O Doberman

Sabias que o Doberman provém da Alemanha? Alguns dos seus antepassados são o pinsher ou o Dogo, e que o exército alemão contou com muitos destes cães entre as suas filas.

Apesar de que tenham tido durante muito tempo fama de cão perigoso ou temível em algum aspeto, é importante mencionar que esta raça trata-se de tudo o contrário: é um cão fiel, amigável e grande amigo das crianças e adultos, que para além de ser um bom guardiã, é também um excelente companheiro de vida.

Quais são as características do Doberman?

Uma das primeiras coisas que chamam a atenção à simples vista é a sua estatura; é uma de cão grande, com uma altura que varia entre os 70 cm e os 60 cm no caso das fêmeas.

Estes cães podem atingir um peso que ronda os 30 e 40kg dependendo do sexo e do exemplar; o seu pelo curto, fino e com uma grande sedosidade que mistura na perfeição com a sua cor preta e fogo.

Têm uma esperança de vida média similar à de muitas raças do seu tamanho: entre 10 e 14 anos.

E qual é o seu carácter?

Como acontece com qualquer cão, o seu carácter variará segundo a educação e sociabilização que recebam desde pequenos: se recebeu uma boa educação e se sociabilizou adequadamente, vão ser cães com um coração enorme e com uma grande paciência com os mais pequenos da casa.

Para além de serem carinhosos e fieis aos seus donos, também se encontram sempre em alerta, e por essa razão são bons guardiões do que eles consideram a sua casa.

Que cuidados necessita um Doberman?

Requerem de grandes doses de atividade física, já que adoram desfrutar de longos passeios juntos dos seus donos e queimar toda essa energia que têm com longos momentos de brincadeira em família.

Esta grande atividade física provoca um grande apetite, e mesmo não sendo cães especialmente grandes, requerem de uma boa quantidade de comida diária.

Com relação ao cuidado da sua pele e pelo, com um banho por mês é mais que suficiente, já que não costumam sujar-se com facilidade por causa do seu pelo curto e fino. Se juntarmos a isto um par de escovagens de carácter semanal, terá um pelo saudável e brilhante.

Apesar de ser uma raça que costuma ser muito saudável e não ter muitos problemas de saúde, tendem a ter um estômago delicado, pelo que é conveniente vigiar a sua dieta.

Se fores uma pessoa ativa que gosta de desporto, dispões de tempo para a sua educação e sociabilização, tens aqui uma raça perfeita para desfrutar da tua companhia.  


« Anterior

Maine Coon

Os cães sonham?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.