Quantas horas dorme um cão?

,

O seu cão dorme a maior parte do dia? Provavelmente já se questionou se é normal ele dormir tanto tempo ou se deveria ser mais ativo. Mas o contrário também pode ser verdade: pode pensar que ele não está a dormir o suficiente.

Dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre o sono dos cães e quais os fatores a ter em conta.

E também, não perca este artigo sobre o sono dos cães, onde lhe damos as melhores dicas para melhorar o seu descanso. Tome nota!

Quantas horas por dia dorme um cão?

Os cães podem dormir entre 12 e 20 horas por dia.

Este tempo pode variar consoante a fase da vida em que se encontrem:

Quanto tempo dorme um cachorro?

Quanto mais pequeno é o cão, mais tempo passa a dormir.

À medida que o cão envelhece, o tempo que passa a dormir diminui gradualmente.

Um cão recém-nascido precisa de dormir bastante para crescer saudável e forte. Durante os primeiros três meses, os cachorros dormem uma média de 20 horas por dia. Este descanso é importante não só para o crescimento, mas também para a aprendizagem e a memória.

Se o seu cachorro dormir mais de 20 horas e notar que ele não se concentra durante o tempo em que está acordado, deve levá-lo ao veterinário para excluir qualquer doença.

Quanto tempo dorme um cão adulto?

A partir dos 3 meses de idade, os cachorros reduzem gradualmente o seu tempo de sono para 12 a 14 horas. Normalmente, dormem cerca de 8 horas à noite e o resto durante o dia sob a forma de sestas curtas.

Quanto tempo dorme um cão idoso?

À medida que os cães envelhecem, o seu tempo de sono aumenta. Tornam-se menos ativos e muito mais calmos, dormindo cerca de 18 horas por dia (por vezes até mais).

Recomendamos que dê uma vista de olhos no nosso próximo artigo para saber mais sobre as alterações comportamentais em cães idosos.

Fatores que influenciam a quantidade de sono do seu cão

Alguns dos fatores que afetam as suas horas de sono são a idade, o nível de atividade e o estilo de vida. Mas também pode haver diferenças em função do seu carácter ou mesmo de raça para raça.

Tal como acontece com os humanos, há cães que são mais preguiçosos ou sedentários e outros que são mais enérgicos, o que também tem um grande impacto na quantidade de tempo que um cão dorme.

A época do ano também tem muito a ver com o tempo de repouso. Quando está frio, os cães tendem a dormir mais tempo; são menos propensos a fazer exercício e a passear e preferem manter-se quentes na sua cama. Os meses mais quentes, por outro lado, têm o efeito oposto no seu sono: acordam mais vezes por causa do calor, saem à noite para beber água, saem da cama e deitam-se no chão para encontrar uma temperatura mais fresca, etc.

O período de repouso do cão pode também ser prolongado em dias de maior atividade física, quando há visitas em casa e ele está nervoso, ou após uma longa viagem de carro.

Fatores que influenciam as horas de sono do seu cão:
Idade
Nível de atividade
Estilo de vida
Carácter individual
Raça
Época do ano
Exercício físico
Eventos stressantes, como visitas ao domicílio ou viagens longas
É essencial garantir que o seu amigo peludo tenha um local confortável para descansar. Convidamo-lo a ler o nosso artigo sobre tipos de camas e como escolher a melhor para o seu cão.

Porque é que os cães dormem tanto?

Os cães dormem muito devido a necessidades fisiológicas essenciais ao seu bem-estar. Este comportamento é baseado na sua biologia, sendo mais pronunciado nos cachorros para apoiar o seu crescimento e aprendizagem. Além disso, o sono desempenha um papel importante na consolidação da memória, na reposição de energia e na regulação da temperatura, adaptando-se a fatores individuais como o nível de atividade e o estado geral de saúde.

Por conseguinte, o ambiente, as condições climáticas e a atenção às necessidades individuais são essenciais para garantir um descanso adequado. Proporcionar um espaço confortável e ter em conta a variabilidade das horas de sono em função da idade e das características individuais contribui para manter a saúde e a felicidade dos nossos fiéis companheiros caninos.

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos que podem ser do seu interesse:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Mastim Espanhol: conselhos, cuidados e características

Como começar a praticar canicross com o seu cão? Dicas e o que é necessário

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.