Cortes de pelo para um cão de água espanhol

Os cães d’água são um tipo de cão cuja raça faz parte de um grupo que inclui outras raças, tais como o Barbet, o cão d’água português ou o cão d’água irlandês. Têm um carácter afável e são animais que adoram brincar e fazer exercício, especialmente a natação. Um rio, um lago ou o mar são lugares ideais para darem um bom mergulho, a sua atividade favorita no mundo. O seu característico pelo encaracolado e peludo é perfeitamente concebido para se adequar a esta atividade. É uma das suas marcas registadas, mas requer cuidados adequados.

Tipos de cortes de pelo para cães d’água espanhóis

O corte de pelo de um cão de água deve ser adaptado ao local onde vivem e à atividade que realizam. Viver na cidade ou num pequeno apartamento não é o mesmo que viver num ambiente marinho onde o cão está constantemente a tomar banho na praia. 

Corte uniforme curto

Este é um corte clássico, amplamente utilizado em competições de aliciamento canino. No corte uniforme, com o comprimento mínimo, respeitando a saúde da pele e do pelo, o tamanho do pelo é mantido com o mesmo comprimento em todo o corpo do seu animal de estimação. Este é um corte muito confortável para o cão e para o seu dono, pois só precisa de escovar ocasionalmente; também evita odores desagradáveis ao secar muito mais rapidamente após o banho e é suficientemente espesso para o proteger das intempéries. 

Corte comprido

Trata-se de um corte mínimo em que as pontas são aparadas e em que se deixa um comprimento considerável de pelo. Podem ser feitos cordões impressionantes e apelativos, mas requerem uma manutenção cuidadosa e contínua. 

Corte de máquina curto

O corte é efetuado deixando o máximo de pelo possível e abaixo dos nós do pelo. Este corte é inadequado para o animal, especialmente no verão, pois o pelo ajuda o teu animal a regular a sua temperatura corporal.

Como cortar o pelo de um cão d’água espanhol?

O corte de pelo requer profissionalismo. É aconselhável confiá-lo a um tratador de cães que conheça as características do pelo do teu animal e as melhores formas de cuidar dele, utilizando as ferramentas de corte mais apropriadas.

Dependendo do tipo de pelo e da avaliação do cabeleireiro, o corte do pelo é geralmente feito alguns centímetros acima da pele para ajudar a proteger o cão dos raios solares e de outras intempéries.

Deve ser dada especial atenção aos nós que se formam no pelo e desembaraçá-los, ou cortá-los com um cortador de pelo se tal for impossível, a fim de manter o pelo saudável e forte. É também aconselhável controlar o aparecimento de parasitas e eliminá-los com um produto adequado. O cão tende a arranhar-se por causa da sua presença e isto pode emaranhar o pelo e criar nós.

O pelo não deve ser penteado ou escovado, mas deve ser aberto com os dedos para permitir que respire e adquira uma boa forma.

Para manter o pelo em perfeito estado entre cortes, é aconselhável limpá-lo frequentemente e pelo menos uma vez por mês, utilizando o champô apropriado e evitando os secadores de pelo convencionais se se pretende manter a ondulação. Também não é aconselhável deixar o pelo seco ao ar, pois a humidade pode permanecer no mesmo e acabar por ser prejudicial para o cão.


No caso de desejarem competir num concurso, as regras estipulam que o seu pelo não deve ser inferior a 2 centímetros ou superior a 15 centímetros. Além disso, deve ser cortado uma vez por ano e a manutenção mensal deve ser efetuada para evitar nós e excesso de lã.

Primeiro corte de pelo para um cão de água

Os cachorros de cão de água têm um pelo bonito, sedoso e macio. Este não é o pelo que terão quando crescerem, que será muito mais grosso. Se o cachorro tiver pelo ou subpelo, este será removido por manutenção e outras técnicas mais específicas. Não há uma idade definida em que seja melhor esperar pelo seu primeiro corte, por isso é melhor ir a um especialista e deixá-los determinar a melhor fase para cortar o seu pelo.

Descobre os nossos salões de beleza e deixa o teu cão de água bonito

Descobre o salão de beleza da Tiendanimal e obtém os melhores cuidados para o teu animal de estimação. Com espaços amplos e confortáveis, equipados com tudo o que necessitas e com a garantia de ter uma equipa de profissionais composta por cabeleireires e cabeleireiros experientes que conhecem e amam animais. Estarão muito atentos aos mais pequenos detalhes para garantir o máximo conforto ao teu animal de estimação. Além disso, oferecer-te-ão uma vasta gama de cortes de pelo para o teu cão de água e atenderão às tuas sugestões e gostos pessoais. Visita o salão Tiendanimal mais próximo e descobre o melhor local para o teu cão ter um pelo perfeito e saudável.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Leonberger: Dicas, cuidados e características

Cuidados de uma gata esterilizada

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.