Mastim espanhol: Conselhos, cuidados e características

Nome Mastim espanhol
OrigemEspanha 
Expectativa de vida 12-14 anos 
Cores Branco, preto, tigrado
Pelo Curto, liso, denso 
Tamanho Gigante 
Altura 70-80 cm 
Peso 50-90 kg 
Temperamento Equilibrado, tranquilo, carinhoso 
Necessidades Escovação regular, limpeza de orelhas, muito espaço

Procedência e história do Mastim espanhol 

O Mastim Espanhol é uma raça de cão que é associada à Espanha há mais de 1000 anos, e acredita-se que a sua chegada a este país foi motivada pelo passar de civilizações como a romana e a fenícia.

No entanto, até o ano 1237, data em que se fundou a Mesta (organização de pecuaristas de Castilla e León), não se tem nenhum registo oficial sobre a presença do Mastim Espanhol na Península Ibérica. Desde então, e dada à sua forma física, esta raça de cão foi utilizada para as atividades pecuárias em locais rurais que também vigiava.

É importante destacar o seu papel como pastor por toda a Espanha através de vias pecuárias reais que se cruzam de norte a sul, por onde guiavam o gado e o defendia de predadores como os lobos.

Posteriormente, o Mastim Espanhol passou aos lares das famílias espanholas onde até hoje em dia continua a atuar como guardião, além de ser um excelente animal de companhia.

Tipos de Mastim Espanhol 

As variedades de Mastim Espanhol giram em torno da gama de cores que a sua pelagem apresenta.

Cores  

Estas são as diferentes cores que pode apresentar a pelagem do Mastim Espanhol:

  • Mastim espanhol branco: é uma das cores mais chamativas da raça, pois brinda um aspeto brilhante ao seu físico.
  • Mastim espanhol preto: este tom escuro confere à raça uma aparência ainda mais imponente.
  • Mastim espanhol tigrado: este padrão de cor pode reunir tons amarelados e avermelhados junto com manchas escuras.

O cachorro de Mastim Espanhol 

Desde novo, o Mastim Espanhol bebê se caracteriza por ser muito afetuoso com a sua família adotiva. Por esta mesma razão, não gosta de passar muito tempo sem estar em contato com seus entes queridos.

Outro dos traços principais desta raça de cão é a sua tranquilidade, caráter que começa a se manifestar uma vez que já é adulto. Até então, o Mastim Espanhol bebê se destaca por ser brincalhão e um pouco revoltado. De facto, para este tipo de casos é benéfico que ofereças uma série de atividades que estimulem tanto o seu olfato quanto o seu intelecto.


Com tudo isso, o Mastim espanhol bebê precisa receber um bom adestramento para conhecer as regras da casa e para controlar a sua força.


Caráter da raça 

Além das características antes mencionadas, o Mastim Espanhol se destaca por ser um cão guardião perfeito. Por isso tem uma tendência a latir quando deteta qualquer anomalia na rotina diária do lar.

O Mastim espanhol é um cão agressivo? 

O primeiro que precisamos esclarecer é que não existem cães agressivos por natureza, o seu comportamento depende do adestramento que receber. Por isso, para se relacionar de forma saudável com outras pessoas e animais de estimação, é importante que o Mastim Espanhol seja socializado de forma adequada.

Devemos lembrar que esta raça de cão pode chegar a ser muito teimosa e difícil de motivar, por isso educá-lo vai ser fundamental para evitar determinadas condutas.

Para o adestramento do Mastim espanhol, que deve ser positivo, podes recorrer à sua gula a oferecer prémios cada vez que obedecer às ordens que lhe forem dadas. Isso sim, sempre é preciso cuidar para que a sua alimentação seja equilibrada, visto que tem tendência a engordar.

Outro fator que deve considerar para a sua educação é saber potencializar as habilidades do Mastim espanhol como cão de trabalho. Desta forma, e através de diferentes técnicas de adestramento, podem ser desenvolvidas as capacidades do Mastim espanhol de trabalho com o objetivo de realizar funções de pastoreio ou de vigilância, entre outras.

Saúde do Mastim espanhol 

Apesar da sua robustez, o Mastim Espanhol pode ser afetado por diferentes doenças como a displasia de quadril, que causa problemas de mobilidade. Para isso, além da administração de condroprotetores que reforcem as suas articulações, é necessário contar com um veterinário para vigiar a evolução da patologia.


Junto com esta patologia, é preciso mencionar a obesidade à qual esta raça de cão é propensa dada a sua gula anteriormente mencionada. E se subir muito drasticamente de peso, a displasia de quadril do Mastim Espanhol também pode piorar. Por isso, uma alimentação equilibrada e uma boa rotina de exercício que combata o sedentarismo são tão benéficas para evitar ou tratar esta doença.

Outro problema de saúde que pode sofrer o Mastim Espanhol é o entropion, que se produz quando a borda da pálpebra se dobra para o interior do globo ocular, causando irritação e dano na córnea. Em casos piores, o animal pode encontrar dificuldades para abrir o olho afetado e inclusive pode chegar a perder a visão.

Por último, mas não menos importante, é preciso dedicar tempo e atenção ao Mastim espanhol e ter em conta que se trata de uma raça muito dócil e complacente. Assim, se não receber suficiente carinho, pode desenvolver transtornos psicológicos como a depressão.

Cuidados típicos da raça 

O Mastim espanhol não é uma raça de cão que requer muitos cuidados básicos. Somente deves prestar atenção aos seguintes aspetos:

Pelo 

A sua pelagem requer uma escovação duas vezes por semana para diminuir a queda, além de mantê-lo limpo de parasitas. Da mesma forma, um banho por mês é suficiente para manter o Mastim espanhol limpo.

Orelhas 

Outro aspeto a considerar para o cuidado é a limpeza de ouvidos que, por serem pendentes, requerem supervisão para evitar possíveis infeções.


Qual é a melhor alimentação para o Mastim espanhol?

Como ocorre com outras raças de cão, a alimentação do Mastim Espanhol deve se adaptar à etapa de vida na qual se encontre. Afinal, as necessidades nutricionais que tem quando cachorro, adulto e sénior são diferentes.

Etapa de cachorro  

Para o Mastim espanhol bebê o melhor é uma ração específica para cachorros do seu tamanho, que garanta que cresça e se desenvolva de forma ótima, algo fundamental neste caso dado o seu imponente aspeto físico.

Etapa adulta  

Já adulto, o Mastim Espanhol precisa de uma dieta que ofereça os principais grupos de nutrientes de forma equilibrada sem que por isso aumente de peso. Dessa forma, é importante dividir as porções em três diárias. Assim minimiza-se o risco de sofrer obesidade.

Etapa sénior  

O Mastim espanhol sénior requer um alimento que satisfaça as suas necessidades de energia, mas considerando que a sua atividade física diminui com a idade.


Adoção de um Mastim espanhol 

Depois de conhecer este impressionante cão cuja robusta aparência física não tem nada a ver com o seu doce caráter, é normal que penses em adotar um Mastim espanhol.

No entanto, é importante lembrar que se trata se uma raça de cão que deve receber uma boa educação para controlar a sua força e que, além disso, requer espaço para se desenvolver de forma confortável.

Caso cumpra com estas condições, Tiendanimal incentiva-te a buscar um Mastim espanhol entre as diferentes protetoras animais ao longo de Portugal. 

Lembra que na Tiendanimal podes encontrar todos os produtos necessários para cuidar devidamente do teu Mastim espanhol.


Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Scottish Fold: Conselhos, cuidados e características

Dogue de Bordeaux: Conselhos, cuidados e características

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.