Quantas vezes por dia tenho de passear um cão

,

A maioria das pessoas gosta de passear os seus animais de estimação, mas para alguns é uma obrigação que pode ser bastante cansativa. Mas deve saber que as caminhadas são uma das coisas mais importantes que devemos fazer pelos nossos animais de estimação. Se não os levarmos a passear o suficiente, não só podem adoecer, como também ficarão tristes, podendo mesmo sofrer de ansiedade ou depressão.

Assim, quer viva num apartamento ou numa casa com quintal, é importante levar o seu cão a passear para cuidar tanto da sua saúde física como mental. Isto vai para além das necessidades fisiológicas. 

Mas sabe quanto tempo se deve passear um cão e quantas vezes por dia o deve levar a passear? Neste artigo dizemos-lhe quantos pesseios um cão deve fazer e damos-lhe algumas dicas sobre como passeá-lo da melhor maneira possível.

Quanto tempo se deveria passear o cão?

De acordo com os veterinários, o ideal é passeá-lo quanto mais vezes melhor.  E é mais importante quanto tempo o cão é passeado do que o número de vezes que é passeado. 

Por outro lado, não há um número máximo de vezes, mas há um mínimo razoável. Isto poderia ser cerca de três vezes por dia. Recomenda-se que cada uma destas caminhadas dure entre 15 e 20 minutos. Contudo, se tal não for possível, pode sempre demorar 5 a 10 minutos de manhã e dar um passeio mais longo quando chega à noite, para que o cão possa socializar, correr e desfrutar do ar fresco.

O facto é que nem todos os cães são iguais nas suas necessidades, pelo que é difícil calcular quanto tempo deve passear um cão de uma forma genérica para todos os cães.

 Considerando a idade, é melhor seguir as recomendações abaixo:

Quanto tempo tem de se passear um cachorro?

Os cachorros precisam de aprender a aliviar-se no exterior. Assim, uma vez que tenham tomado todas as vacinas, podem começar a levá-los à rua para os ensinar. Se preferir entrar em mais pormenores sobre este assunto, a nossa publicação “Quando pode um cachorro sair à rua” responde a esta pergunta com mais pormenores.

No entanto, antes disso, é aconselhável estimar quanto tempo pode passar sem urinar e olhar para as horas do dia em que urina com mais frequência.

Nesta fase, é habitual que o cão tenha de sair entre 6 e 7 vezes por dia, mas dependerá de cada cão, do seu tamanho, constituição, etc. Em termos de tempo, estas primeiras caminhadas serão mais curtas, não mais do que 10 minutos.

Quanto tempo se deve passear um cão adulto

Um cão adulto que já aprendeu a aliviar-se na rua, se sair 3 ou 4 vezes por dia é suficiente. No entanto, precisa de exercício, pelo que as caminhadas devem durar entre 45 e 90 minutos, dependendo das suas necessidades e nível de energia. Um cão pequeno do tipo Yorkshire não é o mesmo que um grande cão do tipo Pastor Alemão. Além disso, se lhe apetecer, pode sempre complementar estas caminhadas mais longas com algumas mais curtas.

Quanto tempo se deve passear um cão idoso?

Os cães mais velhos continuam a ter as mesmas necessidades que um cão adulto, especialmente porque bebem mais água à medida que envelhecem. De facto, é aconselhável não deixar de os exercitar, embora seja importante que se adapte ao seu ritmo, uma vez que não serão capazes de suportar o mesmo nível de intensidade que anteriormente. É também aconselhável evitar as horas mais quentes do dia e mantê-los abrigados no inverno.

Finalmente, o tamanho do cão é também um indicador de quanto tempo mínimo o seu animal precisa para libertar o stress.

  • Tamanho gigante, cerca de 80 minutos por dia.
  • Tamanho grande, 120 minutos por dia.
  • Tamanho médio e pequeno entre 45 e 60 minutos por dia.

Lembre-se de que um cão não precisa apenas de comida e água. Também precisa de brincadeira, afeto e companheirismo. Os passeios são a oportunidade perfeita para mostrar o seu afeto e criar uma ligação maravilhosa com o seu animal de estimação sem puxar e desfrutar do momento. Para mais informações, não perca o seguinte artigo:


Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas ofertas!

« Anterior

Com que frequência devem os cães adultos ser desparasitados?

Os cães devem usar roupa ou não?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.