Frio nos cães: aprender a detetá-lo e preveni-lo

Como qualquer outro animal, os cães ficam com frio se as condições meteorológicas forem demasiado extremas para a sua capacidade as suportar. Além disso, os cães são uma espécie incrivelmente diversa, e embora sejam descendentes de lobos muito bem adaptados ao frio, hoje em dia existem raças com quase nenhum pelo, que é a principal camada de proteção contra as baixas temperaturas e outros elementos externos.

Neste sentido, é extremamente importante conhecer as diferentes variáveis que entram em jogo quando se trata de determinar se o frio está a começar a tornar-se intolerante para o seu cão. A boa notícia é que, nestes casos, o seu animal de estimação mostrará sinais claros de ser incapaz de tolerar uma certa temperatura.

Os cães têm frio no inverno?

Durante os meses de inverno os cães sentem frio em maior ou menor grau, dependendo de uma série de variáveis, as três mais importantes das quais são as seguintes:

  1. Temperatura ambiental: Este é o fator mais óbvio de todos e afeta os animais da mesma forma que os seres humanos. Quanto mais a temperatura ambiente baixar, mais frio o seu animal de estimação sentirá.
  2. Densidade do pelo: A natureza deu um pelo mais grosso aos cães que, geração após geração, nasceram em ambientes frios. Por outro lado, se a raça do seu cão cresceu em ambientes quentes, ele terá provavelmente um pelo muito curto e será mais sensível ao frio durante os meses de inverno.
  3. Gordura corporal: Por baixo do pelo, na pele, os cães têm uma camada de gordura que também os ajuda a proteger do frio. A camada atua como um escudo térmico porque retém o calor do corpo. Quanto mais espessa for esta camada, menor será a perda de calor.

Além disso, outras variáveis mais circunstanciais, tais como um resfriado, podem fazer o seu cão sentir mais frio do que o habitual.

Sinais de que o seu cão tem frio

Para saber se os cães têm frio em certas alturas do ano, e se precisam de ajuda para o enfrentar mais facilmente, preste atenção aos seguintes sinais:

  • Calafrios: Este é um sintoma universal, que ocorre em praticamente todos os mamíferos quando sentem frio. Uma vez que o movimento gera calor, o tremor é um mecanismo natural de defesa contra as baixas temperaturas.
  • Orelhas frias: O tronco do animal é a área onde mais calor é gerado pela atividade dos órgãos internos. Portanto, é mais fácil reconhecer se o cão está a ficar demasiado frio em áreas como as orelhas.
  • Encolher-se com rangidos: Outro sintoma claramente percetível é quando o cão procura deitar-se nos cantos enrolando-se com os seus membros e, em casos ligeiramente mais drásticos, pode fazê-lo com ligeiros rangidos por desconforto.
  • Sonolência: Nos casos mais extremos, é impossível aos cães adormecerem devido à intensidade do frio. Se notar que o seu cão se enrola, guincha e não consegue adormecer, então ele está muito frio.

Se vários destes sinais estiverem presentes juntos, deve interpretar que o seu cão não só está a sentir frio, como também sofre com ele.

5 Dicas para proteger o seu cão do frio

Independentemente da intensidade do inverno, há várias dicas que pode utilizar para reduzir o frio, pode aplicar apenas uma ou várias delas:

1º Manter uma temperatura correta em casa

Para evitar que os cães fiquem demasiado frios, o mais essencial é manter o local em que vivem devidamente aquecido. Tal como é benéfico para si ter um sistema de aquecimento em sua casa, também é benéfico para o seu amigo de quatro patas. Além, é claro, de proporcionar um local de descanso adequado.


2º Caminhadas no inverno? Sim, mas com cautela!

Cancelar as caminhadas durante o inverno não é uma opção, especialmente se a sua casa não tiver espaço suficiente para a atividade física e recreativa do seu cão. Mas deve ter cuidado para não o deixar no chão congelado durante demasiado tempo, pois estes animais podem arrefecer rapidamente porque o frio entra diretamente através das suas patas.

3º Vigie a sua dieta

A nutrição correta também ajuda a combater o frio. Cães melhor nutridos com proporções ideais de gordura corporal podem lidar mais facilmente com temperaturas baixas.


4º Cuide do seu pelo

Com melhores cuidados com o pelo, os cães podem naturalmente resistir mais eficazmente ao frio, mesmo ao ar livre, especialmente em raças com muito pelo. Este conselho está relacionado com o da alimentação, uma vez que também fornece nutrientes ao couro cabeludo do animal.


5º Arranje roupa para cães

Se tiver muito pouco pelo, pode atenuar o frio no seu cão com alguma cobertura artificial. Por outras palavras, com vestuário concebido para estes animais, tais como casacos ou camisolas. O objetivo desta roupa é ajudar a manter o calor corporal.


Na Tiendanimal encontrará tudo o que precisa para proteger o seu cão do frio, desde as melhores camas para cães, inclusive com aquecimento, até roupas polares para proporcionar o máximo de calor ao corpo do seu cão.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, a número um em Espanha, e não perca as nossas ofertas!

« Anterior

Escovas para remover o pelo de cao no inverno

Quantas vezes por dia tenho de passear um cão

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.