Cão rafeiro

Devido à criação e compra-venda irresponsável de animais, os canis estão cada vez mais cheios de cães e gatos abandonados. Milhares de animais estão à espera de ser adotados por uma família lhes que dê amor para sempre e os ajude a esquecer o passado. Mas muitos não chegam a ter essa sorte. E ainda que há cães de raça (eles não se salvam do abandono), a maioria dos cães que se encontram nos canis e protetoras são rafeiros, e é deles que vamos falar hoje.

O que é um cão rafeiro?

Os cães rafeiros são aqueles que provêm do cruzamento de várias raças. O ser humano não interveio na sua reprodução, por tanto não foram geneticamente selecionados. Estes cães não pertencem a nenhuma raça reconhecida, são cães sem pedigree.

Podem ter uma mistura de duas ou mais raças ou, diretamente, descender de outros cães mistos. Às vezes, quando procedem do cruzamento de duas raças, podemos deduzir qual é a sua ascendência porque adquirem características físicas de ambas. Em outras ocasiões, quando é resultado do cruzamento de pais rafeiros resulta quase impossível averiguar que mistura têm.

Os cães de raça foram criados a partir de uma seleção artificial, buscando determinadas características físicas e modificados para conseguir um padrão concreto. Contudo, um rafeiro nasce da seleção natural, sempre e quando não haja intervenção do humano.

Por que é melhor adotar cães rafeiros?

Os rafeiros são muito mais originais que os cães de raça. Têm caraterísticas físicas únicas e custará muito encontrar dois iguais. É bem pouco provável que encontres no parque outro cão igual ao teu. Além do mais, se adotas um cachorro, sempre terás a incerteza de como será quando crescer, e por tanto será uma surpresa!

Por outro lado, é um facto que os cães adotado, que têm um passado de abandono ou maltrato, são sempre muito mais agradecidos que um cão comprado. Todos os cães podem ser carinhosos e brincalhões, mas um que teve falta de carinho ou que foi abandonado criará um vínculo inigualável com a pessoa que o resgata. Os cães rafeiros têm muita mais dificuldade de encontrar uma família que os cães de raça, por tanto não duvides mais e adota um rafeiro único, em troca, ele será o teu companheiro mais fiel.

Os cães rafeiros são bonitos, bons, carinhosos, leais e saudáveis. Também costumam ser muito inteligentes. Deves ter em conta que nascem da seleção genética natural (como nós) e não da artificial, por tanto sempre será melhor.

Quanto vive um cão rafeiro?

Não é uma lenda que os rafeiros são cães mais fortes que os cães de raça. Não sofrem de problemas de saúde herdados pela consanguinidade nem de doenças genéticas. Por tanto, têm uma maior expectativa de vida.

Isto não quer dizer que não podem adoecer como qualquer cão, mas que as raças estão mais predispostas a desenvolver doenças genéticas hereditárias. Além do mais, a forte seleção e as modificações às que foram submetidos ao longo dos anos à vontade do humano têm piorado muitíssimo a sua saúde. São exemplos deles os teckels, que têm problemas de costas pelo seu corpo desproporcionalmente alongado; o bulldog francês, que sofre com problemas respiratórios pelo seu focinho achatado; ou o pastor alemão, que têm uma forçada postura corporal e terminam com displasia coxofemoral. E assim muitas mais raças.

Não vamos nos enganar, um cão sem raça tem exatamente as mesmas qualidades e características que um de raça, por tanto, porque comprar em uma loja se podes ajudar um cão do canil que precisa e que, além do mais, será único e mais saudável?

Problemas de comportamento dos cães rafeiros

Os cães abandonados, maltratados ou que cresceram em um canil, podem desenvolver determinados problemas de comportamento que deves saber antes de adotá-los. Mas na verdade qualquer cão pode desenvolver esses problemas, independentemente se for abandonado ou se for de raça.

Frequentemente os cães que encontramos na rua, canis ou protetoras têm medo, condutas destrutivas, agressividade, ansiedade… Pequenos traumas devido a más experiências no passado que podem fazer com que precisem de um período de adaptação. O mais importante, no início, é que confie em ti. Depois, apenas terás de tratar esses problemas e ajudá-lo. A maioria dos cães com condutas agressivas reagem assim por medo, assim como acontece com a ansiedade e as condutas destrutivas, costumam ser devido ao seu mal-estar e ao terem ficado encerrados por tanto tempo.

Como escolher o melhor cão rafeiro para mim?

