Como cuidar da pele do seu cão no inverno

Embora, devido à sua vitalidade, os cães possam parecer ser animais todo-o-terreno que podem resistir a qualquer fenómeno meteorológico, a realidade é que os nossos melhores amigos também requerem certos cuidados dependendo da estação do ano.

É verdade que uma boa alimentação e uma higiene adequada são essenciais para que tenham a energia e as defesas necessárias para resistir ao inverno, mas também devemos ter em mente que a pele e o pelo dos nossos animais de estimação são as suas principais armas para combater o frio e o mau tempo. É verdade que podemos mantê-los quentes, mas no final a pele continua a ser o seu protetor natural contra agentes externos.

Além disso, deve estar ciente de que o aquecimento, humidade e escovagem incorreta podem causar problemas tais como manchas, dermatite ou queda excessiva de pelo durante a muda. Sem pele saudável, não há um pelo saudável. É por isso que é importante proteger a pele do seu cão do frio, chuva e temperaturas frias quando chega o inverno. A este respeito, estamos certos de que encontrará as seguintes dicas muito úteis.

Vestir-lhe uma camisola ou um impermeável

É aconselhável agasalharmos os nossos cães no inverno quando vamos à rua, especialmente se forem cães pequenos e de pelo curto. As camisolas e os impermeáveis impedirão que o frio e a humidade penetrem nos seus corpos. Mas também é aconselhável fazê-lo para cães mais velhos ou doentes, uma vez que o seu sistema imunitário é mais fraco.


Aplicar vaselina no focinho e almofadas

Pode nunca ter ouvido falar, mas a vaselina natural é uma substância muito eficaz para proteger a pele do seu cão da humidade e do frio. Aplique-a no nariz, em todo o focinho e nas patas para evitar a secura e gretas.

Proteger a pele do seu cão com um corte de pelo

Não é aconselhável cortar o pelo do seu cão no inverno, uma vez que este perderá a sua proteção natural. É apenas aconselhável cortar as pontas e moldar o penteado para que não seja demasiado curto, aparando-o bem à volta das pernas, barriga e almofadas para evitar que fique demasiado molhado. Peça aconselhamento aos melhores especialistas em tratamento de animais.

Utilizar produtos de banho adequados

Idealmente, ao dar banho ao seu cão, deverá usar um champô especificamente para o seu tipo de pelo e uma máscara nutritiva intensiva para hidratar certas áreas, tais como os patas, pernas e barba, que sofrem mais no inverno.

Recomenda-se também que dê banho ao seu cão pelo menos uma vez por mês. Pode fazer isto em casa ou num salão de beleza para cães. Esta última é a melhor opção para cães muito grandes ou cães com muito pelo, uma vez que têm melhores instalações para isso, especialmente se o seu animal de estimação tiver quaisquer necessidades especiais relacionadas com o seu pelo ou pele.

Proteja o seu pelo com uma boa escovagem

Tanto depois do banho como quando se regressa com o pelo molhado da rua por ter estado à chuva, é essencial secá-lo bem para remover o excesso de humidade, pois isto poderia causar um problema de dermatite. É melhor usar primeiro uma toalha e depois um secador de cabelo, sempre a uma distância e temperatura médias para evitar queimaduras.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas ofertas!

« Anterior

Os cães devem usar roupa ou não?

Recomendações de alimentação para cães no inverno

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.