Caniche

,

Os caniches são conhecidos pelo seu pelo branco encaracolado e o seu adorável aspeto. Os de tamanho grande são populares nos concursos de beleza, que aparecem com cortes de pelo muito peculiares com pompons. Na antiguidade eram cães exclusivos da alta sociedade, de aristocratas e nobres, mas depois e durante muito tempo foram cães utilizados para a caça aquática.

São excelentes companheiros porque, além de bonitos, são divertidos, carinhosos e muito familiares. Têm uma grande vitalidade e energia e adoram passar tempo com os seus cuidadores. Além do mais, esta raça está classificada como a segunda raça mais inteligente, por tanto são muito fáceis de educar e treinar.

História do Caniche

A origem da raça não está muito clara, mas tudo indica que procede da Alemanha. Por um lado, acredita-se que daí viajou para a França e depois para a Espanha, Reino Unido e os Países Baixos; por outro lado, que é descendente do Barbet, um cão d’água francês. A raça foi selecionada para utilizar na caça de aves aquáticas, potenciando a sua adaptabilidade e a resistência à água e pelo que se encaixa dentro dos cães d’água. No ano de 1936 foi reconhecido oficialmente que a tinha origem na França.

O nome provém da palavra francesa “cane”, que significa pato, devido ao seu uso na caça de patos e cisnes.

Foram cães de aristocratas e nobres durante o século XV e a partir do século XVI ficaram populares pela sua beleza e inteligência. A raça foi modificada na Alemanha, França e Rússia para diferentes fins, dando lugar a 4 variedades diferentes: médio, grande, anão e toy.

Como são os caniches?

É uma raça muito alegre e brincalhona. São ativos e muito amigáveis, confiados com os desconhecidos e uma estupenda companhia para as crianças. Têm muita energia e são muito obedientes e atentos, por tanto são uma boa raça para o adestramento e o agility. Adoram agradar o seu cuidador e estar rodeados de pessoas, são muito familiares. Além do mais, adoram ser o centro de atenção. Isto também tem uma parte negativa, e é que podem ser algo destrutivos e desenvolver um mal feitio se forem ignorados ou passarem muito tempo sozinhos.

Detrás do aspeto fofinho e meigo dos Caniches encontra-se um cão de grande inteligência utilizado para trabalhos de resgate, vigilância e para a caça (também na água). De certeza não sabias que ocupa o lugar número 2 na lista de cães mais inteligentes, logo depois do Border Collie. Devido aos seus genes de caça também é protetor, vigilante e pode ladrar, por tanto deves educa-o de quiseres que não ladre a cada instante.

Variedades da raça Caniche

  • Caniche Grande. Pesa de 20 a 30 kg e a sua altura é entre 45 e 60 cm na cernelha. Possivelmente é a raça inicial, da qual surgiram as outras de menor tamanho ao modificar o seu tamanho mediante seleção. É a variedade mais esbelta e elegante, a mais habitual em exposições.
  • Médio ou padrão. Peso ao redor de 12 kg e mede 35-45 cm na cernelha. É o mais comum.
  • Anão. Pesa entre 5 – 9 kg e mede entre 25 e 35 cm na cernelha.
  • Toy. Pesa de 2 e 4,5 kg e a sua altura máxima é de 25 cm na cernelha.

Características físicas

Os Caniches têm o corpo alongado, esbelto e com uma postura elegante. As suas costas são retas e têm as pernas bastante longa, exceto nas variedades pequenas. O seu focinho é também prolongado e têm umas lindas orelhas caídas. Segundo a variedade, podem pesar desde 3 até 30 kg e ter uma altura desde 25 até 60 cm na cernelha.

A pelagem é a parte mais caraterística da raça: pelo longo, lanoso e encaracolado. A raça grande é das mais populares nas exposições caninas de beleza, com um corte e pelo muito peculiar, inclusive extravagante: o corpo costuma ir com o pelo curto e com pequenos “pompons” no peito, na cabeça, nas orelhas, na cauda e no final das patas; também costumam levar dois pequenos pompons por cima da cauda. Mas se não for de exposição e, principalmente as variedades pequenas, não costumam levar esse corte. Entretanto, todos os Caniches precisam de um cuidado constante do pelo, com escovados diários e banhos e cortes frequentes. Quase não soltam pelo e é uma das raças mais apropriadas para pessoas alérgicas.

A cor do pelo é geralmente branca, mas também há variedade de pelo cinzento, preto, castanho e avermelhado.

Saúde dos Caniches

A raça geralmente é bastante forte e saudável, não costumam ter demasiados problemas. Podem viver até os 17 anos os menores e entre 12 e 14 anos as variedades de maior tamanho.

É muito importante a higiene e a limpeza dos olhos e dos ouvidos. O pelo pode gerar problemas de vista pelo atrito e a sujidade que entra nos olhos, por isso é fundamental mantê-lo curto na região dos olhos. Com relação aos ouvidos, o seu canal auditivo é muito estreito e o excesso de pelo e as orelhas caídas podem ocasionar infeções e otite; deves manter o pelo dos ouvidos curto e fazer limpezas para que se mantenham sempre limpos.

Alguns dos problemas de saúde relacionados com a raça são a atrofia da retina, as cataratas, o glaucoma, a dermatite, a luxação de cotovelo e a otite externa.

« Anterior

Estojo de primeiros socorros para furões

Anima-Strath suplemento nutricional fortificante: o que é e para que serve?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.