Quanto tempo dorme um cão?

O teu cão passa grande parte do dia a dormir? De certeza já te perguntaste se é normal que durma tanto tempo ou se deveria ser mais ativo. Mas também pode acontecer o contrário, que penses que o teu cão dorme poucas horas.

A seguir vamos explicar tudo o que precisas saber sobre o sono dos cães e quais fatores devemos ter em conta.

Quantas horas dorme um cão?

Os cães podem dormir entre 12 e 20 horas por dia. Alguns dos fatores que influenciam nas horas de sono são a sua idade, o nível de atividade e o seu estilo de vida. Mas também podem acontecer variações segundo o caráter do cão, ou até mesmo entre uma raça e outra. Assim como acontece com as pessoas, há cães mais preguiçosos e sedentários e outros mais enérgicos, e isto influencia muito também em quanto tempo dormem.

A época do ano também tem muito a ver com o tempo de descanso. Quando faz frio os cães costumam dormir mais tempo; têm menos vontade de passear e preferem ficar na sua cama quentinhos. Por outro lado, os meses de calor influenciam no sono de forma contrária: acordam mais vezes pelo calor, bebem muita água pela noite, não ficam muito tempo na sua casa e se deitam no chão à procura de um cantinho mais fresco, etc.

O tempo de descanso de um cão também pode aumentar nos dias que realiza exercício físico, quando há visitas em casa e estão nervosos ou depois de uma longa viagem de carro.

Quanto tempo dorme um cachorro?

Quanto mais novo for o cão, mais tempo passará a dormir. As horas de sono diminuem de forma gradual à medida que crescer.

Um cão recém-nascido precisa dormir muito tempo para crescer saudável e forte. Os três primeiros meses de vida os cachorros dormem uma média de 20 hora por dia. Este descanso não só é fundamental para o crescimento, mas também para a aprendizagem e a memória.

Se o teu cachorro dorme mais de 20 e percebes que o tempo que está acordado está com pouca energia, deves ir imediatamente ao veterinário para descartar que se trate de alguma doença.

Quanto tempo dorme um cão adulto?

A partir dos 3 meses, os cachorros diminuirão as suas horas de sono até dormir entre 12 e 14 horas. Normalmente dormirão aproximadamente 8 horas pela noite e o restante ao longo do dia, em forma de pequenas sonecas.

E um cão idoso?

À medida que o cão envelhece, aumentam as suas horas de sono. Ficam menos ativos e muito mais tranquilos, dormem aproximadamente 18 horas diárias (às vezes até mais).

Porque os cães dormem tanto?

Um bom descanso é imprescindível para a saúde e para o cérebro. Os cães precisam recarregar as energias de tudo o que aconteceu ao longo do dia.

Assim como nós, têm diferentes fases do sono e também têm pesadelos.

Sono leve

Nesta fase os cães estão alertas e acordam facilmente se houver barulho perto deles. Coincide com as sonecas ao longo do dia.

Sono profundo

Esta fase acontece quando dormem pela noite. É quando estão profundamente dormidos e têm sonhos ou pesadelos. Em ocasiões mexem as suas patas, o rabo, choram ou fazem barulhinhos. Não deves acordá-los de forma brusca, já que poderias assustá-los.

« Anterior

Podemos dar banho nos hamsters?

Como elaborar um champô caseiro para cães

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.