Fazer paddle surf com cães

Quer fazer ago divertido, refrescante e original com o teu cão? Nesta publicação dizemos-te o que precisas para praticar paddle surf com o teu cão, que benefícios este desporto traz para o teu amigo peludo e as dicas que deves ter em conta para que não haja inconvenientes quando se trata de saltar para a água, não percas!

De que precisas para praticar paddle surf com o teu cão?

Antes de partir para a aventura, recomendamos-te que consideres uma série de coisas que deves ter no dia em que escolheres praticar paddle surf com o teu cão:

  • Prancha de surf e remo: Essencial para este desporto.
  • Arnês e trela: Adequado para o teu amigo peludo no caso de ele ficar nervoso e cair na água.
  • Recompensas para o cão: Não te esqueças de usar um reforço positivo com uma guloseima – é a nossa forma de o recompensar pelo bom comportamento,
  • Neopreno e protetor solar: É importante usar roupa adequada para certos desportos aquáticos. Tem também em mente que nos meses de verão os raios solares são mais perigosos, por isso recomendamos que uses protetor solar para o teu animal de estimação. Protege-te a ti e ao teu cão do sol.

Quais são os benefícios do paddle surf para o teu cão?

Há muito mais benefícios em praticar paddle surf com o teu cão do que possas pensar. Aqui estão apenas alguns:

  • Reforçará a ligação entre ti e o teu cão: ao fazeres uma atividade que nunca fizeste antes, podes deixar-lhe uma memória inesquecível. É também uma oportunidade valiosa para conheceres melhor o teu cão, pois podes observar como ele ou ela se comporta na água. Trabalhar e divertirem-se juntos vai aproximar-vos ainda mais!
  • Irá encorajar a socialização: O teu cão será capaz de interagir com outros cães e pessoas num ambiente diferente.
  • Fortalecerá o seu sistema muscular e o seu equilíbrio: Ao passar a maior parte do tempo em cima da prancha, estes sistemas serão beneficiados.

Dicas para praticares paddle surf com o teu cão

Se quiseres estar ciente de quaisquer inconvenientes que possam surgir ou tomar precauções antes de praticar este desporto, aqui ficam alguns conselhos:

  • Conhece a relação do teu cão com a água: É importante saberes se o teu cão tem medo da água ou não gosta dela para ver se o paddle surf é compatível com ele.
  • Mantém o teu cão em jejum: É importante controlares a comida que o teu cão come nas horas que antecedem a prática deste desporto, uma vez que ele pode ficar tonto e/ou vomitar se não estiver habituado às condições desta atividade e ao equilíbrio necessário para a praticar.
  • Treina tu primeiro: domina o treino a solo antes de praticares paddle surf com o teu cão. Antes de partires para uma aventura, recomendamos exercícios de aquecimento e alongamento e, assim que o teu cão estiver contigo na prancha, mantém-no deitado no início e, gradualmente, fá-lo sentar-se. Se quiseres, move a prancha ligeiramente para o interior da água, certificando-te de que o teu amigo está calmo, e dá-lhe guloseimas se ele se mantiver calmo.
  • Habitua o teu cão ao arnês salva-vidas: o teu cão deve associá-lo à prancha para que possa ficar seguro quando o estiver a usar e entrar na água. Este item é essencial no caso do cão cair na água para poder voltar à prancha, por isso deve ter uma pega para agarrar o animal.
  • Conhecer o estado do mar: Como precaução, é aconselhável conheceres o estado da água e quanto tempo durará a atividade. Se é uma das primeiras vezes que praticas este desporto, é ainda mais importante devido à falta de experiência.

Tem em conta que, uma vez terminada a atividade, é provável que o cão fique excitado. Isto é normal depois de um desporto como este. O que aconselhamos é deixá-lo solto até que se acalme e o banhes em água doce para remover sal e areia. Em seguida, seca-o para regular a sua temperatura.

Fazer paddle surf com cães pode ser um plano maravilhoso. Agora que conheces as chaves e tens tudo o que precisas para o praticar com o teu amigo peludo, de que estás à espera? Vai em frente e salta para a água!

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

A visão dos cães

Gato Mau egípcio: Aconselhamento, cuidados e características

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.