Escovas para remover o pelo de cao no inverno

Hoje vamos falar de escovas para cães, pois com a mudança de estação os cães começam a mudar o pelo para se adaptarem à mudança de clima. É verdade que muitos cães mudam de pelo durante todo o ano, uma vez que vivem dentro de casa e são expostos a luz artificial e temperaturas estáveis, mas a primavera e o outono são a época natural de muda para os cães, uma vez que é um processo regido principalmente pela duração da luz do dia.

A muda é uma circunstância inevitável que causa grandes inconvenientes aos donos, mas podemos encurtá-la e ajudar muito a evitar ter a casa e as roupas cheias de pelo, armando-nos com as ferramentas certas para cada cão e as suas circunstâncias.

Há algumas raças de cães que são consideradas como não tendo muda, como por exemplo, cães lanosos como caniches ou cães de água. Na verdade, não é que eles não mudem, mas mudam muito lenta e gradualmente uma vez que os seus folículos capilares estão quase constantemente em fase de crescimento, e a queda passa despercebida. O facto de não perderem quase nenhum pelo não significa que não precisem de cuidados especiais com o pelo, é claro.

Para começar, devemos saber que existem diferentes tipos de pelos, e escovas e outros instrumentos adaptados a cada um deles.

Vamos agora descrever a escova ou cardagem necessária para cada tipo de pelo. Tome nota!

Escovas para cães com pelo encaracolado

O principal problema dos cães de pelo encaracolado são os nós que se formam no seu pelo. As escovas para cães com cerdas metálicas flexíveis e pontas arredondadas são muito úteis para eles, pois não danificam a pele do animal e facilitam o desembaraçamento sem partir o pelo.

Além disso, devemos ter um pente metálico, com grande capacidade de desembaraço mesmo nas camadas mais profundas. Ajuda muito penteá-los regularmente com os próprios dedos para evitar nós, mas se já os tem e o pente e a escova não são suficientes, existem também instrumentos especializados para evitar danificar a sua pele, ao mesmo tempo que se cortam os nós que estão no seu caminho. Estes corta nós devem de preferência ser utilizados por profissionais, pois requerem muita experiência na sua utilização e preparação prévia do pelo.

Escovas para cães de pelo duro

Os cães de pelo duro requerem a utilização de uma escova para o asseio regular do animal. As cardas têm dentes finos de metal, flexíveis e fechados entre si, e são utilizadas para remover nós e emaranhados. Podem ter cerdas retas ou curvas e estão disponíveis com dois lados diferentes (são os instrumentos mais versáteis e são realmente adequados para quase todos os tipos de pelo, exceto pelo curto sem subpelo).

Além disso, estes cães precisam de ser removidos periodicamente. A técnica consiste em puxar o pelo maduro para facilitar o crescimento de novos pelos, ou seja, trata-se de uma muda artificial. É utilizado com schnauzer, fox terrier ou westy.  

Existem lâminas e navalhas especializadas para realizar esta técnica, mas mais uma vez requerem muita experiência para serem manuseados e é preferível que isto seja feito por um cabeleireiro profissional. Outras ferramentas adequadas para a preparação de cães de pelo áspero incluem pentes de luvas ou escovas de cerdas para remover a sujidade.

Escovas para cães de pelo comprido

Agora voltamos a nossa atenção para os cães de pelo comprido, que requerem muito cuidado para os manter com bom aspeto e com o pelo saudável e sem emaranhados. Mais uma vez, precisamos de uma boa escova, ideal para cães com pelo sedoso, como o cocker, o que dá um acabamento perfeito e ajuda o pelo a recuperar o seu brilho natural. As navalhas e pentes são também muito úteis com este tipo de pelo. E para aqueles com camadas de subpelo, as escovas tipo Furminator ajudam a remover todo o subpelo morto, que cai em tufos durante a época de muda.

Cuidar do pelo dos nossos animais de estimação não é apenas uma questão de estética, mas previne problemas de saúde da pele e desconforto para o cão e ajuda-nos muito a controlar o aparecimento de parasitas.

Luvas para pelo curto

Finalmente, para pelos curtos temos também a possibilidade de usar escovas do tipo Furminator, e escovas ou luvas feitas de borracha ou cerdas naturais que limpam o pelo e dão uma massagem muito agradável ao cão.


Removedor de pelo

Há também escovas para remover pelo morto que incorporam um sistema de sucção para evitar que todo o pelo que removemos acabe no ambiente e depois temos de aspirar ou encontrar pelo em todo o lado.

Em qualquer caso, temos opções para apanhar os pelos mortos que ficam presos nas nossas roupas ou mobiliário, tais como removedores de pelos fáceis de usar no sofá e cortinas ou rolos adesivos que podemos correr sobre qualquer superfície, levando os pelos com eles numa só passagem.

Finalmente, se habituarmos os nossos cães às suas sessões de escovagem desde o momento em que são cachorros, será um momento agradável, e será fácil para nós assegurarmo-nos de que estão sempre limpos e em boas condições higiénicas. E eles também ficarão bonitos!


Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como dar banho a um cachorro

Frio nos cães: aprender a detetá-lo e preveni-lo

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.