Os cães devem usar roupa ou não?

,

Já deves ter ouvido por aí que os cães não precisam usar roupa porque já têm a sua pelagem que os protege do frio, e porque na natureza nunca se agasalhariam e mesmo assim não parecem ter problemas com isso. Essa afirmação, se bem é correta, não é aplicável a muitos de nossos cães domésticos.

A maioria de raças tem variado tanto a respeito dos seus ancestrais selvagens que já não poderiam se adaptar tão facilmente a viver no seu habitat natural.

Pense que nas casas costuma-se ter uma calefação intensa que as mantém aquecidas mesmos nos dias mais frios do inverno. Quando teu cão está a descansar sobre o tapete e decides leva-lo a passear, a troca de temperatura repentinamente pode ser muito agressiva para ele. Isso é especialmente comum em cães de porte pequeno. Eles têm uma maior superfície corporal em relação ao seu peso do que os cães grandes, o que faz com que percam calor rapidamente e precisem proteger-se. Há também cães mais encorpados como alguns terriers, que não precisam proteção enquanto são mais jovens. Cada um de nós sabemos se o nosso cão sente muito frio ou não. Qualquer cão que procura se espreguiçar perto do fogão, do aquecedor, ou se mantém coberto por um cobertor, de certeza se sentirá confortável com uma roupa para sair à rua. Inclusive em noites frias de outono iria bem um casaco para não sentir frio. Os cães de maior idade também devem ser protegidos do clima, uma vez que eles são menos resistentes às mudanças bruscas de temperatura. No geral, os mais velhos sofrem de artrose, seus músculos são mais fracos, seu sistema imunológico não é mais tão eficiente, e um frio muito intenso pode fazer com que enfraqueçam ou fiquem doentes.

Para que uma roupa resulte em um bom agasalho deve cobrir desde o pescoço até a base da cauda. Se a roupa é mais curta deixará descoberta a parte lombar, que é a área da coluna que mais sofre com o frio. Também é muito importante cobrir o pescoço, especialmente em cães com problemas na cervical.

Outro rumo completamente distinto é o da moda canina. Há uma infinidade de modelos mais ou menos sofisticados, bonitos ou discretos, detalhados ou simples. Aqui manda uma questão de gosto pessoal na escolha que pouco tem a ver com o cuidado na saúde dos nossos cães. Se gostas desse tipo de roupar para o teu animal de estimação deverias ter em conta alguns conselhos que realmente fazem o bem estar de teu cãozinho.

Para começar procura que o material que a roupa está confeccionada seja confortável, sem costuras duras que possam irritar a pele. Os tecidos que são elásticos são ideais, porque se adaptam melhor ao corpo e são mais flexíveis. Observa que não esteja a limitar os movimentos do cão. Por exemplo, se colocas um vestido, a saia não deve se enganchar nas patas se o cão decidir correr com algum amigo no parque. Se compras um casaco com mangas cumpridas, teu cão deve poder se mexer com as suas patas dianteiras com conforto. Outro detalhe que pode acarretar incómodo é se a roupa tem partes muito sobressalentes, como por exemplo, um tutu grande, pois cada vez que tua princesa se mexer esse objeto a “perseguira” flutuando ao seu redor e pode chegar assustá-la. Muitos cães também não toleram muitos enfeites em suas cabeças.

É tão ampla a oferta de moda para cães que certamente poderás encontrar algo moderno, elegante, novo ou muito chique que seja confortável para o teu animal de estimação.

« Anterior

Alimentação de ouriços

Furões

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.