dos cães?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.