Como cuidar da higiene do seu bulldog? Quantas vezes deve dar-lhe banho?

,

O bulldog é um cão, tranquilo, de tamanho médio e que ladra pouco. Por isso, é ideal para ter em casa. E como o seu pêlo é curto, suja-se menos que os outros, embora haja duas dúvidas muito comuns: como cuidar da higiene do seu bulldog? E quantas vezes deve dar-lhe banho? Aqui ficam as dicas.

Estes animais encantadores necessitam de cuidados especiais na hora da higiene. Na verdade, não deve dar banho ao seu bulldog tão frequentemente quanto outras espécies já que a sua epiderme é extremamente sensível.

Peculiaridades da pele do bulldog

Todos os animais necessitam ter uma rotina de higiene que devemos seguir escrupulosamente para evitar doenças. Mas dentro desta generalização, existem algumas raças mais delicadas que outras, portanto, o cuidado delas deve ser mais intenso.

É o que acontece com estes cães encantadores: o bulldog francês é um dos cães mais propensos a sofrer de dermatite, por isso é necessário levar em consideração certas precauções na hora de realizar a limpeza diária para a saúde do seu cão.

Como e quando dar banho ao seu bulldog

A dúvida mais comum que surge quando este cão chega a nossa casa é saber como cuidar da higiene do seu bulldog. Se este for o seu caso, tome nota das seguintes orientações:

É um cão de pêlo curto com a pele muito sensível, por isso não é conveniente dar-lhe banho com muita frequência. O mais adequado é fazê-lo entre 2 e 6 vezes por ano de modo a evitar que perca os óleos essenciais. Acima de tudo, eles permitem proteger contra alergias e dermatites. 

Além disso, quando chega a hora do banho, o melhor é usar um shampoo especial para peles sensíveis e verificar se a água não está demasiado quente, de modo a evitar que se queime.

Também é importante manter uma higiene adequada nos ouvidos do seu bulldog, na medida em que é uma raça muito propensa a sofrer de otites e outras infeções de ouvidos.

Manter a higiene diária

Uma vez que não pode dar banho a este cão com tanta frequência como outras espécies, deverá ter em conta uma série de práticas de higiene habituais:

  • Limpar as dobras: deve limpar as dobras com uma toalhita ou pano quantas vezes forem necessárias, pois entre elas acumulam-se bactérias e sujidade que podem ser o foco de várias doenças.
  • Orelhas: a higiene das orelhas é fundamental para o seu bem-estar, porque o buldog pode sofrer de otites, uma doença muito comum em cães de todas as raças, mas nesta particularmente. Com efeito, os seus sintomas são desconfortáveis e muito dolorosos para eles.
  • Escovagem: embora seja um cão de pêlo curto, necessita ser escovado muitas vezes para remover o cabelo morto. Saiba que para fazê-lo eficientemente, o melhor é ter uma escova de cerdas macias para não danificar a sua pele.

Os produtos adequados para o seu bulldog

Por ser um cão muito propenso a desenvolver alergias, é necessário usar produtos específicos não só para dar-lhe banho, mas também para a sua higiene diária.

Na verdade, o mais importante é prestar atenção aos componentes com os quais são feitos. É preferível usar um shampoo e condicionador para peles sensíveis que hidratem, suavizem e protejam contra agressões externas.

Não se esqueça de aplicar uma loção especial para os ouvidos ou dar-lhe snacks para limpar a boca, prevenir o tártaro e a placa bacteriana.

Finalmente, pode evitar alergias com uma alimentação adequada. Existem rações hipoalergénicas que serão perfeitas para o seu bulldog.

Esperamos ter respondido às suas perguntas sobre como cuidar da higiene do seu bulldog e com que frequência deve dar-lhe banho. Já sabe, se o fizer corretamente, com os produtos adequados e mantiver a sua higiene diária, a sua pele estará saudável e limpa, e o seu cão, feliz. 

« Anterior

Quais são as doenças das cobaias?

Guia de cuidados essenciais para cães mini ou toy

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.