Mastim Espanhol: conselhos, cuidados e características

,


Nome:Mastim espanhol, mastim leonês, mastim da Extremadura.
Origem:Espanha.
Esperança de vida:12-14 anos.
Cor:Branco, preto, tigrado.
Pelo:Curto, liso, arbustivo.
Tamanho:Gigante.
Altura:70-80 cm.
Peso:50-90kg.
Temperamento:Equilibrado, Calmo, Afetuoso.
Requisitos:Escovagem regular, limpeza dos ouvidos, muito espaço.
Competências:Cão de guarda, protetor do gado, companheiro fiel.
Ideal para:Famílias com crianças, pessoas que querem um cão leal e protetor, proprietários de casas com muito espaço exterior.

Características gerais do Mastim Espanhol

Características do Mastim Espanhol

O Mastim Espanhol é um cão de grande porte com um aspeto majestoso que o distingue das outras raças. O seu aspeto impressionante e o seu temperamento equilibrado fazem dele o cão preferido de quem procura um companheiro de confiança. O Mastim Espanhol é conhecido pela sua forte musculatura e pelo solto, que forma pregas no corpo e lhe confere um aspeto distinto.

Descubra a sua história e as suas origens

O Mastim Espanhol é uma raça canina que está associada a Espanha há mais de 1000 anos, e acredita-se que a sua chegada ao país se deveu à passagem de civilizações como os romanos e os fenícios. 

No entanto, não existem registos oficiais da presença do Mastim Espanhol na Península Ibérica até 1237, quando foi fundada a Mesta (organização de criadores de gado de Castela e Leão). Desde então, esta raça canina foi utilizada para a criação de gado nas propriedades, que também guardava devido às suas características físicas.

Merece especial destaque o seu papel de pastor itinerante em Espanha, ao longo das rotas do gado real de norte a sul, cuidando do gado e protegendo-o de predadores como os lobos. 

O Mastim Espanhol foi então parar às casas das famílias espanholas, onde continua a ser um guardião e um excelente animal de estimação.

Tipos de Mastim Espanhol

As diferentes variedades do Mastim Espanhol podem ser atribuídas à paleta de cores do seu pelo. 

Estas são as diferentes cores que o pelo do Mastim Espanhol pode ter:

  • Mastim Espanhol Branco: Esta é uma das cores mais marcantes da raça, dando à conformação um aspeto radiante.
  • Mastim Espanhol Preto: Esta cor escura confere à raça um aspeto ainda mais impressionante.
  • Mastim Espanhol Tigrado: Este padrão de cor pode combinar tons amarelos e avermelhados com manchas escuras.

Etapa de cachorro do Mastim Espanhol

Desde muito cedo, o pequeno Mastim Espanhol caracteriza-se por ser muito afetuoso para com a sua família adotiva, recebendo dela inúmeras manifestações de carinho. Por essa mesma razão, não gosta de passar muito tempo sem estar em contacto com a sua família.

Outra caraterística importante desta raça de cão é a sua calma, que só começa a manifestar-se na idade adulta. Até lá, o cachorro Mastim Espanhol caracteriza-se por ser brincalhão e um pouco indisciplinado. Nestes casos, é realmente benéfico oferecer-lhes uma série de atividades que estimulem tanto o olfato como o intelecto.

No entanto, o cachorro Mastim Espanhol deve ser bem treinado para conhecer as regras da casa e controlar a sua força. 

Fotografia de um cachorro bebé da raça Mastim Espanhol

O carácter do Mastim Espanhol

Uma das características mais marcantes desta raça é a sua natureza calma e gentil. Apesar da sua aparência intimidante, são cães extremamente leais e afetuosos, especialmente para com as suas famílias.

O Mastim Espanhol é um cão de guarda por natureza, o que o torna um excelente guardião do lar. O seu instinto protetor em relação à família é uma das razões pelas quais é tão popular em muitas partes do mundo.

É importante que o Mastim Espanhol seja devidamente socializado para que possa interagir com outras pessoas e animais de estimação de uma forma saudável. É importante lembrar que esta raça de cão pode ser um pouco teimosa e difícil de motivar, por isso é importante treiná-la para evitar certos comportamentos. 

Para o treino do Mastim Espanhol, que também deve ser positivo, pode aproveitar-se da sua gula, oferecendo-lhe guloseimas para que ele obedeça às ordens que lhe são dadas. É claro que se deve garantir sempre uma alimentação equilibrada, pois o cão tem tendência a ganhar peso. 

Outro fator a ter em conta no treino é o conhecimento de como reforçar a capacidade do Mastim Espanhol como cão de trabalho. Desta forma, e através de diferentes técnicas de treino, é possível desenvolver a capacidade do Mastim Espanhol para realizar tarefas de pastoreio ou de guarda, entre outras.

