Piscinas para cães e outras dicas para que o teu cão esteja fresquinho

,

Deves tomar as precauções convenientes frente às altas temperaturas, mas que não seja motivo de pânico! A pelagem do teu cão não apenas o protege do frio, mas também funciona como isolante e protege o animal do superaquecimento e da incidência do sol.

Outro dado curioso que talvez desconhecias é que quanto maior for o cão, pior suporta as altas temperaturas. E a isso soma-se o fato de que os cães não transpiram, mas têm outros métodos para refrescar-se, como o ofegar. O que é que podemos fazer para ajudá-los a suportar melhor os dias de calor?  Vamos ver as diferentes alternativas que existem.

Como suavizar o calor do teu cão no verão

Se bem é certo de que o pelo do cão protege do calor mais do que se costuma acreditar, isso não quer dizer que não sintam calor, e é que os nossos animais de estimação caninos também sofrem nos dias quentes, e são, mesmo assim, vulneráveis aos golpes de calor. Provavelmente já ouviste falar das piscinas para cães (das quais vamos falar um pouco mais para a frente), mas há muitas mais opções ao nosso alcance para suavizar o calor. Queres ajudar para que esteja um pouco mais fresquinho? Toma nota destas ideias e conselhos:

  1. Descarta os passeios nas horas de mais calor
    Utiliza a lógica e aplica no te cão as mesmas prevenções que usamos as pessoas, como evitar sair à rua nas horas de máxima temperatura (entre as 10 da manhã e as quatro da tarde).
  2. Jamais o deixes sozinho dentro do carro
    Provavelmente já sabes dos perigos de deixar o teu cão sozinho no carro, as probabilidade de sofrer um golpe de calor são elevadíssimas e o resultado pode ser fatal.
  3. Fora jubas!
    Se o teu cão é de uma raça de pelo comprido é mais recomendável que o leves ao cabeleireiro quando começar o calor, vai agradecer-te infinitamente!
  4. Não tens ar condicionado? Usa o ventilador
    Quando não há ar condicionado, os ventiladores são a melhor alternativa, para ti e para o teu animal de estimação. E na falta de ambos, utiliza a tua imaginação: lençóis molhados pendurados nas janelas, arrefecer-se com água… Tudo vale para suavizar o calor.
  5. Que nunca lhe falte água.
    Nem no inverno, nem no verão, mas é evidente que quanto mais calor fizer, mais necessidade terá de hidratar-se. E fresquinha, se faz favor! Lembra-te de colocá-la sempre na sombra para que não se aqueça de seguida, ainda que signifique que terás de trocá-la frequentemente. Leva uma garrafa de água quando fores passear, e oferece-lhe de vez em quando.
  6. Todos na sombra!
    De certeza será o próprio animal quem vá à procura da melhor sombra, mas em qualquer caso, não deixes de oferecê-la tu, por via das dúvidas. E não te esqueças de ti, fiquem ambos fora do sol quando fizer muito calor.
  7. Cuidado com as superfícies quentes Tu levas sapatos e não percebes, mas o teu cão sim percebe a temperatura do chão, e quando faz muito calor isto pode ser muito desagradável. Apenas precisas lembrar como queima a areia da praia quando não tens os chinelos, e agora imagina o concreto às três da tarde em pleno agosto… Quase dói de imaginá-lo, não é? A almofada plantar das suas patas pode sofrer queimaduras com as altas temperaturas, assim que descarta estas superfícies nas horas de mais calor.

Piscinas para cães como solução ao calor

Às vezes a única solução para diminuir o calor é um bom duche ou um mergulho na piscina, e se o teu cão pudesse falar, de certeza também o pediria. Para a sorte dos nossos animais de estimação, existem as piscinas para cães. Se moras no campo ou tens um terraço amplio, montar uma piscina para cães é uma grande ideia, assim o teu cão poderá arrefecer-se sempre que quiser. Dá uma olhadela em Tiendanimal, tens vários modelos de piscinas dobráveis de diferentes tamanhos, escolhe a que mais se adequa ao teu animal de estimação e… hora de dar um mergulho!

Alguma vez o teu cão esteve em uma piscina deste gênero?

« Anterior

Dicas para colocar o teu gato na caixa de transporte

Características do boxer

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.