Os cães sonham?

Conhece os estudos realizados por expertos para saber se os cães sonham, se têm pesadelos e com o que sonham os nossos pequenotes.

Se em algum momento apercebeste um comportamento estranho no teu animal de estimação enquanto dorme, seguramente perguntaste para ti mesmo se os cães sonham. Além disso se esse comportamento é agitado ou nervoso, também poderias ter pensado se os cães têm pesadelos.

Quando vemos o nosso cão a tremer, ou a ter espasmos, mover as patas ou fazer algum tipo de ruído enquanto dorme, esta pergunta automaticamente vem à nossa a cabeça: com o que sonham os cães. Há investigações científicas, realizadas através de eletroencefalogramas que controlam a atividade cerebral durante o sonho, que dão uma resposta afirmativa a este interrogante. A prova baseia-se num registo de ondas cerebrais similar às que tem um ser humano quando está a sonhar.

O que dizem os estudos sobre os sonhos dos cães?

Os eletroencefalografia servem para analisar a atividade cerebral de uma forma muito simples. Simplesmente colocam-se receptores de ondas cerebrais na cabeça do cão com adesivos, sem provocar nenhum tipo de dor. Estes receptores analisam a atividade cerebral e os movimentos dessas ondas para poder saber se os cães sonham.

Mediante esta prova os expertos poderão comprovar que as ondas cerebrais tinham um comportamento muito parecido às dos seres humanos. Confirmaram que os cães tinham um padrão de sonho similar e atravessavam, igual que os humanos, por diferentes fases do sonho. As primeiras ondas (conhecidas como “onda lenta”) coincidiam com o sono ligeiro, que seriam os primeiros 20 minutos desde que fica dormido. Depois disso, os cães entram na fase de sono profundo (REM) na qual a atividade cerebral fica mais elevada. Nesta segunda fase começam os sonhos; também podem ser identificados quando os olhos movem-se por debaixo dos pálpebras.

Outra coisa que também foi descoberta mediante os estudos realizados para saber se os cães sonham foi a frequência dos sonhos dependendo da idade e tamanho. Os cães de raça pequena normalmente sonham mais que os de raças grandes. Além do mais, os cachorros têm muitos mais sonhos que os cães adultos. Calcula-se que isso tenha relação com o facto que os cachorros tenham muitas experiências, estímulos e informações novas que precisam processar no seu cérebro. Tudo o que aprendem durante o dia o recordam enquanto dormem.

Com o que sonham os cães?

Igual que os humanos, os cães sonham com diferentes situações que tenham vivido. Sonham com as atividades quotidianas do seu dia-a-dia como correr, passear, perseguir coisas, brincar, comer… Também podem sonhar com o cão com que estiveram a brincar no parque, com o seu brinquedo favorito ou com algo que lhes tenha acontecido.

Um estudo revelou que os cães sonham com os seus donos para poder dormir melhor e sentirem-se mais seguros. Podem ver o nosso rosto ou sonhar com algum momento juntos como o passeio, os mimos, os jogos… Isto deve-se ao grande carinho que têm por nós.

Os cães têm pesadelos?

Os pesadelos são outra das perguntas que habitualmente nos fazemos. Ainda que não está demonstrado cientificamente, é óbvio que os cães podem ter pesadelos.

Os sonhos podem aparecer como desejos ou frustrações assim como acontece nas pessoas, as experiências negativas podem fazer com que os cães tenham um pesadelo em vez de um sonho agradável. Pode ser por medos, mágoas, uma luta com outro cão ou também por abandono.

Como sei se o meu cão está a sonhar?

Já sabemos que os cães sonham, mas que nem sempre podemos saber em que momento estão a sonhar; ainda que parece muito evidente que sonham quando se movem de forma estranha enquanto dormem. Os movimentos involuntários aparecem na fase REM, quando o cão está a dormir por aproximadamente 20 minutos.

Pode surgir o conhecido movimento dos olhos, tremores, contrações ou espasmos musculares, o movimento das patas como se corressem ou uma respiração rápida. Também podem mover as orelhas, rosnar, lamentar ou chorar.

Os especialistas recomendam não os acordar quando estão a sonhar já que podem assustar-se; além disso, quem gosta ser acordado na metade de um sonho divertido ou agradável? Mas quando os cães têm pesadelos, pode ser conveniente acordá-los. Caso percebas angústia ou mau estar e pensas que o teu cão pode estar a ter um mau sonho, podes acordá-lo devagarinho e de forma calma para acalmá-lo. Quando os cães sonham e são acordados podem sentir-se desorientados, sobretudo quando estão profundamente dormidos.

Quantas horas dorme um cão?

Muito relacionado com os sonhos está o tempo que dormem. Os cães necessitam dormir sem interrupções para poder ter uma boa saúde mental e física. É imprescindível que descansem o tempo suficiente para repor a energia de cada dia.

O tempo depende de muitos fatores como a idade, atividade física, o estilo de vida e inclusive o tipo de raça. Em total, um cão adulto dorme uma média de 14 horas: umas 8 horas seguidas pela noite e o resto em pequenas sonecas distribuídas durante o dia. No caso dos cachorros, igual que os bebés, passam praticamente todo o dia a dormir, perto de 20 horas.

Além disso a idade, para saber quantas horas dorme um cão também devemos ter em conta o exercício físico que realizam, o seu tipo de vida e o carácter do animal. Igual que os humanos, os mais preguiçosos dormem mais tempo e os mais ativos, menos. 


Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

O Doberman

Cão rafeiro

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.