Recomendações de alimentação para cães no inverno

,

Diz-se muitas vezes que somos o que comemos e o mesmo se passa com os nossos cães. Se lhe proporcionarmos uma boa dieta, isto refletir-se-á no brilho do seu pelo e no seu estado de espírito. Porque quando o seu metabolismo está equilibrado, não só se sentem melhor, como também estão mais felizes.

Portanto, a sua alimentação precisa de ser bem organizada e bem cuidada. E tal como aumentamos a nossa ingestão calórica no inverno para manter o calor corporal, o mesmo acontece com os nossos animais de estimação. Contudo, devemos também ter em mente que o nosso cão pode acumular mais gordura nesta altura do ano devido a um estilo de vida sedentário, o que pode levar a problemas de obesidade.

Como planear a dieta do seu cão no inverno?

Os cães são normalmente bastante tolerantes ao frio, especialmente as raças grandes, mas isto não significa que não possam sofrer episódios de frio. Isto pode também torná-los mais suscetíveis a contrair vírus.

Mais informações na nossa publicação “Aprenda a prevenir o frio nos cães“.

Neste sentido, os melhores alimentos para cães no inverno são aqueles que oferecem um suplemento equilibrado e tendo sempre cuidado com as porções para evitar o excesso de peso. O peru ou o frango são boas escolhas, e podem ser combinadas com o coelho, por exemplo.  O peixe também fornece uma boa quantidade de proteínas, mas pode causar problemas urinários no inverno, que são bastante comuns no inverno.

Por conseguinte, é melhor optar por uma ração rica em proteínas e com uma baixa percentagem de ingredientes de recheio, de modo a que se torne uma boa fonte de energia. Um exemplo de uma ração rica em proteínas é a da marca True Origins.

Em termos de quantidade, não há necessidade de duplicar a quantidade ou dar mais guloseimas numa tentativa de fornecer mais calorias. Na verdade, este é um erro comum. Mas se quiser dar-lhe mais comida, pelo menos tente compensar levando-o a sair um bocadinho mais para brincar e fazer exercício todos os dias. Tenha em mente que o movimento também o ajudará a aquecer.

Que cães precisam de ser melhor alimentados no inverno?

Os cães que normalmente vivem dentro de um apartamento e não pesam mais de 10 kg podem manter a sua dieta habitual mesmo no inverno, uma vez que estarão mais bem protegidos do frio. Mesmo nos dias mais frios, uma camisola ou manta será suficiente.

No entanto, deve ser tomado especial cuidado com cachorros e cães mais velhos, cujos sistemas imunitários não são tão fortes, e para os quais o frio pode causar alguma instabilidade térmica. Para estes cães, é necessário reforçar a sua dieta durante o inverno para os manter em boa saúde. Os alimentos equilibrados fornecem uma quantidade adequada de calorias e um bom impulso nutricional.

Para cães com mais de 10 kg, tais como Golden Retriever, Dálmata, Pastor Alemão e São Bernardo, deve ser fornecida uma dieta especial de inverno, especialmente se o animal passar tempo ao ar livre. Estando ao ar livre, precisam de produzir mais calor, o que pode aumentar as suas necessidades alimentares em até 20%. Assim, se não aumentar a quantidade, eles podem tornar-se mais fracos e sonolentos.

Os cães que passam muito tempo ao ar livre podem precisar até 20% mais de comida de qualidade para enfrentar o inverno e suportar as temperaturas frias.

Finalmente, e como sempre, lembre-se de visitar o seu veterinário regularmente, e fazer as suas perguntas sobre a alimentação do seu animal, para lhe oferecer uma vida de qualidade e uma saúde de ferro.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas ofertas!

« Anterior

Como cuidar da pele do seu cão no inverno

Como habituar o seu cachorro a ir ao cabeleireiro desde o primeiro dia

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.