Cuidados para o pêlo do schnauzer: como cuidar da higiene do meu cão?

O schnauzer é um cão leal, carinhoso, inteligente e vai transformar-se rapidamente no seu melhor amigo. Apesar de ser uma raça saudável, tem tendência para sofrer alguns problemas de pele, como a dermatite alérgica ou folicular. Por isso, é importante ter cuidados extremos com o pêlo do schnauzer.

Como é o pêlo do schnauzer?

O pêlo do schnauzer forma-se de duas camadas. Ou seja, uma camada interna suave e muito densa que cresce perto da pele e uma camada externa de aspeto mais fibroso e duro, que atua como barreira protetora.

Um detalhe curioso do pêlo do schnauzer é que a frequência da muda é muito espaçada, o que significa que mal perde pêlo. A parte positiva é que o seu animal de estimação não enche a casa de pêlo, mas vai precisar de mais cuidados e boa higiene.

Como pentear o seu schnauzer?

Saiba que um dos cuidados essenciais para o pêlo do schnauzer é a escovagem, especialmente entre os 12 e 15 meses, quando o pêlo definitivo cresce. Por isso, deve penteá-lo suavemente da base do pêlo para o exterior, para remover os pêlos mortos e a sujidade acumulada.

O pêlo do schnauzer é propenso à formação de nós, por isso tenha cuidado ao penteá-lo. Para obter melhores resultados, use uma escova de cerdas macia e arredondada. Não se esqueça de escovar a barba e as pernas.

A hora do banho

Na verdaade, dar banho ao schnauzer apenas uma vez por mês vai preservar a barreira de gordura natural que protege a pele. No entanto, a frequência do banho vai depender do nível de atividade e tamanho já que o schnauzer mini ou o schnauzer miniatura requerem banhos mais frequentes.

Em qualquer caso, utilize um champô adequado para o seu tipo de pêlo. Pode por exemplo utilizar um champô intensificador da cor ou um champô nutritivo para manter a sua pele sã.

Como cortar o pêlo do schnauzer corretamente?

Acredite que a cada 3 ou 4 meses o seu schnauzer necessitará de um corte de pêlo para manter a sua pelagem forte e saudável. Se quer um resultado profissional, deverá levá-lo a uma barbearia canina, mas também pode tentar fazê-lo em casa.

Vai precisar de tesouras planas e de uma máquina de cortar cabelo. Utilize lâminas do número 10 a 15 para o corpo e para as orelhas e para a barriga um número 40. Comece por passar suavemente a máquina pela cabeça na direção da cauda, sempre na direção do pêlo. Por fim, utilize uma tesoura para aparar as áreas mais difíceis de alcançar, tais como rosto, as patas e almofadinhas.

Técnica do Stripping

Uma técnica que se utiliza para esta raça é o stripping, que implica eliminar as camadas de pêlo ou fazer uma espécie de muda manual. Deverá utilizar uma lâmina de stripping já que esta arrasta a cada passo o pêlo mais fraco ou morto, sem danificar o mais duro. Trata-se de uma técnica simples, mas se a fizer de forma errada, pode causar feridas ao animal de estimação, pelo que se não tem experiência é melhor que deixe o cuidado do pêlo do schnauzer nas mãos de um especialista.

Ao início, é normal que o seu animal de estimação se mostre um pouco inquieto e ansioso. Para evitá-lo é conveniente que os habitue a esta ação desde cedo e aproveite os momentos em que esteja tranquilo, como depois de fazer exercício ou ao despertar. Em qualquer caso, deve evitar gestos bruscos que podem assustá-lo. Lembre-se que os cuidados com o pêlo do schnauzer não só têm um fim estético, como também são importantes para a sua saúde. Na realidade, uma pelagem brilhante e saudável é reflexo do seu estado de saúde, uma vez que contribui para prevenir algumas das doenças que afetam a sua pele.


« Anterior

Guia de cuidados essenciais para cães mini ou toy

Quais são os melhores brinquedos para o pitbull?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.