Como dar banho a um cachorro

,

Hoje vamos responder à pergunta: como dar banho a um cachorro, tomem nota!

O primeiro banho de um cachorro é uma situação traumática que deve ser bem planeada para que seja uma experiência agradável para o resto da sua vida. Quando o cachorro é separado da mãe e dos irmãos e chega à sua própria casa, encontra um novo ambiente, novas pessoas, novos cheiros, etc.

Todas estas mudanças são muito stressantes e é necessário dar-lhe um ambiente calmo e amigável até que se habitue a elas e comece a sentir-se à vontade. Este tempo é variável em função da “personalidade” de cada cachorro. É por isso que é importante saber como dar banho a um cachorro nesta fase para não acrescentar outra mudança à vida do cachorro.

Antes de mais, é importante levá-lo ao veterinário para a sua primeira vacinação, uma dose de desparasitante e para lhe indicar o alimento adequado de acordo com o seu tamanho e idade.

Ele dir-lhe-á quando pode dar banho a um cachorro, pois é aconselhável esperar alguns dias após a vacinação, mesmo após a segunda dose, dependendo da época do ano e da área onde vive. Se o cachorro ficar sujo antes disso, pode lavá-lo com um pano húmido ou lavar apenas a área que foi suja.

Entretanto, pode começar a escovar o seu pelo; isto ajudará a mantê-lo mais limpo e a habituá-lo a esta rotina que será tão importante ao longo da sua vida. Quando o dia do seu primeiro banho chegar finalmente, deverá ter tudo pronto antes de começar.

Coisas de que vai precisar para dar banho a um cachorro

Uma casa de banho com drenagem

Um lavatório com um ralo aberto para que a água não volte para cima, para que o cachorro não tenha medo de ficar submerso na água. Deve ter uma torneira com água quente e fria.

Um chuveiro

Uma mangueira com chuveiro para fixar à torneira: a mangueira permite-lhe molhar e enxaguar o pelo do seu cão sem ter de lutar com ele para o colocar debaixo do jato de água.

Um champô adequado para cachorros, com pH neutro, sem perfume ou com fragrâncias suaves que não irritem a sua pele delicada. Não só precisa de saber como dar banho a um cachorro, como também deve escolher um produto especial para ele.

Se não tiver champô, pode perfeitamente utilizar um sabão neutro de glicerina ou sabão azul, do tipo utilizado para lavar roupa. Estes não têm qualquer perfume adicionado, mas não secam a pele nem causam reações alérgicas. Lave com bastante água para que não restem resíduos de champô na pele.


Brinquedos de que o cachorro gosta e que podem ser colocados na água. Com eles podem entreter-se e associar o banho a algo que lhes seja agradável. Na Tiendanimal temos uma grande variedade de brinquedos para cães, para que possa escolher aquele de que mais gosta.

Uma toalha à mão para embrulhar e começar a secar o cachorro assim que sair da água. Depois do banho e da toalha pode tentar secá-lo com um secador de cabelo, mas mantenha-o bem longe do seu corpo para que ele não entre em pânico. É importante não só saber como dar banho a um cachorro, mas também como secá-lo.


Primeiro deixe-o ouvir o barulho que faz e quando já não estiver incomodado com ele, aponte o ar quente para ele a partir de cerca de 50 cm. Não sopre ar diretamente no seu focinho, uma vez que isto não é geralmente uma boa ideia. Enquanto o habitua à máquina de secar, pode dar-lhe um osso ou outra guloseima para lhe desviar a atenção do barulho e do “vento”.


Se o seu cachorro tiver pelo comprido, também precisará de uma escova de arame macio ou pente de metal para lhe desembaraçar o pelo. Neste caso, pode adicionar alguns dos óleos naturais que ajudam a desemaranhar nós, para não causar desconforto ao pentear. É importante desembaraçar o pelo comprido antes de o molhar.

Conselhos para o primeiro banho de um cachorro

Agora que já sabe como dar banho a um cachorro, pode ler algumas recomendações que farão com que este momento seja muito mais agradável para ele.

Tem uma emoção positiva

Os cães percebem muito bem o nosso estado de ânimo, por isso é importante que se mostre alegre, que fale com palavras amáveis e tranquilizadoras durante todo o banho. Não perca a paciência e não lhe chame a atenção se não se comportar como esperava.

Se o cãozinho ficar muito nervoso, pode suspender o banho com calma, retirá-lo da pia e envolvê-lo com a toalha (sem secador de cabelo desta vez!). Ofereça uma guloseima e tente novamente outro dia.

Evite molhar o focinho

Outra questão importante de como dar banho a um cachorro é não molhar o seu focinho nas primeiras lavagens. Deixe essa parte do corpo para quando já não ficar incomodado com a água. Enquanto isso pode lavá-lo com um pano ou a sua mão húmida; se preferir pode utilizar as toalhitas para bebés. Assim evitará que entre água nos ouvidos ou sabão nos olhos.

Recompense-o

Quando tiver acabado com a secagem, deixe que o seu cachorro descanse e dê-lhe um delicioso osso ou um mordedor de plástico ou de couro. Se for um dia de sol e já tiver autorização do veterinário de o passear na rua, dê um passeio e brinque algum tempo com ele no parque. Se seguir estes conselhos conseguirá que o seu cão se acostume com o banho e até chegue a desfrutá-lo.

Recorde que é muito importante que siga estas indicações de como dar banho a um cachorro para fazê-lo corretamente e evitar que o momento do banho seja algo negativo para o seu pequeno.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Leishmaniose canina, como proteger o seu cão?

Escovas para remover o pelo de cao no inverno

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.