Como começar a praticar canicross com o seu cão? Dicas e o que é necessário

,

Na Tiendanimal, sabemos que cada vez mais pessoas optam por fazer exercício com os seus cães. Já ouviu falar de canicross? Esta atividade emocionante, que ganhou popularidade nos últimos 20 anos em Espanha e está federada em toda a Europa, permite-lhe desfrutar do desporto na companhia do seu fiel amigo.

Se está pronto para dar o primeiro passo nesta aventura conjunta, continue a ler para saber o que é o canicross e obter dicas para começar da melhor forma possível.

O que é o canicross?

O canicross é um desporto em que uma pessoa participa juntamente com um cão, unidos através de um arnês especial e uma trela elástica. Neste desporto, corre com o seu animal de estimação, que treina consigo ao mesmo tempo e o motiva a não parar. 

É praticado principalmente em terra, mas também pode ser praticado na relva ou na neve, sendo necessário o uso de raquetes de neve ou de calçado especial para estas últimas condições.

Esta atividade é ideal se fizer exercício regularmente e se o seu cão precisar de uma grande dose de exercício todos os dias. E como se trata de uma atividade ao ar livre, não é necessário investir muito dinheiro, basta comprar um arnês especial. Se também gosta de desfrutar do ar livre com o seu melhor amigo, pode desfrutar de ambos os passatempos ao mesmo tempo.

Vantagens do treino de canicross com o seu cão

Mas quais são os benefícios do canicross? São muitos! Para começar, é uma ótima forma de manter a forma, tanto para si como para o seu cão. Ajuda a fortalecer os músculos, melhora a resistência cardiovascular e liberta o stress acumulado. E não esqueçamos a diversão e a aventura que oferece!

Para além disso, o canicross tem mais aspetos positivos:

  • Fazer atividades em conjunto com o seu cão cria uma ligação mais forte entre os dois, o que é evidente neste desporto.
  • Também é adequado para todos e não precisa de ser fisicamente forte, basta ir ao ritmo do seu cão.
  • O custo financeiro deste tipo de atividade é muito baixo, pelo que pode experimentá-lo e, se não ficar convencido, voltar a desistir sem ter de gastar muito dinheiro.

Talvez as necessidades físicas do seu cão sejam uma boa desculpa para o obrigar a fazer exercício!

Recomendamos que dê uma vista de olhos ao nosso artigo sobre caminhadas com cães. Outra atividade ao ar livre perfeita para desfrutar da natureza com o seu melhor amigo!

Como começar a praticar canicross?

Embora pareça uma atividade muito simples, há uma série de fatores que devem ser considerados para a realizar. Nem todos os cães podem fazer canicross e não se pode correr para qualquer lado. Alguns dos requisitos são:

  • Para começar o canicross, é claro, é necessário que o seu cão tenha um alto nível de energia e de atividade e que goste de correr.
  • O cão deve ter mais de 1 ano de idade e estar em boas condições físicas. Se o cão for participar num concurso, deve ter sido submetido a um exame veterinário prévio.
  • Comece com distâncias curtas e aumente gradualmente. Ouça os sinais do seu cão e ajuste o ritmo de acordo com as suas necessidades.
  • Ter o equipamento adequado para este tipo de desporto. Invista num arnês especial para o seu cão e numa trela ou trela elástica para o proteger de solavancos repentinos. Para si, é importante usar um cinto especificamente concebido para o canicross. Este equipamento proporciona-lhe conforto e segurança quando corre com o seu cão.

  • Evitar correr em locais com muita gente ou nas ruas. 
  • Não correr com temperaturas elevadas.
  • Não corra com cães demasiado pequenos ou demasiado grandes, pois podem puxá-lo demasiado.
  • Evitar treinar com cães braquicefálicos, como os Boxer, os Bulldog ou os Pugs.
  • Se o cão apresentar um comportamento problemático, deve ser-lhe colocado um açaime.
O mais importante é que esteja sempre atento à saúde do seu cão. Se tiver a sensação de que ele não se está a sentir bem durante a atividade, é melhor fazer uma pausa ou parar para descansar ou deixar de fazer o exercício.

É possível fazer canicross com cães pequenos?

Este desporto canino consiste em fazer exercício com o seu cão enquanto ele o puxa pela trela e o obriga a continuar a andar. Os cães pequenos não são, portanto, adequados para esta atividade, não só porque não são fisicamente capazes de o puxar, mas também porque pode ser um exercício muito extenuante para eles e pode fazer mais mal do que bem.

No entanto, se quiser apenas passear com o seu cão sem que ele o puxe, pode fazê-lo com um cão pequeno sem qualquer problema, desde que seja uma atividade de que o seu cão também goste e que não o obrigue a fazê-la.

É possível fazer canicross com dois cães?

É possível fazer canicross com dois cães, existem mesmo arneses com duas trelas para o praticar. 

Neste caso, é preciso ter um pouco mais de cuidado, pois dois cães puxam mais do que um. Mas se eles tendem a andar ao mesmo ritmo, isso não deve ser um problema.

O que é necessário para correr com o seu cão?

Como acabámos de referir, o que é necessário para o canicross é um arnês específico que distribua a força uniformemente e forneça um apoio adequado. Juntamente com uma trela elástica que absorve a tração e um cinto de corrida para proporcionar estabilidade e conforto durante a atividade.

Note-se que o arnês deve ser específico para este tipo de atividade, uma vez que os normais podem magoar-nos e não têm apoio para as costas e a cintura, bem como reforços para o arnês do cão.

Lembre-se de estar sempre atento à saúde do seu animal e leve uma garrafa de água para si e um bebedouro portátil para o seu animal.


Não se esqueça de levar um documento de identificação para si e para o seu cão em caso de qualquer eventualidade durante a corrida. É igualmente aconselhável levar consigo um telemóvel para o caso de ser necessário pedir ajuda em caso de emergência.

E o mais importante é que tem um animal de estimação pronto para andar ao seu lado. Deixe-o fazer as suas necessidades primeiro e depois comece a correr. Ninguém os vai parar!

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos que podem ser do seu interesse:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Quantas horas dorme um cão?

10 dicas para fotografar animais de estimação

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.