Qual é a melhor alimentação?

A alimentação é uma parte importante dos cuidados a ter com um Mastim Espanhol e, tal como acontece com outras raças, deve ser adaptada à respetiva fase da vida. Afinal de contas, as suas necessidades nutricionais enquanto cachorro, adulto e sénior são diferentes.

Dado o seu tamanho e rápido crescimento, é importante fornecer-lhes uma dieta adequada para satisfazer as suas necessidades nutricionais. Os mastins espanhóis precisam de uma dieta rica em proteínas de alta qualidade para promover o desenvolvimento muscular e ósseo. É igualmente importante controlar a ingestão de calorias para evitar a obesidade, que pode exercer pressão sobre as articulações.


Carácter do Mastim Espanhol

Saúde

A saúde do seu Mastim Espanhol é uma prioridade e é importante que esteja ciente das possíveis doenças que podem afetar esta raça.

  • Apesar da sua robustez, o Mastim Espanhol pode sofrer de várias doenças, como a displasia da anca, que provoca problemas de movimento. Por este motivo, para além da administração de condroprotetores para fortalecer as articulações, é necessário visitar o veterinário para acompanhar a evolução da própria doença. 
  • Para além desta patologia, é também de referir a obesidade, a que esta raça canina é propensa devido à sua já referida gula. O aumento drástico de peso também pode agravar a displasia da anca do Mastim Espanhol. Por isso, tanto uma dieta equilibrada como uma boa rotina de exercício para combater o sedentarismo são de grande utilidade para prevenir ou tratar esta doença.
  • Outro problema de saúde de que o Mastim Espanhol pode sofrer é o entrópio, em que o bordo da pálpebra se dobra para dentro em direção ao globo ocular, causando irritação e danos na córnea. Nos piores casos, o animal pode ter dificuldade em abrir o olho afetado e pode mesmo perder a visão
  • Por último, mas não menos importante, o Mastim Espanhol deve receber tempo e atenção, uma vez que é uma raça dócil e complacente. Por isso, se não receber afeto suficiente, pode desenvolver perturbações psicológicas, como a depressão.

Cuidados essenciais

O Mastim Espanhol não é uma raça de cão que exija cuidados muito básicos. Só deve ser dada atenção aos seguintes aspetos:

  • O pelo deve ser escovado duas vezes por semana para reduzir a queda e mantê-lo livre de parasitas. Um banho por mês também é suficiente para manter o Mastim Espanhol limpo. 
  • Outro aspeto a ter em conta durante os cuidados é a limpeza das orelhas, que deve ser vigiada para evitar possíveis infeções devido à sua queda.
  • Apesar do seu tamanho, estes cães precisam de exercício diário para se manterem em forma e saudáveis. Passeios regulares e brincadeiras são essenciais.
  • Se for confrontado com diferentes situações e pessoas desde tenra idade, pode tornar-se num cão bem sociável.
  • Marque visitas regulares ao veterinário para se certificar de que o seu Mastim Espanhol tem as vacinas e os exames de saúde em dia.

Adotar um Mastim Espanhol

Depois de conhecer este cão impressionante, cuja aparência robusta nada tem a ver com o seu carácter adorável, é normal que pense em adotar um Mastim Espanhol. 

No entanto, não se deve esquecer que esta é uma raça de cão que precisa de ser bem treinada para controlar a sua força e que também precisa de espaço para se desenvolver bem.

O Mastim Espanhol é um companheiro leal e protetor, ideal para famílias com crianças e para donos que procuram segurança no seu lar. Antes de decidir adotar um, deve considerar as suas necessidades e certificar-se de que pode prestar-lhe os cuidados adequados.

Com o empenho certo, este cão majestoso tornar-se-á um amigo fiel para toda a vida!

Perguntas frequentes sobre a raça

Os mastins espanhóis são bons cães de guarda?

Sim, os Mastins Espanhóis têm um instinto protetor inato e são excelentes cães de guarda. A sua simples presença é muitas vezes suficiente para dissuadir os intrusos.

De quanto exercício necessita esta raça?

Estes cães precisam de exercício diário, mas não são cães extremamente ativos. Alguns passeios por dia e brincadeiras no jardim são normalmente suficientes.

Estes cães são fáceis de treinar?

Os mastins espanhóis são inteligentes, mas podem ser um pouco teimosos. A socialização e o treino desde tenra idade são fundamentais para um cão bem educado.

Qual é a diferença entre o Mastim Leonês e o Mastim da Estremadura?

A principal diferença reside no seu local de origem e em certas características físicas. O Mastim Leonês é originário de Leão e tem um pelo mais grosso, enquanto o Mastim da Estremadura é originário da Extremadura e tem um pelo mais curto.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

O que é que um pastor alemão come? Dieta e melhores rações

Quantas horas dorme um cão?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.