Mini Pinscher

O Pinscher Miniatura, é um cão de raça toy. É um cão energético e muito brincalhão que adora passar tempo com a sua família, à qual tem muito carinho. Entretanto, se estás à procura de um cão muito companheiro e calminho, esta não é a raça mais adequada. Tem um forte temperamento e uma grande vitalidade que requer de um alto nível de atividade, por tanto não é uma boa opção para pessoas sedentárias.

História do Mini Pinscher ou Zwergpinscher

A raça pertence à família dos Pinscher, com a sua origem na Alemanha no século XVIII. É um Pinscher Alemão de tamanho menor, mas com uma personalidade de cão grande já que é muito valente e muito temperamental. Possivelmente nasceu do cruzamento do Teckel e o Galgo inglês, com um pouco de Terrier, e não do Doberman, como erroneamente se acredita. Utilizava-se como cão caçador de ratos e como guardião em granjas germanas.

Em 1895 criou-se oficialmente o Pinscher Klub, onde foi estabelecido o padrão da raça, as suas cores e o temperamento, já que a finais do século XIX se reproduziu sem seguir uma linha concreta. O Mini Pinscher estendeu-se pelos países escandinavos, Europa e as Ilhas Britânicas, ganhando uma grande popularidade desde 1905.

Contudo, não foi até 1929 que a raça foi reconhecida como Toy, e fundou-se o Miniature Pinscher Club of America o que fez com que ficasse ainda mais popular. Com o passar dos anos, a raça continuou ganhando fama, após aparecer na exposição Crufts, em 1956.

Pinscher significa “mordedor” em alemão e pinch faz referência, em inglês, ao corte que era feito nas orelhas.

Caraterísticas físicas do Mini Pinscher

A raça pesa entre 4 e 6 kg e mede entre 25 e 30 cm. É como um Pinscher Alemão em pequeno. Tem um corpo quadrado (mede praticamente o mesmo de comprimento que de largura) e musculoso, muito compacto e com proporções equilibradas. Tem um lombo curto em forma de cunha com a barriga encolhida e umas pernas fortes. A cabeça é estreita e a cauda alta erguida. Antigamente cortavam a cauda e as orelhas, mas, hoje em dia, considera-se como uma amputação e está proibido. Tem uma postura elegante.

A pelagem é curta, lisa e suave, de cor preta com manchas em tons avermelhados ou canelas. Também pode ser cor fogo ou cinzento, mas é menos habitual. Os de cor castanho claro, são conhecidos como Pinscher cervo.

Como são os Pinscher Miniatura?

É um cão seguro de si, com um caráter mais parecido ao de um cão de raça grande. É valente e com muito temperamento, mas é muito equilibrado e não dá problemas se recebe uma boa educação.

Os Pinscher são cães muito alegres e vitais, com um grande nível de energia. São muito brincalhões e não só de cachorros, e sim brincarão com a mesma vontade de velhos. A sua personalidade inquieta faz com que precisem de um exercício mínimos diário para que não se frustrem e tenham ansiedade; não é suficiente com um passeio curto. Adoram a atividade e os desportos, por tanto é recomendável que, pelos menos possa correr e brincar na rua durante uma hora por dia. Os exercícios mentais também são necessários e ajudam muito nos cães muito ativos; podem cansá-los mais que o exercício físico.

No geral, têm um bom caráter e são muito apegados à família. São leais e protetores com a sua família, mas não são cães tranquilos e daqueles que ficam sempre do teu lado, seguindo cada passo de dás. Entretanto, não gostam nada de ficar muito tempo sozinhos em casa. Também pode ser um bom companheiro para as crianças, desde que não o sufoquem e toquem demais.

O Pinscher tem um caráter forte com outros cães, mas não buscará, de forma alguma, um conflito. Tem uma grande inteligência e astúcia e a utilizará sempre no seu benefício. Ele não compartirá a sua comida nem os seus brinquedos, porque são apenas dele.

Assim como acontece nas suas origens, é um excelente cão caçador de ratos e guardião.

Saúde do Mini Pinscher

A raça é forte e saudável. Ao contrário de outras raças de tamanho pequeno, não é propensa a padecer doenças de origem genético, já que a sua criação foi muito responsável. A sua expectativa de vida é de 15 anos. Entretanto, podem surgir doenças de pele ou luxação de rótula.

Deves ter em conta que é um cão com um metabolismo muito rápido, o que significa que queimam energia a um ritmo muito alto. O ideal é que comam pouca quantidade, mas muito frequentemente


« Anterior

Parainfluenza canina

Maine Coon

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.