Descubra quais são os melhores brinquedos para cães

,

Como já deve saber, brincar é essencial para os nossos cães: ajuda-os a libertar energia, reduz a ansiedade e ajuda a estimular o corpo e a mente. O problema é que, com a grande variedade de opções disponíveis atualmente, pode ser difícil escolher.

É preciso compreender as diferentes necessidades que um cão tem para crescer equilibrado e feliz: físicas, psicológicas, emocionais… Com os diferentes jogos e brinquedos que temos ao nosso alcance, podemos satisfazer cada uma delas. Aqui mostramos-lhe quais são os melhores brinquedos para cães de acordo com as suas necessidades.

Os melhores brinquedos para cachorros

Desde a infância, os cães começam a lançar as bases do seu comportamento futuro através do jogo: controlam a força da sua mordida, coordenam os seus movimentos e saltos, o seu instinto de caça… É por isso que o papel do jogo é tão importante na educação do nosso cachorro, bem como durante a sua vida adulta. 

Os brinquedos para cachorros são concebidos para terem o tamanho certo para a boca do cão. A este respeito, certifique-se sempre de que, ao mastigar, não chega aos molares, mas tem um tamanho maior que sobressai para evitar engasgamentos.

Além disso, devem ser mais macios para evitar danos nos dentes e não devem conter partes que se possam separar ou partir, pois o nosso cachorro pode engoli-las e sofrer graves problemas gastrointestinais. Além disso, é importante retirar todos os brinquedos que tenham sido rasgados ou desgastados pelo uso, antes que se partam completamente.

Não se esqueça que esta fase é de descoberta total para os cachorros, pelo que é mais provável que engulam tudo o que encontram, o que pode levar a engasgamento ou asfixia.

Então, quais são os melhores brinquedos para cachorros?

Brinquedos moles

Dependendo da raça, a fase de dentição pode ocorrer entre os 3 e os 9 meses de idade. Durante esta fase, o cão perde os dentes de leite e os dentes definitivos começam a nascer, pelo que é aconselhável utilizar materiais macios, como borracha, brinquedos macios ou esponjas que o cão possa mastigar sem se magoar.

Brinquedos mordedores

Estes tipos de brinquedos são ideais para fortalecer os músculos da mandíbula e os dentes, e estimular as gengivas. Além disso, lembre-se que o comportamento de mastigar é inato nos cães e que ter algo para mastigar ajuda a relaxar e a reduzir o stress e o tédio.

Cordas

Depois de o cão ter mudado os dentes, é possível jogar a puxar a corda com mais calma. Algumas pessoas acreditam que este tipo de jogo incentiva a agressividade, mas a verdade é que os cães sabem perfeitamente que se trata de um jogo e que é a sua forma de se exprimir. É a altura ideal para lhes ensinar as primeiras lições de treino de uma forma positiva. Por exemplo, pode utilizar este jogo para ensinar ao seu cão o comando “larga”.

Brinquedos que podem ser cheios

Este tipo de brinquedo é ideal quando queremos entreter o nosso cão durante algum tempo e ter um pouco de paz e sossego enquanto fazemos as tarefas domésticas, por exemplo. Têm buracos que podem ser cheios com patês ou guloseimas que o cachorro tem de libertar. Não se esqueça que as guloseimas para cães devem representar apenas 10% da dieta total.

Os melhores brinquedos para cães adultos

Nos cães adultos, os brinquedos ajudam-nos a ultrapassar traumas e problemas comportamentais, como a ansiedade de separação ou o comportamento destrutivo; além disso, passar algum tempo a brincar com o nosso melhor amigo todos os dias reforçará a ligação com ele e ajudá-lo-á a fazer exercício.

As bolas

São ótimas e podemos brincar com elas de várias maneiras. Neste caso, é preciso ter a certeza de que é suficientemente grande para que não possa ser engolida ou ficar presa na garganta do cão quando ele salta para o ar para a apanhar.

Jogos de puxar

Na maior parte dos casos, estes jogos são geralmente cordas para que o seu cão comece a mastigá-las enquanto você agarra a outra extremidade. Desta forma, podem criar uma competição para ver qual dos dois ganha. Esta é uma das brincadeiras preferidas dos cães, pois para além de passarem tempo com os seus entes queridos, fazem exercício.

Orelhas ou pedaços de couro secos

Estas guloseimas ou brinquedos são muito populares entre os cães. A única coisa que deve fazer com estas guloseimas é ter o cuidado de as retirar quando estiverem moles para evitar que o cão se engasgue com elas. Se as deixar secar, elas endurecem e pode voltar a dá-las ao seu cão. Não deixe os nós nos ossos, pois o cão pode engasgar-se se os engolir.

