A visão dos cães

Certamente conheces o famoso mito de que os cães só vêem a preto e branco, certo? Bem, temos de te dizer que não é verdade. Estudos científicos têm demonstrado que os cães são capazes de perceber as cores. Nesta publicação dizemos-te tudo o que queres saber sobre a visão dos cães.

Como é que os cães vêem?

Vários estudos científicos demonstraram que os cães são capazes de perceber as cores, mesmo que não percebam as cores da mesma forma que os humanos.

Isto porque os cães têm menos recetores de cor nos seus olhos do que os humanos. Por outras palavras, embora tenhamos três células responsáveis pela deteção de cores (também conhecidas como cones), os cães têm apenas duas.

Profundidade e distância

A posição dos olhos do cão determina o campo visual e a perceção de profundidade. Os predadores, tais como humanos e cães, têm os olhos posicionados mais próximos uns dos outros do que as espécies de presas que tendem a ter olhos para o lado da cabeça, pois isto dá-lhes um campo de visão mais amplo para verem um predador em perseguição.

Os olhos dos cães estão a um ângulo de 20 graus. Isto aumenta o campo de visão, ou seja, a visão periférica do cão. Mas este aumento da visão periférica compromete a quantidade de visão binocular (onde o campo de visão de cada olho se sobrepõe ao do outro, conferindo perceção de profundidade e distância) e portanto os cães têm melhor visão binocular quando olham em frente.

Visão desfocada

Os cães também têm menor acuidade visual do que os humanos. Diz-se que um humano com visão perfeita pode distinguir letras e objetos a uma distância de 6 metros. Os cães devem estar a uma distância de 6 metros para ver um objeto como um ser humano vê parado a 23 metros de distância. 

Sensibilidade ao movimento

Devido ao número de bastões na retina do cão, os cães distinguem os objetos em movimento muito melhor do que um objeto estacionário.

Tão importante é a postura e a linguagem corporal no comportamento de um cão que pequenas mudanças na sua postura podem significar muito para o teu cão.

Anatomia do olho do cão

A retina, que cobre o dorso interior do globo ocular, contém cones e bastões, dois tipos de células sensíveis à luz. Os cones dão perceção de cor e visão detalhada, enquanto os bastões detetam movimento e são sensíveis à baixa luminosidade.

Os cães têm retinas povoadas principalmente por cones, vêem melhor no escuro do que os humanos, e a sua visão é orientada para o movimento. No entanto, por terem apenas um décimo da concentração de cones humanos, os cães não percebem as cores tão bem como nós.

Os cães vêem a cores?

Os cães são capazes de distinguir várias tonalidades de amarelo, azul e cinzento. Contudo, não são capazes de distinguir as cores verdes e quentes como o vermelho, laranja, rosa ou roxo. Poder-se-ia dizer que vêem algumas cores, mas quando se trata de as distinguir, são muito mais limitadas do que os humanos.

Que cores é que os cães vêem?

Como mencionado acima, os cães reconhecem apenas duas cores primárias: amarelo e azul. Isto torna a sua visão semelhante à das pessoas daltónicas, que, por exemplo, percebem o verde como cinzento-amarelado e o vermelho como castanho-amarelado. 

Comparando o espectro de cores como percebido pelos cães e pelos humanos, vemos que o cão percebe como amarelo o que nós vemos como vermelho, laranja, amarelo e verde. O cão percebe certas tonalidades de verde e turquesa como branco. O azul distingue de uma forma semelhante à nossa, enquanto o violeta vê como cinzento.

Esta informação pode ser de grande ajuda na próxima vez que quiseres comprar um brinquedo para o teu amigo peludo, pois saberás que se lhe comprares uma bola vermelha e a atirares sobre a relva, será mais difícil para ele encontrá-la do que se for de uma cor diferente.

A visão dos cães no escuro

Os cães não podem ver no escuro, mas têm uma grande capacidade de ver com pouca luz. Esta grande vantagem é herdada do lobo, que precisa dela para caçar à noite, bem como para fugir dos inimigos e predadores.

Há duas razões para isto:

  1. Pupila: Maior do que a dos humanos e permite que mais luz entre em condições de pouca luminosidade.
  2. Tapetum lucidum: Esta é uma membrana que cobre o olho e aumenta a sua capacidade de captar a luz em situações de maior obscuridade.

Os cães têm boa visão?

Claro que sim, mas é muito diferente da nossa. Por exemplo, se algo fica parado a uma longa distância, torna-se invisível para eles. É por esta razão que muitas espécies que são presas de cães maiores ficam paradas em vez de fugirem. Percebem melhor o movimento, embora sejam menos sensíveis aos detalhes.

Quais as raças de cães que têm a melhor e a pior visão?

Há raças de cães que têm melhor visão do que outras. Raças como o Labrador Retriever ou alguns cães de caça como os Galgos são exemplos de cães que são conhecidos por terem melhor visão, enquanto o Rottweiler ou o Pastor Alemão são aqueles que tendem a sofrer de miopia.

Curiosidades da visão dos cães

Aqui estão alguns factos sobre a visão canina que provavelmente não conhecias e que irão satisfazer a tua curiosidade:

  • Sabes porque é que o teu animal de estimação é tão bom a apanhar ossos, ramos e guloseimas em pleno ar? Os cães têm visão tridimensional, o que lhes permite calcular distâncias com maior precisão.
  • Os cães são mais especializados na distinção de mais movimentos do que cores
  • O campo de visão dos seres humanos é de 200 graus, enquanto que o dos cães é de 240 graus.
  • Os cães são completamente cegos à nascença e começam a desenvolver a visão a partir da terceira semana.
  • A capacidade dos cães de se concentrarem em objetos a curta distância é menor do que a dos humanos, mas para compensar têm um grande sentido de olfato.
  • Estudos científicos demonstraram que os cães são capazes de detetar formas e objetos em movimento até aos 800 metros.

Agora que sabes como os cães vêem de dia e de noite e que cores podem distinguir, compreenderás a importância de uma boa higiene e cuidado dos olhos. Para detetar possíveis problemas com a visão do teu cão, tais como fotofobia ou cataratas, não te esqueças de levar regularmente o teu cão ao veterinário.

Na Tiendanimal temos serviços veterinários com a Clinicanimal, onde podes levar o teu cão caso tenha problemas de visão ou precise de outro tipo de consulta. Marca uma consulta neste formulário e escolhe o centro mais próximo de ti para ires com o teu animal de estimação. Os nossos profissionais ajudar-te-ão em tudo o que precisares!

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Descobre como refrescar um cão no Verão

Fazer paddle surf com cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.