Cão crestado chinês

Os cães sem pelo são muito raros na Europa por causa do clima, que resulta demasiado frio para estes animais desprovidos da camada protetora dos pelos. São habitantes de regiões cálidas e parecem descender todos do cão africano, portando se considera como uma única raça com diferentes variedades, dadas principalmente pela cor da pele. Não se conhece certamente como se originaram, mas se supões que foi por uma mutação a partir de cães normais. O gene de pele desnuda é dominante, portanto quando é cruzado com cães com pelo se obtêm cachorros sem pelo.

Muitos autores defendem que não se trata de uma raça e sim de uma anomalia, mas estão reconhecidos pelos diversos kennel clubs e pela Federação Cinológica Internacional.

O Crestado Chinês tem, no geral, a conformação de um Fox Terrier ou de um Whippet gorducho.  A sua pele é cálida ao toque. Alguns cães de pele desnuda não apresentam todos os dentes. O mais habitual é que faltem os pré-molares, mas em alguns casos não ostentam mais que os incisivos. Às vezes, além de carecer de unhas nos dedos dos pés.

O cão crestado chinês está atualmente extinto no seu país. Encontram-se alguns poucos exemplares em América central e do sul. Estes cães eram os favoritos dos mandarins e acredita-se que foram levados para México pelos toltecas, onde entraram a serviço dos templos. No século XVI aconteceu a sua expansão a nível mundial, o que permitiu a conservação da raça.

Esta raça é um animal limpo, sem odor, sem pelos que possam soltar nos móveis da casa, ativos, engraçados, afetuoso, nunca arisco e o menor de todos os cães sem pelo. Tudo isso faz com que seja um excelente cão doméstico.

Aspeto geral do cão crestado chinês

É um cão ativo, ossos ligeiros, sem pelo no corpo, apresenta apenas pelos nos pés, na cauda e na crista ou coberto com um véu de pelo suave.

  • Cabeça plana, sem demasiadas rugas. Apresenta um aspeto engraçado, com expressão alerta. Focinho afina-se até o nariz, mas nunca pontudo, se aceita qualquer coloração do nariz. Olhos médio, bem separados e muito escuros. Orelhas de inserção baixa, eretas, com ou sem pelo. Nos Powderpuff se permitem as orelhas caídas.
  • Pescoço longo, sem papada.
  • Corpo médio a alongado, flexível. Dorso horizontal, lombo firme, garupa bem arredondada e musculosa, peito bastante profundo.
  • Cauda de inserção alta, longa, levantada quando está em movimento. É quase reta, não se enrosca nem se dobra para nenhum lado. Possui longos e abundantes pelos nos dois últimos terços. Aceitam-se também pelos mais escassos.
  • Extremidades longas e finas. Pés em forma de lebre, com dedos muito longos e finos. Os pelos dos pés deve estender-se idealmente até os dedos, mas podem chegar até o metacarpo.
  • A pele é fina e sedosa, cálida ao toque, se aceita qualquer cor e combinação de manchas.

Tamanho: de 28 a 33 cm nos machos e de 23 a 30 cm nas fêmeas.  Peso muito variável, entre 2,7 e 3,5 kg, mas se admite um máximo de 5,5 kg.


Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Pequinês

Spaniel anão continental

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.