Jogos de procurar

Os cães, por natureza, gostam de seguir o rasto e de procurar cheiros, comida, etc. Pode satisfazer o seu instinto com estas iscas:

Podemos citar desde os passatempos tradicionais como o jogo da bola até ao frisbee, mas o objetivo é que o cão procure sempre o objeto que lhe foi atirado. Ideal para melhorar a sua condição física, a sua capacidade de orientação e para passar tempo em conjunto.

Brinquedos para estimular a mente

Se procura um brinquedo que obrigue o seu cão a utilizar a sua inteligência e estimule a atividade mental, a melhor escolha são os jogos interativos, como os jogos de inteligência ou as mantas de farejar.

Ossos naturais

Os cães adoram os ossos naturais, mas estes também têm os seus riscos. Se lhe dermos um osso, temos de ter cuidado para não o esmagar, porque as lascas que se soltam são muito perigosas. Já vimos hemorragias internas e infeções fatais provocadas por uma lasca que perfurou o intestino. Em geral, os ossos grandes da perna de boi não se lascam tanto e são suficientemente grandes para serem roídos sem se partirem, mas deve sempre supervisionar o seu cão se lhe der um. Verifique também se a carne anexada não se estraga.

Brinquedos inadequados

Não devem ser fornecidos brinquedos como pedras ou paus, pois, para além de danificarem os dentes, podem ficar com farpas nas gengivas ou engolir corpos estranhos que podem levar a intervenções cirúrgicas.

Tenha estas dicas em mente quando escolher os melhores brinquedos para o seu cão e não se esqueça de o supervisionar até ter a certeza de que o brinquedo é adequado à sua idade e tamanho.

Qual é o melhor brinquedo para o meu cão que passa muito tempo sozinho?

Quando o nosso cão tem de passar períodos de tempo sozinho, os brinquedos interativos são a melhor opção para ele. Estimula o cérebro e favorece a aprendizagem, e o cão passará longos e divertidos períodos de tempo com eles: os brinquedos do tipo Kong que dão comida ou guloseimas são uma excelente opção. 

O animal tem de descobrir como tirar o prémio do brinquedo. São também perfeitos para reduzir o medo, o stress ou a agressividade. Mesmo para aqueles que roem os móveis da casa ou sofrem de síndroma de ansiedade de separação.

Se o seu cão não gosta de doces, lembre-se de que também tem a opção de os encher com paté especial para cães, coloque-o no congelador e o seu cão vai gostar de o saborear durante horas.

Por outro lado, os brinquedos de mastigar, tais como peluches, bolas de borracha ou bolas de ténis, são ideais para manter o seu cão entretido durante o dia. Desta forma, podem aliviar o stress, fortalecer os dentes e ensinar-lhes quais os objetos que podem ou não mastigar.

Qual é o melhor brinquedo se o meu cão rói os móveis?

Outros brinquedos que impedirão o seu cão de mastigar ou destruir coisas em casa são os mordedores, pois permitem-lhe entreter-se durante horas, impedindo-o de se concentrar noutras coisas ao seu alcance. Existem em várias formas, tamanhos e formatos, adequados a todas as raças e tamanhos. 

Se o seu cão tem tendência para partir facilmente os brinquedos, os melhores brinquedos para cães mastigadores são os brinquedos Kong da linha Extreme, ideais para aqueles que têm mandíbulas muito irrequietas.

Sabia que enquanto o nosso cão brinca, também pode manter os seus dentes e gengivas em perfeitas condições?

Para isso, encontramos os chamados brinquedos dentários para cães, muitos dos quais são perfumados para os tornar mais palatáveis e, ao mesmo tempo, ajudam a manter a boca e a higiene oral em perfeitas condições, deixando um cheiro agradável.

Seja qual for o brinquedo que escolhemos para o nosso melhor amigo, temos de apostar na qualidade e certificarmo-nos de que foi especialmente concebido para ele, pois assim evitamos pôr em risco a sua saúde.

E lembre-se: se o seu cão engolir um brinquedo, consulte imediatamente o seu veterinário. A cirurgia pode não ser sempre necessária, mas é importante fazer um acompanhamento e estar preparado para o caso de ocorrer um bloqueio.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Cuidar de um gato com tempo quente

Como educar um gatinho desde o primeiro dia

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.