O meu furão não sabe usar a bandeja sanitária

Os furões são animais muito ativos e capazes de aprender, embora não sejam tão sumiços nem desejosos de agradar como os cães. A maioria pode habituar-se a fazer as suas necessidades numa bandeja sanitária como os gatos, embora não seja um comportamento tão natural neles e é preciso ensiná-los a usá-la. A melhor forma de conseguir que um animal aprenda um comportamento é premiá-lo quando faz algo bem; isto chama-se adestramento positivo. Vamos dar-te alguns conselhos que podem ser úteis para conseguir que o teu animal de estimação aprenda normas básicas de higiene. Sempre é mais simples treinar um filhote, mas os adultos também podem aprender bons costumes se tens paciência e dedicação.

O primeiro no que deves reparar é que a bandeja esteja bem segura nas barras da gaiola. Isto é importante para o teu furão não a deitar, mas além disso, tem de ser muito estável para que não se mexa quando ele ficar em cima. O ideal é que a parede traseira seja mais alta, já que se evita que a matéria fecal caia fora da bandeja.

No início terás de treiná-lo só dentro da gaiola, já que é um espaço reduzido e será mais fácil para ele aprender. É uma boa ideia limitar as opções e assim obrigá-lo a ir à bandeja. Para isso deverás cobrir quase todo o chão da gaiola com a sua cama, um prato de comida ou brinquedos; os furões usualmente não sujam a cama, pelo que não terá outra opção que defecar no canto que tu escolheste. Recorda premiá-lo com alguma guloseima sempre usar a bandeja. Isto é muito melhor que repreendê-lo quando o fizer mal.

Há certos costumes instintivos que podes aproveitar para a sua educação. Por exemplo, os furões costumam defecar nos primeiros 15 minutos depois da sesta. Para usar isto a teu favor podes deixá-lo na gaiola até que vejas que fez as suas necessidades e logo deixá-lo solto ou também controlá-lo neste curto tempo e volta a colocá-lo na bandeja quando vires que está quase a defecar. Deve sempre receber o seu prémio, embora sejas tu quem o levou até a bandeja. Mesmo que não seja bom repreendê-lo nem o castigar, podes dizer NÃO! muito firme se o apanhares justo quando está a defecar num lugar inapropriado. Outro costume útil é escolher um lugar que já tiver cheiro; por isso é melhor deixar algumas pedrinhas sujas na bandeja para ele identificar o lugar claramente. Não deve estar demasiado suja, já que então não a irá usar.

No caso de que um furão tenha escolhido um canto que não é o que tu desejas, deves limpar com vinagre ou lixívia diluídos com água para eliminar o cheiro por completo. Podes também adicionar algum desinfetante que tiver um cheiro desagradável para ele. Outra opção é colocar ali umas mantas e que pareça uma cama e não um banho. Para evitar acidentes recorda que se o teu furão anda à solta pela casa terás de deixar várias bandejas distribuídas para garantir que sempre tenha uma por perto quando ele a precisar.

Estes são alguns conceitos básicos e conselhos sobre educação. Recorda que sempre terás de fazer adaptações segundo a personalidade do teu furão, já que alguns aprendem mais rápido do que outros. Se usares a tua imaginação e sentido comum vais conseguir que o teu furão perceba o que queres e aprenda a usar sempre a bandeja.

« Anterior

Os cães sonham?

Gestação canina – Parte I

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.