Os primeiros dias de um cachorro em casa

Os primeiros dias com um cachorro em casa podem ser difíceis de suportar sem tudo o que precisa para assegurar o seu desenvolvimento e bem-estar. Mas como saber exatamente o que um cachorro precisa? Relaxe! Nós explicamos-lhe tudo para que este processo seja maravilhoso e não stressante.

Embora pareça um pouco como um conto de fadas, a verdade é que o que um cachorro precisa acima de tudo é de atenção e carinho.

O primeiro dia de um cachorro em casa

O seu cachorro vai ficar stressado com todas as coisas novas que vê e com os sons e cheiros que recebe. Por esta razão, é essencial criar um ambiente calmo onde se sinta seguro e evitar que fique ainda mais stressado.

1. Crie um ambiente amigável para o seu cachorro

É importante que, desde o primeiro dia do cachorro em casa, delimitemos o espaço escolhido para ele, onde colocaremos a sua cama e os seus comedouros e bebedouros. Mostre-lhe a sua cama e coloque uma manta com o seu cheiro onde ele se possa enrolar. Além disso, colocar um relógio com um tique-taque alto pode ajudá-lo a relaxar, pois irá recordar-lhe o som do batimento cardíaco da mãe.


Se só quisermos que ele possa circular numa determinada área da casa (porque temos outros animais, porque há objetos delicados ou porque queremos mantê-lo afastado de certos locais, como os quartos), podemos utilizar portas ou barreiras de segurança, muito semelhantes às que utilizamos para os bebés. 

2. Permita-lhe inspecionar o terreno

Deixe-o deslocar-se no espaço que preparou para ele e deixe-o cheirar e explorar ao seu próprio ritmo, para que ele conheça a sua nova casa e relaxe gradualmente. Mantenha-o debaixo de olho, mas não o sobrecarregue, pois ele pode sentir-se sobrecarregado se tentar estar sempre em cima dele. Mas deixe-o vir ter consigo se precisar de conforto. E se quiser brincar com ele antes de ir para a cama, faça-o sem o apanhar. Lembre-se que ele precisa de paz e sossego para se habituar a si.

3. Crie um horário e uma rotina para as refeições

É essencial que o seu cachorro saiba desde o primeiro dia qual é o seu espaço de alimentação e de repouso. Mas também é aconselhável estabelecer uma rotina e um horário para comer, para que possa lançar as bases da sua educação.

Complete este ponto com o nosso artigo Alimentação de um cachorro


4. Apresentar-lhe os outros animais

Se já tiver mais animais em casa, é importante que se proceda a uma apresentação oficial, respeitando o espaço e os tempos de cada um deles. Além disso, não deve deixá-los sozinhos nos primeiros dias em que estiverem juntos e evitar qualquer tipo de conflito, retirando-lhes a comida e os brinquedos para que não haja conflitos entre eles. É preferível que, no início, comam e brinquem separadamente até se habituarem um ao outro.

5. Corrigir comportamentos inadequados

É muito importante que, desde o primeiro dia, tenha noções de treino de cães. Sabemos que os cachorros são adoráveis e que tudo o que fazem nesta fase nos vai parecer engraçado, mas eles vão repetir os comportamentos que aprenderam quando crescerem, por isso temos de estar conscientes do que não queremos que eles façam quando forem adultos.

Para mais informações, consulte a nossa publicação “Eduque o seu cachorro desde o primeiro dia“.

6. A importância do calor humano

Tal como os seres humanos, os animais gostam de se sentir confortáveis e seguros na companhia da sua família e não se sentem à vontade quando são separados dela. Quando trazemos um cachorro para casa, devemos lembrar-nos que acabou de ser separado da sua mãe e dos seus irmãos, pelo que é comum que se sinta um pouco ansioso no início. Para que se adapte, só precisa de paciência e muito amor. Transmita segurança e marque sempre os limites.

Se o cachorro vier de uma situação traumática, pode ser útil utilizar feromonas ou relaxantes para o tranquilizar de que está num ambiente seguro.

O que é que um “novo pai” precisa durante os primeiros dias com um cachorro? 

Para lhe facilitar ainda mais a tarefa, eis uma lista de coisas que deve ter nos primeiros dias do seu cachorro em casa, para facilitar ao máximo os cuidados com ele e para que possa aproveitar ao máximo o seu tempo com o seu novo cachorro:

Convidamo-lo também a visitar a nossa secção especial para cachorros, onde pode encontrar as melhores marcas e tudo o que precisa para o novo membro da família.

Por fim, não se esqueça de consultar estes artigos para obter mais dicas e cuidados indispensáveis para o seu novo membro da família:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Roupa para cães, como acertar com o tamanho?

Como é que ensino a meu gato a usar o arranhador?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.