10 dicas para fotografar animais de estimação

Já alguma vez pensou em como captar os momentos adoráveis dos seus amigos peludos em fotografias perfeitas? Aqui estão algumas dicas de fotografia para o ajudar a imortalizar os seus cães ou gatos da melhor forma possível. Por isso, prepare-se para encher a sua galeria de fotografias com memórias inesquecíveis!

Conheça o seu modelo

Dicas para fotografar o seu gato

Antes de começar a tirar fotografias, deve dedicar algum tempo a compreender a personalidade do seu companheiro de quatro patas. Por exemplo, se tiver um cão enérgico, tente captar momentos de brincadeira e atividade. Se tiver um gato curioso, concentre-se em captar as suas expressões enquanto explora novos locais.

A luz natural é fundamental

A luz certa pode fazer maravilhas pelas suas fotografias. Escolha a luz natural sempre que possível. Por exemplo, se estiver a fotografar o seu cão ao ar livre, escolha um dia de sol para realçar o pelo e as expressões faciais. Para os gatos, pode escolher uma luz suave que entre por uma janela para realçar os pormenores.

Coloque-se à sua altura

Agache-se e coloque-se ao mesmo nível dos seus animais! Isto cria um contacto visual mais direto e faz com que as suas características faciais sobressaiam mais na fotografia. Se estiver a fotografar o seu amigo peludo a brincar, sente-se ou agache-se para captar a sua perspetiva única do mundo.

Prepare as suas guloseimas preferidas

Se quiser fotografar o seu cão ou gato numa determinada pose ou a fazer algo engraçado, tenha à mão as suas guloseimas preferidas. Se o recompensar quando ele seguir as suas instruções, ele associará a sessão fotográfica a momentos positivos e estará mais disposto a cooperar.

Se quiser fazer com que o seu amigo peludo olhe diretamente para a câmara, segure um doce perto da lente – irá captar a sua atenção e dar um aspeto cativante à fotografia!

Tempo de brincar

Motive os seus amigos peludos com brinquedos para captar momentos de alegria e vitalidade!

Atire a bola ao seu cão para que ele a apanhe, ou utilize brinquedos voadores para realçar a sua energia lúdica. Para os gatos, experimente brinquedos que despertem os seus instintos de caça, como as penas, e capte os momentos de concentração e agilidade que tornam cada sessão fotográfica única.

Fundos simples e limpos

Mantenha o fundo simples para que o seu animal de estimação seja a estrela da fotografia. Por exemplo, se estiver a fotografar o seu gato enrolado numa cadeira, certifique-se de que o fundo não contém quaisquer elementos que o distraiam. Para um cão a brincar no jardim, escolha um fundo de relva ou plantas.

Concentre-se nos seus olhos

Os olhos dos cães e dos gatos refletem realmente as suas emoções. Quando fotografar o seu cão, por exemplo, aproxime-se dele enquanto ele brinca e capte a intensidade dos seus olhos enquanto ele segue a bola. Com os gatos, que muitas vezes têm um ar misterioso, tente focar os seus olhos enquanto exploram o ambiente e revelam a sua curiosidade inata.

Dicas para tirar fotografias do seu cão

Paciência e paciência

Cada animal tem o seu próprio ritmo e personalidade. Quando fotografa o seu cão num passeio, tem de ser paciente para captar aquele momento especial em que ele olha para cima com expetativa. Com os gatos, pode pegar na câmara enquanto eles relaxam num canto ensolarado e esperar que mostrem o seu lado calmo e elegante.

Seja criativo com os ângulos

Com cães ativos, pode tentar captar as suas expressões faciais a partir da sua altura, enquanto correm ou saltam no parque. No caso dos gatos, procure ângulos que realcem a sua elegância e agilidade, como fotografá-los de baixo para cima enquanto exploram um canto intrigante.

Realça a essência sem exagerar

Após a sessão, faça ajustes subtis. Para os cães, realce o brilho dos olhos e a cor do pelo sem perder a sua naturalidade. Para os gatos, realce a suavidade do pelo e a intensidade do olhar. Os retoques finais devem realçar a verdadeira beleza dos seus amigos peludos sem lhes retirar a sua essência.

Cada fotografia que tira não é apenas uma fotografia, mas um reflexo da alegria, vitalidade e ligação especial que partilha com os seus amigos peludos. Por isso, com a câmara na mão e os brinquedos prontos, divirta-se a tirar fotografias com os seus animais de estimação e crie memórias que durarão para sempre.

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos que podem ser do seu interesse:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como começar a praticar canicross com o seu cão? Dicas e o que é necessário

Depressão em cães: causas, sintomas e o que pode fazer

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.