Piscinas para cães: quais são as melhores?

,

Embora o pelo do cão o proteja do calor mais do que imaginamos, isso não significa que os nossos animais de estimação não fiquem com calor e não sofram nos dias de verão. De facto, tal como nós ou qualquer outro animal, eles também são vulneráveis à insolação. E, tal como nós, a maior parte deles gosta de nadar na piscina, pois isso alivia-os do calor.

Claro que tem de ter em conta que nem todas as opções são adequadas. O mais aconselhável é ter uma piscina específica para o seu animal de estimação onde haja apenas água, sem cloro ou outros tratamentos químicos que possam causar reações adversas na pele ou que possam ser ingeridos. Por isso, as piscinas normais que nós humanos usamos só são adequadas para eles se tiverem uma baixa concentração de cloro e outros químicos e se o seu cão não costuma beber água da piscina.

Benefícios das piscinas para cães

As piscinas para cães oferecem inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar dos nossos amigos peludos, especialmente no verão e se o seu pequenote sofre de afrontamentos constantes.

  • Exercício: a natação é uma excelente forma de exercício para cães, ajudando a fortalecer os músculos e promovendo a resistência cardiovascular.
  • Terapia: Em certos casos, nada pode ser uma forma fantástica de terapia para cães com lesões ou problemas de mobilidade.
  • Ajuda a escovar o cão: graças a isto, poupará dinheiro na escovagem e não terá de sujar a casa de banho. O que é ainda melhor quando se trata de cães grandes.
  • Refrescar-se: as piscinas ajudam os nossos cães a manterem-se frescos no verão, ajudando a evitar problemas de saúde relacionados com o calor.
  • Entretenimento: as piscinas permitem-lhe desfrutar de uma zona de jogo livre onde pode desfrutar da água. Desta forma, estaremos a proporcionar horas e horas de entretenimento ao nosso animal de estimação, uma vez que eles normalmente adoram brincar e nadar. Além disso, ajudam a controlar a ansiedade e o stress dos animais de estimação.
  • Crie laços: Passar algum tempo com o seu cão na piscina ajuda a fortalecer a relação entre os dois.

Há muitos cães que têm medo da água, pelo que uma piscina pode ajudá-los a familiarizarem-se com ela e a desfrutarem dela pouco a pouco. No entanto, deve lembrar-se que nem todos os cães gostam de nadar ou brincar na água, pelo que, nestes casos, é aconselhável não os forçar e seguir as instruções do veterinário.

Tipos de piscinas para cães

Embora no mercado atual possamos encontrar muitos modelos de piscinas para cães, lembre-se que o importante é que o seu peludo se divirta e esteja seguro. Algumas das melhores opções são as seguintes:

1. Piscinas desdobráveis

As piscinas desdobráveis são as melhores piscinas para cães, tanto devido ao seu baixo custo como porque são muito fáceis de transportar, podendo levá-las consigo para a praia, para o terraço, para o jardim ou para a varanda. São geralmente feitas de materiais muito resistentes, pelo que costumam ser à prova mesmo para os cães mais resistentes ou ativos. E estão disponíveis numa grande variedade de tamanhos e cores.

2. Piscina insuflável

São fáceis de montar e desmontar e, tal como as desdobráveis, são fáceis de levar para qualquer lado. Podem ser facilmente guardadas para a estação seguinte ou após a sua utilização.

3. Piscinas de plástico rígido

São muito duradouras e resistentes, e fáceis de instalar. São a opção mais recomendada para cães de raça grande, uma vez que a sua estrutura está perfeitamente desenvolvida para suportar a pressão da água e os movimentos deste tipo de cães. O único inconveniente é o facto de serem normalmente mais pesados e difíceis de transportar.

4. Piscinas de aço ou de fibra de vidro

Embora sejam a opção mais duradoura e resistente, são também as mais caras.

5. Piscina de tipo barril

Embora não seja uma piscina propriamente dita, é também uma opção bastante viável para casas pequenas onde não há espaço para uma piscina. Com a vantagem de as podermos encontrar em tamanhos grandes e pequenos. Não são uma opção muito adequada para cães de grande porte, mas são adequadas para raças pequenas e médias.

Como escolher uma piscina para cães?

Ao comprar uma piscina para cães, é importante que tenha em conta algumas questões que a tornarão mais adequada para o seu peludo, que não será demasiado difícil de limpar e que durará o máximo de tempo possível.

Tamanho da piscina

Deve escolher uma piscina suficientemente grande para que o seu cão se possa movimentar confortavelmente, nadar e brincar. Se o seu cão tiver entre 15 e 20 kg, as piscinas amovíveis com filtro podem ser uma opção fantástica. Mas se for maior, é preferível uma piscina fixa de plástico duro.

Profundidade adequada

A profundidade da piscina também é importante. Certifique-se de que é suficientemente funda para o seu cão nadar, mas não tão funda que ele tenha dificuldade em sair.

Material duradouro

Opte por piscinas feitas de materiais fortes e duradouros. Procure plástico de alta qualidade ou materiais resistentes ao desgaste para garantir que a piscina não se rompe facilmente. Lembre-se que, se for demasiado flexível, a água pode cair com os movimentos do cão.

Drenagem

Uma piscina com um bom sistema de drenagem facilitará a limpeza depois de o seu cão se divertir na água.

Segurança

Preste atenção às características de segurança, tais como arestas suaves para evitar ferimentos e material antiderrapante no fundo para evitar escorregar.

Se o seu cão gosta de água e de brincar com ela, não há melhor presente que lhe possa dar este verão do que uma piscina refrescante. Desta forma, para além de cuidar da sua saúde, ele vai divertir-se imenso.

Por último, não perca os nossos artigos de verão:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

7 chaves para ensinar o seu cão a usar a transportadora

Insolação nos cães: o que é, como atuar e prevenção

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.