Fases do crescimento de um cão (0 meses a 12 meses)

A infância é um período de máxima aprendizagem na maioria das espécies. É a altura em que o cérebro está mais preparado para absorver informação e criar as ligações neurais necessárias para desenvolver todas as funções mentais da idade adulta. Nos humanos, esta fase estende-se por vários anos, mas nos cães a evolução desde o nascimento até à idade adulta demora aproximadamente um ano, dependendo da raça.

Se quisermos educar o nosso cachorro para que se torne um adulto equilibrado e bem adaptado à vida com as pessoas, é importante saber o que acontece nas diferentes fases de crescimento de um cão para aproveitar ao máximo o seu potencial, exigindo-lhe sempre de acordo com as suas capacidades.

1º trimestre de vida do cachorro

Período neonatal (0 a 2 semanas)

Durante as duas primeiras semanas de vida, os cachorros estão completamente dependentes da mãe e são fortemente influenciados por ela e pelos seus companheiros de ninhada. A partir desta altura, já estão a aprender a desenvolver algumas capacidades sociais e de coordenação motora simples. Geralmente, só comem e dormem. O leite da mãe é suficiente. Mas se isso não for possível, podemos encontrar substitutos comerciais do leite de muito boa qualidade que lhes podemos dar de 2 em 2 horas. Também conhecido como leite materno. Este tipo de leite deve ser administrado entre 1,5 e 2 meses de vida do cachorro, combinado com ração ou latas starter.

Período de transição (2 a 4 semanas)

Os seus olhos estão a abrir-se e são capazes de ficar de pé e andar. Além disso, os sentidos da audição e do olfato estão a desenvolver-se e os dentes começam a nascer. No final deste período, o bebé já consegue ver bem e aprende a fazerc as suas necessidades.

É importante lembrar que, enquanto o cão não tiver tomado todas as vacinas, não pode sair à rua. Podemos colocar absorventes de celulose para cães. Desta forma, podemos criar um espaço onde ele sabe que tem de ir. Concebidos para absorver a urina e evitar os maus cheiros na casa.

Período de socialização (4 a 12 semanas)

Nesta fase, é muito importante que o cachorro socialize e conheça outros cães e pessoas. Com 5 semanas, os cachorros começam a descobrir o mundo que os rodeia e gostam de brincar com as pessoas, por exemplo, com cordas, bolas, peluches, frisbees, etc. No entanto, se possível, devem permanecer com a mãe e os irmãos durante pelo menos 8 semanas para aprenderem a inibição da mordedura e outras regras de socialização canina.

Quando ele tiver 7 semanas de idade, é altura de começar a treiná-lo para fazer as necessidades no local que determinou. Entre as 8 e as 10 semanas, é normal que os cachorros passem por uma fase de medo, que pode ser evitada com o reforço positivo. Neste sentido, as guloseimas são muito úteis para encorajar certos comportamentos e evitar outros.

No entanto, a melhor altura para o treino é, sem dúvida, entre as 9 e as 12 semanas, pois é quando o cachorro está a desenvolver ativamente as suas atividades sociais e está mais atento às nossas ordens.

Quanto à alimentação, como já dissemos, se não puder ser amamentado pela mãe, beberá leite materno e ração ou latas starter até às 8 semanas de idade, e a partir daí dar-lhe-emos ração específica para cachorros, que pode ser do tipo húmido. Também podemos incluir um snack para cachorros de vez em quando.

2º trimestre de vida do cachorro

Período de intervalo (3 a 6 meses)

Tal como as crianças humanas, os cachorros nesta fase são muito impressionáveis, tanto pelos seus próprios companheiros caninos como pelas pessoas. O cachorro começa a compreender a hierarquia, quem manda e quem pode dominar.

Quando o cão tem 4 meses, volta a passar por uma fase de medo, pelo que temos de continuar com o treino positivo.

Se o cão tiver tomado todas as vacinas, é também a altura em que pode ir passear. Existem trelas de treino especiais para treinar e ensinar o seu cão a andar na rua. Mas se o seu cão for dócil e obediente, pode também optar por uma trela extensível ou de nylon.

No entanto, tenha em conta que esta é a altura em que se desenvolve a dentição e começa a mastigação destrutiva, por isso, se o seu cão não parar de roer a trela, pode optar por uma de metal. Mas também é aconselhável fornecer-lhe mordedores, tanto para fortalecer a mandíbula como para o ajudar a aprender a medir a sua força.

3º e 4º trimestre do cachorro

Adolescência (6 a 12 meses)

O momento exato em que começa a fase da adolescência depende muito da raça e do tamanho do cão. As raças pequenas entram normalmente na adolescência entre os 6 e os 8 meses, enquanto as raças grandes entram na adolescência entre os 9 e os 12 meses.

É a fase em que desenvolve a sua personalidade, em que se acentuam os medos e as inseguranças. As técnicas de reforço positivo são também muito importantes nesta fase. De facto, ralhar ou castigar só pode piorar as coisas.

O cão compreende agora perfeitamente que faz parte de uma matilha e é comum que apresente um comportamento desafiante à medida que explora a extensão do seu domínio e descobre o seu papel na matilha. No entanto, os cachorros não castrados podem também apresentar comportamentos sexuais durante este período, como marcar ou montar objetos animados ou inanimados, pelo que a esterilização é sempre recomendada para eliminar estes comportamentos e melhorar a qualidade de vida do nosso animal.

No que diz respeito à alimentação, recomenda-se geralmente que se comece a dar ração para adultos a partir dos 12 meses, embora isso dependa do tamanho do cão. Os cães miniatura podem começar aos 10 meses, os cães médios entre os 12 e os 14 meses, os cães grandes entre os 14 e os 18 meses e os cães gigantes entre os 18 e os 24 meses. Em qualquer caso, para efetuar a mudança, o ideal é misturá-la com a ração de cachorro durante pelo menos 10 dias, substituindo gradualmente cada vez mais a ração de cachorro pela ração de adulto, para que o animal se adapte ao novo sabor e o seu sistema digestivo se adapte também à nova composição nutricional.

Se precisar de mais informações sobre como mudar a ração do seu animal de estimação, pode ler o nosso artigo Passos para mudar progressivamente a ração do seu cão. Acrescente-se que, no caso dos cachorros, os dias de mudança de ração podem ser mais espaçados para lhes dar mais tempo de adaptação.

Agora que sabe quais são as fases de crescimento de um cão nos primeiros 12 meses de vida e o que esperar em cada fase, pode estar preparado para certos comportamentos, de modo a manter uma atitude positiva e motivadora para criar o seu cão da forma que deseja. Lembre-se sempre que o primeiro ano de vida de um cachorro é crucial e que tudo o que ele aprende durará para sempre.

Por último, não perca as seguintes publicações sobre cachorros, que certamente serão do seu interesse!

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Comemora o Dia Internacional do Gato!

Cuidar de um gato com tempo quente

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.