Os cães de raça têm certas semelhanças no caráter que vêm predefinidas pelos seus genes. Uns são mais tranquilos, outros são muito enérgicos, teimosos, independentes… Quando se trata de um cão sem raça, é impossível prever à simples vista qual será o seu temperamento.

O teu cão será o teu companheiro de vida durante pelo menos 13 anos, por isso é importante que o escolhas bem. Deves ter em conta o teu estilo de vida e pensar no futuro para ter a certeza de que conseguirás atendê-lo como merece durante toda a sua vida. Se és uma pessoa sedentária não convém adotar um cão com muita energia, pois frustrar-se-á se não lhe proporcionas a suficiente atividade. Pelo contrário, se és uma pessoa desportista e quiseres partilhar maravilhosos passeios e correr com o teu cão, um cão ativo é ideal para ti. Além do mais, pode ser que gostes mais de um cão tímido ou um extrovertido. Deves ter em conta tudo para que ambos consigam desfrutar um do outro, incluído o entorno em que viverá.

O melhor é que visites o canil ou a protetora e conheças os cães antes de tomar a decisão. Há centenas de cães rafeiros em adoção e de certeza que entre eles podes encontrar o teu companheiro ideal. Pergunta aos responsáveis como são e fala o que procuras e qual é o teu estilo de vida para que possam aconselhar-te na escolha. Poderás encontrar de todo o tipo: pequenos, grandes, de pelo curto, de pelo longo, brancos, castanhos, pretos… Mas, sem dúvida alguma, o que mais deves ter em conta é o seu caráter.

Em qualquer caso, em Tiendanimal temos o alimento indicado para ele:


Cachorro ou adulto?

Escolher um cachorro ou um cão sem raça adulto também tem as suas vantagens e os seus inconvenientes. Se fores escolher um cachorro, poderás desfrutarás vê-lo crescer e educá-lo desde o início. Contudo, precisam que dediques muito mais tempo, demorarão em aprender a fazer as suas necessidades fora de casa, e o mais provável é que, como cachorros que são, estraguem algumas coisas de casa; além disso, não conhecerás o seu caráter até que for mais velho. Por outro lado, os cães adultos requerem menos atenção e terás de investir muitas menos horas na sua educação. No geral tardam menos em aprender a fazer as suas necessidades básicas e não romperão nada em casa; além do mais, a sua personalidade já estará definida. Conhece todas as vantagens de adotar animais adultos aqui.

Qualquer uma das duas opções é igual de boa, depende das tuas preferências. Mas se estás à procura de um tamanho em concreto, é complicado saber quanto pesará um cão rafeiro quando é muito cachorro ainda. Não descartes tampouco adotar um cão idosos e dar todo o teu carinho nos seus últimos anos de vida; não há nada mais gratificante do que isso.

Resumidamente, estas são algumas das vantagens de adotar um cão rafeiro:

  • São nobres, carinhos e agradecidos.
  • Os cães sem raça são originais, únicos e irrepetíveis.
  • Criam um grande vínculo com a pessoas que os resgata.
  • São mais fortes e saudáveis.
  • Não têm problemas de saúde por consanguinidade.
  • A predisposição de sofrer doenças genéticas hereditárias é mínima.
  • Nascem a partir de uma seleção natural e não artificial.
  • Têm as mesmas qualidades que os cães de raça.
  • São inteligentes.
  • Não participas da compra-venda de animais.
  • É muito mais econômico que comprar um de raça pura.

Não te esqueças que os cães rafeiros podem aportar exatamente o mesmo que os cães de raça e, às vezes, mais! Mas tanto se escolheres um ou outro, sempre será melhor adotar um cão que o comprar. Se gostas de uma determinada raça, podes perguntar em diferentes canis e protetoras e pedir para que te avisem quando tenham um disponível, já que, infelizmente, os cães de raça tampouco se salvam do abandono.

Além do mais, te encorajamos a adotar dois rafeiros no lugar de um assim sentir-se-ão mais seguros, se farão companhia quando não estás em casa e poderão brincar juntos. Sempre é muito melhor que os cães tenham um companheiro, serão muito mais felizes e terão uma melhor socialização com os da sua espécie.

Em Tiendanimal damos muita importância à grande labor e esforço que fazem as protetoras. Por isso contamos com o programa de fidelização com o que, além de obter descontos nas tuas compras, poderás doar os pontos obtidos para que se transformem em doações de ração.

« Anterior

Os cães sonham?

Gestação canina – Parte I

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.