A Chinchila como animal de estimação

As chinchilas são atualmente muito populares, por isso é conveniente relembrar que elas têm hábitos noturnos. Mesmos que se descreveriam como crepusculares, o que significa que são ativas desde o começo das horas da tarde até o amanhecer. Logo dormem durante o dia e ficam mais ativas durante a noite.

Nativas da América do Sul, as Chinchilas pertencem à família dos roedores e são caracterizadas por sua pelagem abundante. Normalmente são colocadas como parentas próximas aos coelhos e aos porquinhos da índia, entretanto as suas necessidades e comportamentos são diferentes.

As chinchilas são fáceis de cuidar, amigáveis, curiosas, atenção e cuidado porque algumas podem chegar a ser mansas. A sua falta de odor, seus hábitos de limpeza, sua curiosidade e a sua pelagem extremamente suave, fazem delas animais de estimação atrativos para todos os lares. Entretanto, podem não ser ideais para todas as pessoas.

As chinchilas são tímidas por natureza e muito sensíveis à manipulação brusca. Não lhes agrada ser controladas. Deixam que as carreguem, mas não por muito tempo e, mesmo que pereçam peluches, não todas gostam de serem abraçadas. A muitas crianças pequenas pode parecer difícil entender isto, já que elas só vêm o animal como um ser muito amoroso e peludo. Além do mais, as chinchilas ficam nervosas muito facilmente, por tanto podem não ser uma boa opção como animal de estimação para uma criança muito ativa. Uma grande quantidade de movimento ou barulhos ao redor da chinchila pode ocasionar que o animal se estresse e termine ocasionando problemas estomacais.

Por último, temos que relembrar que adquirir uma chinchila como animal de estimação é um compromisso a longo prazo, já que com um correto cuidado pode chegar a viver mais de 20 anos (a média é entorno de 12 anos); por tanto devem ser alojados dentro de casa.

Como com todos nossos animais de estimação, ter uma chinchila requer responsabilidade, tempo, compreensão e compromisso.


Azucena Gual. Criadora de chinchilas.

« Anterior

Por que os cães uivam?

Quais são os melhores brinquedos para o british shorthair?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.