Spaniel anão continental

Acredita-se que estes cães se originaram na França e nos Países Baixos no século XVII. No início tinham um aspeto mais pesado e menos elegante que na atualidade. Contudo, o registo mais antigo data do século II; foi encontrado em uma tumba romana em Bélgica uma terracota que representava um cão similar na variedade de orelhas caídas. Novamente podem ser vistos em pinturas do século XIII e XIV e atingiram grande popularidade nas cortes de muitos países durante o século XVI, neste caso na variedade de orelhas levantadas.

Graças ao seu pequeno tamanho, esta raça estendeu-se pelo mundo todo ao acompanhar os seus donos nessa época; acredita-se que os espanhóis o levaram à América e poderia ter participado nos cruzamentos para obter os chihuahuas.

A raça Spaniel Anão Continental apresenta duas variedades que se diferenciam unicamente pela forma das suas orelhas: o Phalène de orelhas caídas e o Papillon de orelhas erguidas. O primeiro está quase extinto, enquanto que o segundo tem uma grande popularidade e é o que mais aparece nos quadros dos pintores como Rubens, Rembrandt e outros.

Têm um aspeto sedutor, viva inteligência e caráter brincalhão e agradável, o que faz com que seja um excelente cão de companhia.

Aspeto geral do Spaniel anão continental

Cão de tipo quadrado, estrutura normal e harmoniosa, vivaz e com andar elegante.

  • Cabeça pequena, mas proporcional ao corpo. Crânio ligeiramente arredondado entre as orelhas. Stop pronunciado. Focinho fino, mais curto que o crânio, de linha superior reta. Nariz pequeno, preto, arredondado. Lábios finos e apertados, muito pigmentados. Olhos baixos, grande, mas pouco proeminentes, amendoados e bem abertos. Orelhas de porte alto, erguidas no Papillon. O seu interior tem muitos pelos finos e ondulados; a parte exterior está coberta de pelos longos formando franjas penduradas que sobressaem amplamente da borda das orelhas.
  • Corpo mais quadrado. Pescoço de longitude média, algo arqueado. Dorso bastante longo e direito. Peito largo, bastante descendido e ventre ligeiramente recolhido.
  • Extremidades retas, finas, de ossos pequenos e paralelas. Pés apertados, finos, bem apoiados sobre a sola e com pelo fino que ultrapassa a borda do pé.
  • Cauda de inserção bastante alta, mais longa, com franjas abundantes e pelo longos e ondulados que se afina na ponta. Em ação fica por cima do dorso, curvada, mas sem se enroscar por cima dele.
  • Pelagem branca com manchas de todas as cores, exceto cor de fígado, unicolor castanho, rubi, vermelho mogno, laranja e amarelo escuro, ou tricolor, bicolor com manchas e pintas pretas. Sempre com lábios, borda da pálpebra e nariz bem pigmentados.
  • Pelo abundante, fino sedoso, brilhante, ondulado, aplastado e um pouco resistente ao toque; curto no rosto, focinho, parte anterior das extremidades e debaixo do jarrete; mais longo no pescoço formando colarinho, nas orelhas, parte posterior das extremidades formando ampla calça e um comprimento de aproximadamente 15 cm na cauda. Não tem penugem.
  • Tamanho 28 cm como máximo, são preferidos os menores. Peso variável, mínimo de 1,5 kg e máximo de 5 kg.

Defeitos: crânio aplastado, nariz não preto, focinho de dorso côncavo ou convexo, lábios despigmentados. Prognatismo, língua visível, olhos pequenos ou proeminentes, de cor clara, demasiado redondos. Extremidades ou pés desviados, esporão, cauda enroscada. Pelagem insuficiente ou sem consistência.


Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Cão crestado chinês

Parasitas intestinais em cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.