Leonberger: Dicas, cuidados e características

NomeLeonberger
OrigemAlemanha
Esperança de vida Entre 12 e 15 anos.
CoresLeonado areia, avermelhado, claro, escuro, com máscara preta
PeloLongo, direito, com subpelo denso
AlturaCães entre 72 e 80 centímetros e cadelas entre 65 e 75 centímetros.
PesoCães entre 55 e 65 quilos e cadelas entre 45 e 55 quilos
TemperamentoFiel, nobre, gentil, carinhoso, protetor
NecessidadesExercício e escovagem diária
Perfeito paraFamílias com crianças e idosos

Origem do Leonberger

O primeiro registo real da venda de um cão Leonberger aparece em 1771, uma época em que começou a ganhar tanta popularidade na Europa que até a Rainha Maria Antonieta terá tido um exemplar desta raça. 

Ainda assim, alguns historiadores afirmam que a raça teve origem por volta de 1846, quando o criador alemão Heinrich Essig adquiriu uma cadela da Terra Nova e a cruzou com um macho São Bernardo. Foram necessários mais alguns cruzamentos para chegar à raça Leonberger que conhecemos hoje, como por exemplo com um macho da montanha dos Pirinéus para conseguir o primeiro Leonberger.

Tipos de Leonberger

Embora tenha genes do Terranova e do São Bernardo, existe apenas um tipo de cão Leonberger, de cor areia ou creme e com uma mancha negra no rosto.

Cores

O pelo deste tipo de cão é leonado, avermelhado, bem como claro e escuro, e aceita todas as tonalidades de cor desde o leonado à areia. A sua máscara, localizada no seu rosto, é preta, assim como algumas áreas próximas dos dedos das patas.

Tipo de pelo

O tipo de pelo desta raça de cão é direito e comprido e pode ser ligeiramente ondulado. Além disso, tem uma crina à volta da zona do pescoço e do peito, bem como um denso subpelo. 

Carácter e comportamento do Leonberger

Embora o seu grande tamanho possa não o fazer aparecer assim, o Leonberger é um cão muito calmo e pacífico, não considerado um ladrador, apenas quando a situação o exige. Ama a sua família e o seu grupo social e não gosta de se sentir excluído.

É também um cão inteligente, normalmente utilizado para trabalhos de busca e, embora tenha uma aparência feroz, não é considerado um caçador ou predador. É desconfiado de estranhos no início, mas não é agressivo ou temeroso. Como também é utilizado como cão de guarda, não é muito propenso a fugir.

Tolera bem a solidão mas, sendo muito grande em tamanho, necessita de grandes quantidades de alimentos para reabastecer as suas reservas energéticas e pode ser considerado um cão muito ganancioso. 

Aconselhamento, formação e educação

Embora a sua natureza seja equilibrada e sociável, ele precisa de ser socializado durante os seus primeiros meses de vida para que possa aprender a comunicar calmamente com os seus pares. 

Devido à sua personalidade, espera sempre agradar ao seu dono, o que o torna muito fácil de treinar por ser afetuoso, mas firme em partes iguais. Devido à sua grande inteligência, o Leonberger pode aprender disciplina muito facilmente. 

Leonberger cachorro

Quando está a terminar a sua fase de crescimento, é necessário começar a sua rotina diária de exercício. É também nesta fase que devem começar a socializar com outros cães e humanos para se habituarem à sua companhia.

Como alimentar um Leonberger de acordo com a sua idade?

Esta raça de cão não requer uma dieta específica para o seu desenvolvimento físico e nutricional, mas deve ser alterada para uma dieta adequada à sua fase de vida, quando necessário.

Cachorro

Como em todas as raças, os cachorros Leonberger precisam de uma dieta adaptada a esta fase inicial da sua vida. A sua ração ou alimentos húmidos devem conter os níveis ótimos de vitaminas, nutrientes e gorduras necessários para um desenvolvimento físico e neurológico adequado. 

Adulto

Com cerca de um ano de idade, o cão é considerado adulto, pelo que a sua comida deve ser mudada de um alimento para cachorros para um alimento para cães adultos. Se, além disso, o cão for esterilizado, a sua comida terá de ser adaptada para cães esterilizados, bem como se sofrer de qualquer tipo de doença, intolerância ou alergia.

Sénior

Os cães senior precisam de uma dieta muito diferente da dos cães adultos. À medida que se tornam mais sedentários, os seus alimentos devem conter uma percentagem mais baixa de gordura para evitar que ganhem peso devido à falta de exercício. Se começarem a sofrer de qualquer tipo de doença ou patologia, a sua alimentação terá de abordar estes problemas de saúde.


Saúde da raça de cães Leonberger

Embora os cães Leonberger estejam geralmente de boa saúde, sendo um cão tão grande, a sua esperança de vida é reduzida em comparação com outras raças mais pequenas. 

Patologias de saúde típicas de Leonberger

Devido ao seu grande tamanho, pode sofrer de doenças relacionadas com a articulação, tais como displasia do cotovelo e da anca, bem como outras patologias como hipotiroidismo, torção gástrica canina ou polineuropatia ancestral da paralisia de leonberger.

Como prevenir as patologias acima referidas

A prevenção é vital para evitar, na medida do possível, que o cão sofra de qualquer uma destas doenças. Um controlo veterinário uma vez por ano confirmará se é provável que o cão comece a sofrer de alguma destas doenças e remedá-las o mais rapidamente possível.

Cuidados com o Leonberger

Este cão não necessita de cuidados específicos para estar saudável e em forma. Um check-up veterinário anual e uma mudança de alimentos quando necessário será suficiente.

Pelo

Com pelo comprido, a escovagem regular é ideal para evitar nós e emaranhados e para manter o pelo brilhante, saudável e lustroso.

Pele

É importante verificar a sua pele sempre que regressa de um passeio na natureza para se certificar de que não apanhou um parasita que possa pôr em perigo a sua saúde. 

Outros (olhos, ouvidos)

Manter os seus ouvidos e olhos saudáveis, limpando-os regularmente para evitar que fiquem com otite ou conjuntivite. Basta usar gaze esterilizada e uma solução auricular ou ocular ou, na sua falta, água destilada ou solução salina e limpar bem a área, mas com cuidado, pois são muito delicadas.


Adoção de um Leonberger

Os cães Leonberger não são muito conhecidos em Espanha, pelo que pode ser difícil adotá-los. No entanto, se procuras um cão de raça gigante, perfeito para proteção e muito calmo, com certeza encontrarás um mastim que poderás adotar sem qualquer problema. Esta raça de cão é muito comum de encontrar em abrigos, por isso se já decidiste dar uma segunda oportunidade a um cão gigante, o mastim será o ideal para ti. Verás o quanto vais gostar!


Lembra-te que no website da Tiendanimal e nas nossas lojas físicas podes encontrar todos os acessórios de que necessitas para começar a viver com um cão. Além disso, a nossa vasta seleção de alimentos irá assegurar que o teu companheiro peludo tenha tudo o que precisa. 

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Cortes de pelo para Yorkshire

Cortes de pelo para um cão de água espanhol

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.