Como cuidar do Border Collie?

O Border Collie é considerada a raça mais inteligente do mundo. Não precisas viver no campo nem ter um rebanho para poder desfrutar deste excelente pastor, muito ágil, obediente e disciplinado. Queres conhecê-lo melhor? Vamos partilhar tudo contigo!

Denominação:  Border Collie
Procedência: Fronteira Inglaterra-Escócia
Tamanho: Médio
Expectativa de vida:  10-13 anos
Peso:  13-20 kg
Tipo de pelo:  curto ou longo
Caráter:  Ativo, protetor, dócil
Cores:  Preto com branco, vermelho e branco, merle
Altura:  machos 55 cmfêmeas 50 cm
Classificação geral:  Raças de cães médios
Classificação AKC:  Grupo 7: cães de pastoreio
Classificação segundo FCI:  Grupo 1: cães de pastoreio e cães boiadeiros

Procedência desta interessante raça

A história do Border Collie é muito curiosa e se tiveres a sorte de partilhar da tua vida com um destes cães, ficamos felizes em saber que queres conhecer de onde vem e como poder oferecer os melhores cuidados.

As tribos celtas introduziram este cão na fronteira entre a Escócia e a Inglaterra, daí o seu nome “border” (fronteira). No início foi utilizado como ajudante do pastor nos rebanhos de ovelhas e realizava o seu trabalho de forma excecional, sem importarem as condições climáticas. Este cão é incrível! Além do mais, era o melhor guardião contra os lobos e trabalhava lado a lado com o seu amo. O border collie ficou muito famoso quando a rainha Vitória mandou pintar um retrato de um dos seus cães por volta do ano de 1860.

Com relação ao seu sobrenome, Collie, há várias teorias. Muitos investigadores afirmam que provêm da palavra gaulesa que significa “fiel”, contudo, há muitos outros que se inclinam pela origem céltica, que significa “útil”.

No final do século XIX foi quando começaram a ser criados de forma seletiva a partir de um exemplar que começou a se destacar desde muito jovem, o macho Old Hemp, que nasceu em 1893 e que costumava participar nos concursos de pastoreio. Sabias que muitos cães atuais pertencem à linhagem de Old Hemp?

Como é o caráter do Border Collie?

Se gostavas de adotar um destes extraordinários cães ou se já tens um em casa, é importante conhecer e entender o seu caráter:

Este é um animal muito nobre, mas de natureza dominante e com muita personalidade, com uma predisposição enorme para trabalhar, por isso cuidará do seu lar como o fazia com os rebanhos de ovelhas. Além do mais, deteta com facilidade as emoções, portanto será complicado ter segredos com este inteligente cão.

O que devo saber sobre esta raça?

Se gostas da montanha e de fazer longas caminhadas, sem dúvida alguma, será um fiel companheiro em todas as tuas aventuras, porque adora a vida no campo.  Além do mais, é um animal tremendamente audacioso que todos adoram, desde os mais novos até os mais velhos da família. Também tem uma capacidade extraordinária de aprender e deverás estar a par para que não fique entediado nesse sentido, pois sempre precisa ter algum desafio novo e alguma coisa para fazer.

Como o border collie é um cão robusto e cheio de energia, para ele é muito necessário ter longos passeios e uma rotina de exercício o fará muito feliz.

Cuidados com o border collie

A raça tem exemplares com dois tipos de pelo:

  • Longo e grosso
  • Fino e suave

Para manter a sua estupenda pelagem deves escová-lo várias vezes por semana.


Podes consultar este artigo para conhecer melhor os cuidados que precisa um Border Collie.

Deve tomar banho aproximadamente uma vez por mês, sempre com produtos de qualidade que sirvam para cuidar do seu pelo e da pele. Já sabes que na nossa web podes encontrar muitos produtos adequados para a higiene do teu cão.


Recorda também cuidar dos seus ouvidos, olhos e boca, para evitar infeções.

Para a sua saúde oral podes utilizar produtos específicos que servirão para manter o bom hálito e evitar infeções, que são tão desconfortáveis para os nossos animais de companhia.

Quais são os melhores brinquedos para o Border Collie?

Como já comentamos anteriormente, este cão adora o campo, está no seu sangue. Nada melhor, para fazê-lo feliz, que comprar brinquedos para buscar e trazer como, por exemplo, os frisbees. Ao ser um cão tão experto ficará imensamente feliz com os brinquedos de inteligência.

O Border collie tem alguma doença típica?

Geralmente o seu estado de saúde é estupendo, porque é um cão de constituição forte. Apenas deves ter em conta o defeito do gene MDR1, que provoca sensibilidade a alguns fármacos como, por exemplo: Ivermectina, Emodépside, Metoclopramida, Loperamida, Moxidectina, Milbemicina, Selamectina,etc.

Se quiseres ter cachorros de border collie, o primeiro que o teu Veterinário/a aconselhará será fazer um teste genético aos possíveis pais para não criar com aqueles portadores do gene MDR1 mutado. Se não testares o teu cão, porque não desejas cruzá-lo, tens de comprovar a lista de substâncias proibidas e o teu border collie estará saudável e feliz durante toda a sua vida.

A raça pode ter algumas doenças hereditárias como os problemas oculares (atrofia de retina progressiva) ou doenças de medula óssea (TNS a síndrome do neutrófilo atrapado). Também, como em outros cães, podem surgir problemas articulares ou de epilepsia.

Escolher o melhor desparasitante para o teu Border Collie

O ideal é usar produtos que se complementem e proteger o teu melhor amigo em todas as épocas, já que os parasitas estão ativos praticamente o ano todo. Deves ter sempre em conta a lista de substâncias proibidas. Além do mais, dependendo da tua região, será necessário reforçar com vários produtos que ajam de forma conjunta.

O que come o Border Collie e qual é a melhor alimentação para esta raça?

Como é um cão com o estômago delicado, é essencial ter precauções na hora de fazer mudanças na dieta, sempre devem ser feitas de forma gradual.


Recorda que em cada etapa da vida terá necessidades diferentes e que deves mantê-lo com o peso adequado para evitar problemas de saúde.Com tudo o que já sabes sobre o Border Collie estás mais preparad@ para a aventura! Recorda que na nossa loja online Tiendanimal tens disponível uma ampla gama de produtos para mimar o teu novo companheiro. E se quiseres saber mais sobre os animais de companhia, não te esqueças de visitar o nosso blog. Por exemplo, queres conhecer o plano de vacinação para o teu cachorro? Aqui encontrarás mais informação.

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014.

Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão.

Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças à Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

Diabete mellitus

Gatos domésticos e os dias de calor

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.