Tudo o que precisas de saber para praticar canicross com o teu cão

É cada vez mais comum ver pessoas a praticar desporto acompanhadas pelos seus cães. Esta atividade chama-se Canicross e, embora só seja praticada em Espanha há cerca de 20 anos, é uma disciplina altamente reconhecida e mesmo federada em toda a Europa. 

Se estás a pensar fazer desporto com o teu cão e não sabes por onde começar, o canicross é um bom exercício para iniciar juntos a vossa rotina desportiva. Continua a ler para saberes o que é o canicross e o que ter em mente para evitar lesões, tanto para ti como para o teu animal de estimação. Estás preparado?

O que é o canicross?

O Canicross é uma disciplina desportiva na qual uma pessoa participa juntamente com um cão, unido por meio de um arnês especial. Este desporto consiste em correres na companhia do teu animal de estimação, que se exercita ao mesmo tempo que tu e vai motivar-te a não parar. 

É praticado principalmente em terra, embora também possa ser praticado em relva ou neve, requerendo sapatos de neve ou um sapato especial para exercício nestas últimas condições.

Esta atividade é ideal se praticas desporto numa base regular e o teu cão precisar de uma grande dose de atividade física diária. Além disso, como é ao ar livre, não é preciso investires muito dinheiro, basta arranjares um arnês especial. Se também gostas de desfrutar da natureza na companhia do teu melhor amigo, estarás a tirar partido de ambos os passatempos num só.


Como praticar canicross com o teu cão?

Como mencionado acima, tudo o que precisas é de um arnês especial para canicross e, claro, o teu cão deve ter um alto nível de energia e atividade e gostar de correr, bem como o equipamento desportivo apropriado para este tipo de desporto.

Embora pareça uma atividade muito simples, é necessário ter em conta uma série de fatores para a poder fazer. Nem todos os cães podem fazer canicross, e não se pode simplesmente correr em qualquer sítio. Alguns dos requisitos são:

  • O cão deve ter mais de 1 ano de idade e estar em boas condições físicas. Para que o cão possa competir, deve ter passado um controlo veterinário prévio.
  • Evitar correr em locais com muita gente ou em estradas. 
  • Não correr a altas temperaturas.
  • Não correr com cães que sejam demasiado pequenos ou demasiado grandes, pois podem puxar demasiado por ti.
  • Evitar exercícios com cães braquicefálicos, tais como Boxers, Bulldogs ou Pugs.
  • Se o cão tiver problemas de comportamento, amordaçe o cão.

Mais importante ainda, está sempre atento à saúde do teu cão. Se sentires que ele não se sente bem durante a atividade, a melhor coisa a fazer é parares para descansar ou parares completamente o exercício.

É possível fazer canicross com cães pequenos?

O objetivo deste desporto canino é praticares exercício juntamente com o cão enquanto este te puxa pela trela, forçando-te a continuar a correr. Portanto, os cães pequenos não são adequados para esta atividade, não só porque não são fisicamente capazes de te puxar, mas também porque pode ser um exercício muito duro para eles e mais prejudicial do que benéfico.

No entanto, se quiseres simplesmente correr com o teu cão, sem que ele te puxe, podes fazê-lo sem qualquer problema com um cão de raça pequena, desde que seja uma atividade que o teu cão também goste e nunca o obrigues a fazê-lo.

É possível praticar canicross com dois cães?

É possível praticar canicross com dois cães, de facto existem arneses com duas trelas para levar a cabo esta prática. 

Neste caso, deves ter mais cuidado, uma vez que dois cães puxam mais do que um. No entanto, se eles tendem a ir ao mesmo ritmo, isto não deve ser um problema.

Vantagens de praticar o canicross com o teu cão

Para além da principal vantagem do canicross, a de praticares exercício e exercitares o teu cão, há aspetos mais positivos em dar uma corrida com o teu cão.

Partilhar atividades com o teu cão cria uma ligação mais forte entre os dois, o que é evidente neste desporto. Também é adequado para todos e não precisas de ser muito forte fisicamente, basta ir ao ritmo do teu cão.

O investimento económico para realizar este tipo de atividade é muito baixo, por isso podes experimentá-lo e, se não estiveres convencido, deixar de o praticar sem teres de gastar muito dinheiro.

Talvez as necessidades físicas do teu cão sejam uma boa desculpa para te forçar a sair e a fazer algum desporto tu também!

O que precisas para ir correr com o teu cão?

Como acabámos de mencionar, a única coisa que precisas para praticar canicross é um arnês específico e equipamento desportivo, tal como sapatos de corrida. Tem em mente que os arneses têm de ser específicos para este tipo de atividade, pois os arneses normais podem magoar-vos e não têm apoio para as tuas costas e cintura, bem como reforços para os arreios do cão.

E, mais importante e essencial, precisas de ter um animal de estimação que esteja disposto a correr ao teu lado. Lembra-te de estar sempre atento à saúde do teu animal de estimação e levar uma garrafa de água para ti e para o teu animal de estimação. Deixa-o fazer as suas necessidades primeiro e depois começa a correr – ninguém vos vai parar!


Se quiseres experimentar o canicross, na web e nas lojas físicas da Tiendanimal tens muitos modelos de arneses especiais para canicross. Além disso, também encontrarás outros artigos necessários, tais como garrafas de água e bebedouros portáteis, bem como sacos para recolher o seu cocó. Oh, e não te esqueças de o recompensar com uma guloseima ou um snack por ser um bom cão – ele vai querer correr o tempo todo!

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Mastim Tibetano: Conselhos, cuidados e características

Como adotar um gato? Passo a passo para acolher o novo membro

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.

Natal